Fernando Lázaro é acréscimo importante em setor no qual o Grêmio já era referência
Ex-Corinthians, Fernando Lázaro foi anunciado pelo Grêmio como Coordenador de Análise e Desenvolvimento do departamento de futebol
Em meio à série de renovações de contrato no grupo de jogadores, o Grêmio também anunciou um reforço para o extracampo na tarde de sexta-feira (29). Fernando Lázaro, ex-Corinthians, foi contratado pelo Tricolor Gaúcho como Coordenador de Análise e Desenvolvimento do departamento de futebol.
Lázaro ficou conhecido nacionalmente ao treinar o Corinthians no inicio da última temporada. Em 17 jogos, obteve oito vitórias, cinco empates e quatro derrotas, com 56% de aproveitamento. Ele foi tirado do cargo após revés dentro de casa para o Argentino Juniors pela fase de grupos da Libertadores.
Apesar desse período curto como treinador, o currículo do profissional de 42 anos, especialmente como analista de desempenho e auxiliar técnico, o referendam como contratação importante do Grêmio para trabalhar juntamente ao consagrado CDD (Centro Digital de Dados).
Responsável pela implementação do CIFUT no Corinthians, Lázaro também teve passagem pela Seleção Brasileira
No Corinthians, cuja primeira passagem durou de 1999 a 2016, Lázaro foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do CIFUT (Centro de Inteligência de Futebol). O departamento teve papel importante em conquistas como as da Libertadores e do Mundial de Clubes, em 2012, e dos Campeonato Brasileiros de 2011 e 2015.
Lázaro ainda trabalhou na Seleção Brasileira de 2014 e 2019, integrando a comissão técnica de Tite na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, e teve passagem pelo Lyon, na França, em 2019. O profissional retornou ao Corinthians em 2021, desta vez como auxiliar técnico.
Assim como o CIFUT, CDD do Grêmio também é referência na área de análise de desempenho e mercado
Na nota em que anuncia a contratação de Lázaro, o Grêmio destaca que ele trará seu conhecimento “para agregar na modernização do futebol gremista, desempenhando sua função nos processos entre a área executiva, comissão técnica e categorias de base, incluindo os setores de análise de mercado e desempenho”.
Essa última parte cabe ao CDD, que assim como o CIFUT se tornou referência no setor no futebol brasileiro. Auxiliou o Grêmio, por exemplo, nas conquistas da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores de 2017. Atualmente, o departamento conta com cinco profissionais, que serão coordenados por Lázaro: Antônio Cruz, coordenador de análise de desempenho; Paulo Timm, analista de desempenho; Gustavo Somavilla, analista de desempenho; Lucas Sacchet, coordenador de análise de mercado; e Gustavo Marrone, analista de mercado.
Grêmio já havia buscado coordenador para área de saúde e performance
A gestão do presidente Alberto Guerra fez algo parecido na área de saúde e performance para o início de 2023, ao contratar Rafael Barleze como coordenador. Ex-Internacional e Athletico-PR, ele passou a chefiar os departamentos médico, fisiológico e nutricional do Grêmio.
Porém, a iniciativa ainda não surtiu o efeito esperado naquele que é o principal problema do Tricolor Gaúcho nesta área: o longo período de recuperação de jogadores lesionados. Atletas como Geromel e Pepê, por exemplo, ficaram de fora por tempo muito maior do que o inicialmente previsto.