Compraram a caneta: Grêmio confirma renovação de Renato por mais uma temporada
Grêmio oficializou neste sábado (30) a permanência do técnico Renato Portaluppi para 2024
Sem surpresas, mas após algum charme e declarações por parte do treinador, o Grêmio anunciou no final da manhã deste sábado (30) a renovação de Renato Portaluppi para 2024. Alexandre Mendes, Marcelo Salles e Victor Hugo Signorelli seguem como seus auxiliares.
Maior ídolo da história do Grêmio e técnico com mais jogos à frente do clube, Renato dará continuidade à sua quarta passagem no comando da equipe. Ela iniciou em setembro de 2022, na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. De lá para cá, além de subir o Tricolor Gaúcho de volta à elite, em 2023 o treinador conduziu o Grêmio ao tetracampeonato da Recopa Gaúcha, ao hexacampeonato do Campeonato Gaúcho, à semifinal da Copa do Brasil e ao vice-campeonato brasileiro.
RENOVADO 🧞♂️🇪🇪 Ídolo do campo à casamata, ele foi personagem de muitas das nossas principais conquistas. Sob seu comando, nunca terminamos um Brasileirão fora da disputa da Libertadores – e lá estaremos, juntos novamente. Com Portaluppi mais uma vez, prontos para fazer história! pic.twitter.com/FQPrqFodZh
— Grêmio FBPA (@Gremio) December 30, 2023
Renato pelo Grêmio
- 483 jogos
- 253 vitórias
- 124 empates
- 106 derrotas
- 60,9% de aproveitamento
Com a campanha no Brasileirão, o Grêmio voltará a disputar a Libertadores após três anos. E esta é uma marca de Renato como técnico do Tricolor: sempre classificou a equipe para a competição continental, além de ter conquistado o título dela em 2017, e da Copa do Brasil um ano antes.
Renato exigiu ao Grêmio aumento salarial e reforços de qualidade
Apesar da idolatria e do bom 2023 do Grêmio — acima das expectativas para quem retornava da Série B — a renovação de Renato não foi imediata. Ela envolvia algumas exigências por parte do treinador, como aumento salarial e a promessa de reforços relevantes para que o Tricolor brigue por títulos na próxima temporada.
— De uma forma ou de outra a gente entende a parte financeira, mas precisamos formar um grupo forte se a gente pensa grande, em títulos, precisamos de um grupo forte. Se quer disputar títulos, ser campeão, o pensamento tem que ser grande em busca de reforços para ter um grupo forte e brigar de igual para igual com as principais equipes — declarou Renato.
A fala ocorreu na última quarta-feira (27), na chegada ao Maracanã para o Jogo das Estrelas organizado por Zico. Na ocasião, Renato também brincou sobre a demora para a renovação de contrato com o Grêmio.
— Falta só comprar uma caneta. Estou sem caneta — disse, bem humorado.
Grêmio já anunciou dois reforços e seis renovações
Com a confirmação da permanência de Renato, o Grêmio intensifica a busca por reforços. Até aqui, os únicos anúncios foram do volante Dodi e do atacante Soteldo, ambos ex-Santos. A prioridade é a contratação de um centroavante após a saída de Luis Suárez para o Inter Miami, dos Estados Unidos.
Além de Renato, o Grêmio confirmou a renovação de contrato de seis jogadores: os goleiros Caíque e Gabriel Grando, o lateral João Pedro, os zagueiros Bruno Uvini e Geromel e o atacante André Henrique. O clube também contratou Fernando Lázaro, ex-Corinthians, como coordenador de análise e desenvolvimento.