Brasil

Novo Ramiro e Bitello? Entenda como Du Queiroz pode ser utilizado por Renato no Grêmio

Grêmio deve acertar vinda por empréstimo de Du Queiroz, do Zenit, que pode ser opção para função em que Renato já utilizou Ramiro e Bitello

Ainda não é o tão aguardado centroavante, mas o Grêmio está próximo de oficializar sua quarta contratação para a temporada 2024. É o volante Du Queiroz, de 24 anos, do Zenit, da Rússia. De acordo com informação do GE, o jogador formado no Corinthians é aguardado na próxima semana em Porto Alegre para realizar exames médicos e assinar contrato de um ano, com opção de compra.

Na posição de ofício de Du Queiroz, o elenco do Grêmio tem à disposição, atualmente, apenas Villasanti (que jogou todos os minutos do Tricolor no Campeonato Gaúcho até aqui), Pepê e Dodi. Carballo se recupera de cirurgia no púbis, realizada no final do ano passado, e Ronald está com a Seleção Brasileira na disputa do Torneio Pré-Olímpico, na Venezuela, que termina no próximo domingo (11).

Mas Du Queiroz talvez não chegue para atuar somente como volante. O técnico Renato Portaluppi poderá emular com o novo reforço aquilo que fez com Ramiro e Bitello: meio-campistas de origem, mas que se destacaram atuando na ponta direita do 4-2-3-1 gremista. Desde a saída do segundo, em setembro do ano passado, Galdino é o titular no setor. Centroavante de origem, André Henrique também tem sido utilizado por ali no segundo tempo de partidas do Gauchão.

A ideia de utilizar um ponta não tão agudo por esse lado é constante no Grêmio de Renato desde sua passagem anterior, entre 2016 e 2021. Alisson, que fez o caminho inverso e se tornou volante no São Paulo, também cumpria essa função pelo corredor direito no Tricolor Gaúcho.

Versatilidade, intensidade e combatividade são as principais características de Du Queiroz

Fato é que a versatilidade sempre foi uma marca de Du Queiroz. No Corinthians, além de atuar como primeiro e segundo volante, ele também fez a lateral direita no Campeonato Paulista, quando era treinado por Fernando Lázaro — atual coordenador de análise e desenvolvimento do departamento de futebol do Grêmio.

À medida que trabalha junto com o departamento de análise de mercado gremista, Lázaro certamente teve participação na busca do Grêmio pela contratação de Du Queiroz. O ex-treinador corintiano sabe exatamente como o jogador do Zenit pode render dentro de campo.

No Corinthians, Du Queiroz se destacou, principalmente em 2022, pela intensidade e combatividade. Naquela temporada, ele percorreu áreas grandes do campo, e conseguiu muitos desarmes. De acordo com o SofaScore, foram 91 em 66 jogos naquela temporada.

Relembre a trajetória de Du Queiroz

Natural de São Paulo, Du Queiroz chegou ao Corinthians em 2014, então com 14 anos. Após toda trajetória nas categorias de base do Timão, estreou pelo profissional em 2021. Ao todo, disputou 99 partidas pelo clube, com três gols e quatro assistências, até sua saída para o Zenit, na metade de 2023, em pacotão corintiano enviado como contrapartida à vinda de Yuri Alberto.

Du Queiroz não conseguiu se firmar como titular do Zenit. Das últimas seis partidas em que foi relacionado, no final do ano passado, antes da parada por conta do rigoroso inverno do leste europeu, ele jogou apenas uma. Até por isso, o clube russo, com quem tem contrato até metade de 2028, vê com bons olhos o empréstimo de uma temporada para o Grêmio.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho e formado em Jornalismo pela PUC-RS, já passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. É, também, coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo