Brasil

Grêmio encaminha contratação de gringo que não engrenou no Atlético-MG

O Grêmio está próximo de anunciar a contratação do atacante argentino Cristian Pavón, que estava desde 2022 no Atlético-MG

O Grêmio está perto de concretizar sua sexta contratação para a temporada 2024. É o atacante Cristian Pavón, de 28 anos, do Atlético-MG. Conforme apurado pela Trivela, o jogador argentino deve ser anunciado ainda nesta quarta-feira (14) pelo Tricolor. Com isso, poderá ser inscrito no Campeonato Gaúcho, cujo prazo de inscrição encerra na sexta-feira (16)

Pavón deve ser contratado em definitivo pelo Grêmio. Para isso, o Tricolor Gaúcho precisará desembolsar uma quantia importante, já que o vínculo do atacante com o Atlético-MG iria até metade de 2025. De acordo com a Rádio Itatiaia, esse valores chegam a US$ 4 milhões (pouco menos de R$ 20 milhões pela cotação atual).

Grêmio supre carência acentuada por lesões

A contratação de um atacante de lado passou a ser ainda mais prioritária para o Grêmio depois das lesões de Soteldo, Nathan Fernandes e Jhonata Robert. Atualmente, o técnico Renato Portaluppi tem à disposição, para as duas beiradas, Galdino, Lucas Besozzi, Gustavo Nunes e Rubens.

Quando Soteldo se recuperar da lesão muscular, o que não deve levar menos de dois meses, a tendência é que Pavón seja titular no lado direito do ataque gremista, na vaga que hoje é de Galdino. Enquanto isso não acontecer, não será supresa se o argentino atuar pela esquerda.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

No Atlético-MG, Pavón não foi mal, mas também não encantou

Pavón chegou ao Atlético no meio de 2022 sem custos, após deixar o Boca Juniors em fim de contrato. Jogador que foi titular da Argentina na Copa do Mundo (em 2018), ele chegou com uma alta expectativa, mas também precisando retomar aquele futebol que o levou para o Mundial.

No Galo, ele chegou com mais desconfiança pois tinha participado do episódio em que o time do Boca Juniors causou baderna no Mineirão após ser eliminado pelo Atlético na Libertadores do ano seguinte. Ele, inclusive, foi um dos rostos dessa confusão, tendo arremessado um bebedouro no meio da briga. Por isso, pegou um longo gancho e chegou ao Alvinegro sem poder atuar na Libertadores.

Em campo, fez 18 jogos em 2022, marcando apenas um gol. Claramente estava afetado pelo tempo em que ficou encostado no Boca, não conseguindo assim desempenhar bem, sem conseguir substituir Savarino, que havia deixado o clube. Em 2023, com pré-temporada feita, teve um ano melhor, sendo o vice-líder de assistências do time (11) e também marcando quatro gols.

No entanto, dá para dizer que Pavón nunca conseguiu engrenar no Atlético. Mesmo que ele não consiga mais ser aquele jogador que foi titular na Copa de 2018, era esperado algo a mais dele, mas isso nunca ocorreu. Foi uma passagem boa, mas de alguém que se esperava muito. Nesse fim de passagem, ele deixa a impressão de um jogador que tem habilidade, mas que toma muitas decisões erradas, não conseguindo assim ter a relevância esperada para o time.

Elenco do Atlético-MG fica praticamente sem pontas

Se Felipão esperava ter cada vez mais atacantes de ponta na temporada para implementar seu estilo, que sempre teve esses jogadores, ele se enganou, perdendo agora o seu único atacante que realmente era ponta. Paulinho, Hulk e o jovem Cadu podem fazer a função, Scarpa, Rubens, Alisson e Zaracho também podem jogar por lá, mas nenhum deles tem tantas características de atacantes de beirada como Pavón.

Essa venda pode significar que Felipão vai cada vez mais utilizar a formação com Paulinho e Hulk no ataque e dois meias abertos, já que agora não consegue montar um ataque com dois jogadores com características de beirada. Por outro lado, é sabido por todos que o Galo busca um jogador justamente nesse estilo, e o último alvo foi Luis Henrique, ex-Botafogo e hoje no Olympique de Marselha, mas o jogador recebeu oportunidades de Gattuso e optou por seguir na França.

Pavón pelo Atlético-MG

  • 72 jogos
  • 5 gols
  • 12 assistências
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo