Brasil

Fluminense tem semana decisiva por André, que dificilmente segue no clube em 2024

Atlético de Madrid se interessa, e Fluminense se prepara para negociar André; fim de janeiro é data em que estafe espera ter bom negócio na Europa

Campeão da Libertadores em 2023, o Fluminense sabia que perderia peças da equipe nesta janela de transferências. Nino foi o primeiro a deixar o clube, que se prepara também para negociar André. O volante dificilmente seguirá no CT Carlos Castilho em 2024, e essa semana será decisiva para o seu futuro.

No radar de clubes ingleses desde 2023, André viu o Flu negar propostas de Fulham, West Ham e Liverpool na janela de transferências do meio do ano. O verão europeu é a época de maiores investimentos, e dentro disso, o Tricolor lidou com o risco para não desmontar a equipe durante a disputa da Libertadores.

O planejamento esportivo deu certo. O Fluminense foi campeão da América, viu André virar titular da Seleção e se valorizar ainda mais. Apesar disso, o volante de 22 anos não recebeu novas propostas desde o fim da temporada no Brasil.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por André Trindade (@andre7)

Nada, entretanto, que preocupe o Flu e o estafe do jogador. As partes estão confiantes que André terá um novo clube nesta janela, independente dos moldes do negócio.

Atlético de Madrid se interessa e é visto com bons olhos por André e Fluminense

Se as principais sondagens e propostas por André vinham da Inglaterra, uma novidade apareceu no radar: o Atlético de Madrid. O clube goza de prestígio com o empresário Carlos Leite, que cuida da carreira do volante, e de seu parceiro comercial, o português Jorge Mendes, um dos maiores agentes do futebol mundial.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por André Trindade (@andre7)

A opção dos Colchoneros é vista com bons olhos por André, que gosta bastante do futebol espanhol e do técnico Diego Pablo Simeone. O interesse é mútuo, ainda que não haja proposta. A Inglaterra segue como destino mais provável pelo potencial financeiro. O Fulham é o clube mais bem posicionado até aqui.

De acordo com informação do As, A ideia do Atleti é contratar André por empréstimo com obrigação de compra para a próxima janela de transferências. O clube espanhol pagaria uma quantia pelo empréstimo que funcionaria como a primeira parcela do pagamento.

O Fluminense, embora ainda não cogite essa possibilidade, vê com bons olhos uma saída para o Atlético de Madrid. Bom pagador, o clube espanhol poderia gastar até mais do que o Flu pode arrecadar em janeiro, em uma janela de transferências que gera menos dinheiro na Europa. Os Colchoneros ainda costumam revender jovens atletas, o que mais uma vez geraria recompensas futuras ao Flu em caso de novas negociações.

André ainda não tem propostas oficiais, mas deve deixar o Fluminense

Quando negou a proposta do Liverpool em 2023, o Fluminense sabia que seria muito difícil manter André em 2024. A saída é dada como certa internamente pelo clube, embora não se fale oficialmente disso. O estafe do jogador busca um comprador dentro de valores que agradem todas as partes.

Jorge Mendes, parceiro de Carlos Leite, já foi acionado pelo empresário há algumas semanas. O fim de janeiro é uma data tratada como prioridade para ter um bom negócio, embora a janela de transferências feche apenas em 7 de março. Há o entendimento que essa semana deve esquentar as tratativas para uma venda que seja mais rentável possível para o Flu, um desejo do clube e de André, e com um destino que agrade o jogador.

O futebol é sempre uma “caixinha de surpresas”, como diz o jargão, mas é uma certeza para todos que André será negociado na janela de transferências.

Por que empréstimo com obrigação de compra é parecido com venda em janeiro

Embora o Fluminense prefira receber o máximo de dinheiro por André o mais rápido possível, um empréstimo com obrigação de compra pode ser a melhor saída. A informação foi veiculada pelo Premier League Brasil.

A expectativa é que André seja a maior venda da história do clube, superando Gerson, cedido pelo Flu à Roma, em 2016, por 18,6 milhões de euros (cerca de R$ 113 milhões em valores corrigidos para 2024). A multa rescisória do volante de 22 anos é de quase 100 milhões de euros, e há a possibilidade de conseguir até a metade disso em um negócio envolvendo pagamentos fixos e variáveis.

André deve deixar o Fluminense em 2024 - Foto: Icon Sport
André deve deixar o Fluminense em 2024 – Foto: Icon Sport

O Atlético de Madrid está disposto a subir o sarrafo caso consiga emplacar um empréstimo com obrigação de compra. A transação seria muito parecida com uma venda em definitivo, porque os valores praticados são sempre desembolsados em parcelas. É muito raro um pagamento à vista — ainda mais nesse alto valor.

A negociação, então, seria muito parecida com uma venda parcelada em janeiro — que provavelmente seria por um montante menor. A opção ainda é distante no Fluminense porque não há proposta oficial, mas um negócio nesses termos não está descartado.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo