Aposta que deu certo, Galdino mereceu vínculo em definitivo com Grêmio — o único porém é o tempo de contrato
Surpresa positiva da temporada do Grêmio, Everton Galdino assinou três anos de contrato com o Tricolor Gaúcho, que adquiriu 70% dos direitos econômicos do meia-atacante em negociação com o Tombense

O Grêmio confirmou nesta quinta-feira (7) que acertou a contratação em definitivo de Everton Galdino. Por valores não revelados, o Tricolor Gaúcho adquiriu 70% dos direitos econômicos do meia-atacante de 26 anos, que estava emprestado pelo Tombense/MG.
RENOVAÇÃO ??⚽️ Everton Galdino segue como reforço do Imortal! O atacante acertou sua permanência no Tricolor por mais três anos. Campeão da Recopa Gaúcha e do Campeonato Gaúcho em 2023, ele fez oito gols na temporada. Vamos por mais!
Leia em: https://t.co/vdLBTzDFGH pic.twitter.com/afv5kUL44a
— Grêmio FBPA (@Gremio) December 7, 2023
Contratação sem grife, Galdino fez gols importantes na temporada do Grêmio
Galdino chegou com pouquíssima grife no início deste ano, em janela na qual o Grêmio trouxe nomes badalados — Luis Suárez, por óbvio, o principal. O meia-atacante teve que enfrentar preconceito por vir de clube pequeno, da Série B do Campeonato Brasileiro, e nunca ter disputado uma Série A até então. Foi uma aposta barata do departamento de futebol gremista, e que se mostrou acertada.
Seja como titular, ou vindo do banco de reservas, Galdino teve momentos de destaque ao longo do ano. Foram nove gols na temporada — dois no Campeonato Gaúcho, um na Copa do Brasil e seis no Campeonato Brasileiro. No Brasileirão, alguns deles foram importantes, especialmente em jogos fora de casa, como nas vitórias por 4 a 3 sobre o Botafogo, em São Januário, e por 3 a 2 sobre o Fluminense, no Maracanã, que garantiu o vice-campeonato para o Tricolor Gaúcho.
⚽️?? #Brasileirão2023 #FLUxGRE pic.twitter.com/fF8LbNlmQW
— Grêmio FBPA (@Gremio) December 7, 2023
Em ano no qual o técnico Renato Portaluppi se reinventou e mudou taticamente o Grêmio diversas vezes, Galdino ganhou espaço a partir da saída de Bitello, em setembro, para o Dínamo Moscou, da Rússia. Desde então, revezou com jogadores como Ferreira, Nathan Fernandes e Lucas Besozzi, com características distintas dos outros três.
Canhoto, Galdino atua partindo do lado direito, trazendo para sua perna esquerda, com a qual tem boa finalização de média distância. Até por isso, busca bastante o corredor central, e é um meia mais associativo do que os companheiros, que são pontas agudos.
Ainda que não tenha o mesmo brilhantismo técnico de outros jogadores do elenco gremista, trata-se de peça interessante para ter no grupo. Ainda mais em ano recheado como será o de 2024, no qual o Grêmio voltará a disputar a Copa Libertadores da América.
Tempo de contrato de Galdino gera contestação
O único porém da aquisição em definitivo de Galdino é o tempo de contrato. Três anos soa demasiado para um jogador de 26 anos, que não é titular absoluto e nunca disputou Libertadores. Com justiça, essa decisão tem sido contestada pela torcida gremista.
Ao mesmo tempo, é preciso ter menos preconceito com jogadores como Galdino. Fosse estrangeiro, ou viesse de outro grande clube brasileiro, não receberia tantas vaias como aconteceu em alguns jogos na Arena do Grêmio, e seria mais respeitado. No final das contas, a entrega do meia-atacante vindo da Tombense, em 2023, foi infinitamente maior do que a de nomes com histórico mais expressivo, como Luan, Iturbe e João Pedro Galvão.
Galdino pelo Grêmio
- 42 jogos (13 como titular)
- 1633 minutos
- 9 gols
- 5 assistências
- 181 minutos para fazer gol
- 116 minutos para participar de gol