Felipe Andrade contou com Diniz, Marcão e até lesão para ‘achar’ posição e se destacar no Fluminense
Lateral-direito de origem foi utilizado na zaga e na esquerda antes de Marcão transformá-lo em volante e destaque do Fluminense no Carioca em 2024
A melhor surpresa do Fluminense em 2024 é de longe Felipe Andrade. O jovem de 21 anos subiu sem alarde de Xerém como um versátil defensor, mas por caminhos tortos, pode ser um substituto de André na equipe. Com uma mão de Fernando Diniz e outra da sorte, o jogador é o destaque da equipe até aqui no Campeonato Carioca.
Desde fevereiro de 2016 no clube, Felipe foi descoberto em uma peneira em Boa Viagem, a cidade em que nasceu no interior do Ceará. Lateral-direito de origem, ele chegou a jogar em sua posição até virar zagueiro ainda no sub-16.
Lelê fez 3 gols em 3 partidas, mas não tem como deixar de exaltar Felipe Andrade. Com certeza, quem vai sair melhor desse time alternativo do Fluminense.
Polivalente, o menino parece ter encontrado sua melhor posição. Impressionante a vitalidade no meio, capacidade em agregar no… pic.twitter.com/hwePpCWm8J
— Felipe Barros (@FelipeBMSa) January 26, 2024
Capitão desde seu primeiro ano em Xerém, o jovem sempre se destacou pela liderança e espírito competitivo.
— Muito importante termos uma oportunidade dessa, ele (Fernando Diniz) gosta dos meninos de Xerém, que é uma fábrica de jogadores. Com destaques para Martinelli e André, que é um cara que eu me espelho bastante. Também no Felipe Melo, que tem liderança e passa isso pra gente — declarou Felipe Andrade na estreia, contra o Volta Redonda.
📊| @FelipeAndrade02 vs @VoltacoFC:
– 90 minutos
– 59/61 passes certos
– 2/2 desarmes completos
– 1/1 bola longa
– 5 passes pra finalização (!)
– 3 rebatidas
– 2 faltas sofridas
– 1 falta cometida
– 1 bloqueio— Fluminense Stuff 🏆 (@FluminenseStuff) January 19, 2024
Lesão ‘ajudou' Felipe Andrade a subir aos profissionais no Fluminense
Felipe Andrade era o capitão do time sub-20 que estreou na Copa São Paulo de 2023 contra o Porto Vitória, do Espírito Santo. Uma lesão grave, entretanto, lhe tirou da competição ainda no primeiro tempo. O acaso acabou levando o jovem direto para os profissionais do Fluminense.
Até a contratação de Diogo Barbosa, o Tricolor sofria sem reservas para Marcelo, e o jovem foi testado no setor. O primeiro jogo foi em Volta Redonda, no empate contra o Atlético-MG.
Ver esta publicação no Instagram
Marcelo virou desfalque minutos antes do jogo com uma gastroenterite viral, e o Flu começou com Guga improvisado na esquerda. Depois de marcar contra, o reserva foi substituído na segunda etapa, e Felipe Andrade, até então desconhecido dos torcedores, fez sua estreia como profissional.
Fernando Diniz valoriza Felipe Andrade no Fluminense
Se não era o mais técnico ou habilidoso, Felipe Andrade foi sempre o mais dedicado de sua geração. A qualidade extracampo chamou a atenção de todos os treinadores que teve — incluindo Fernando Diniz.
Ver esta publicação no Instagram
Tanto que foi premiado pelo técnico do time principal com uma vaga entre os jogadores que viajou para a Arábia Saudita para completar o elenco que disputaria o Mundial de Clubes.
Não à toa, os três escolhidos por Diniz fizeram a diferença no jovem grupo que iniciou o Campeonato Carioca em 2024: o goleiro Vitor Eudes, que já pegou pênalti e deu assistência, Felipe e o atacante Lelê, artilheiro do Flu na temporada com três gols em quatro jogos.
COM A MELHOR E MAIS BONITA DO MUNDO! JOGARAM DEMAIS! 🤳🏼🇭🇺 pic.twitter.com/1Wl5FX3TbB
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) January 26, 2024
Mesmo sem estar inscrito, a postura de Felipe Andrade durante toda a temporada lhe garantiu presença e minutos em 2024. Diniz sempre destaca a valorização do trabalho duro no Fluminense, e o jovem é prova viva das oportunidades que aparecem em decorrência.
Marcão transforma Felipe Andrade em volante no Fluminense
Se é lateral-direito de origem e passou boa parte das divisões de base em Xerém como zagueiro, Felipe Andrade teve as primeiras oportunidades no time profissional como lateral-esquerdo, até que Marcão enxergou no jovem características para transformá-lo em volante.
Confesso que me impressiona um pouco a facilidade que tem o Felipe Andrade em sair da pressão e achar passes rápidos.
Um zagueiro de ofício que atuou nas duas laterais em 2023 e que se mostra uma opção interessante como primeiro volante.
Muito boa surpresa.
— Cauã Tinoco (@cauatinocoTLe) January 26, 2024
O jovem jamais tinha sido testado nessa posição, nem mesmo em Xerém. E Felipe Andrade parece ter achado sua posição.
Bem nos passes e roubadas, o jovem cobre o campo todo e aparece também no setor ofensivo, algo que não tinha mostrado nem nas divisões de base.
Felipe Andrade: ganhamos um jogadoraço.
— Beto Sales (@betosalesrio) January 26, 2024
Como volante, ele pode acabar tendo mais relevância como substituto de André, que deve ser negociado com a Europa. O jogador disputaria posição com Alexsander, Martinelli e os recém-chegados Gabriel Pires e Renato Augusto, um pouco mais ofensivos.