Fluminense testará titulares passo a passo no Carioca, e Diniz dará tempo a Xerém
Fernando Diniz ainda não tem data definida para voltar à beira do campo, e Fluminense foca na Recopa, e jovens seguirão com chances no Carioca

Atual bicampeão, o Fluminense é líder isolado do Campeonato Carioca mesmo utilizando apenas jovens de Xerém e alguns reservas. Com a reapresentação dos titulares e o retorno de Fernando Diniz e sua comissão técnica, o planejamento para os primeiros meses do ano tem outra competição como prioridade: a Recopa.
Disputada em dois jogos pelos atuais campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana, o torneio colocará frente a frente dois velhos conhecidos: Fluminense e LDU. Os times que já decidiram as principais competições da América do Sul terão mais um embate. E o Flu, desta vez, quer sair campeão para exorcizar seu último fantasma.

Por isso, a preparação será feita com foco em mais uma taça continental. Jogadores que se apresentaram por último, Marcelo e Douglas Costa devem disputar poucos jogos antes de 22/02, quando o Fluminense enfrenta a LDU em Quito, no Equador. A volta será na casa do campeão da Libertadores, em 29/02, no Maracanã.
Contagem REGRESSIVA! Falta 1️⃣ mês pra decisão da Recopa no Maraca, Tricolor! pic.twitter.com/zXucmsi0FW
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) January 29, 2024
Fluminense dará tempo a destaques de Xerém no Carioca
O clube acredita que utilizando os destaques do time que começou o Carioca, como Luan Freitas, Felipe Andrade, Isaac e Lelê, será possível dar ritmo aos titulares pouco a pouco. A equipe deve ter força máxima nos clássicos e nos jogos que diretamente antecedem a competição continental.
COM A MELHOR E MAIS BONITA DO MUNDO! JOGARAM DEMAIS! ???? pic.twitter.com/1Wl5FX3TbB
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) January 26, 2024
Outros jovens como Rafael Monteiro, Arthur e João Neto seguirão sendo utilizados. Quem deve perder espaço são os jogadores pouco utilizados por Marcão, seja por opções técnicas ou físicas. Muitos dos atletas, inclusive, já buscam novos ares para 2024 para o fim dos estaduais, como aconteceu com Cris Silva, que foi para o Goiás.
— O que esses meninos estão fazendo é grandioso demais. São meninos que chegaram das férias, juntaram a equipe e se dedicaram ao máximo. Estão conseguindo sustentar até os guerreiros voltarem. Grandes clubes estão com problemas e esses meninos estão dando a vida para manter a chama acesa de esperança de título — opinou Marcão, em coletiva após a vitória sobre o Nova Iguaçu.
Merecido demais, @luanfreitas_01! Que momento! pic.twitter.com/EYguTfjFls
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) January 28, 2024
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Reforços do Fluminense encorpam grupo de Xerém e seguirão com minutos
Já em melhor forma, os reforços Antônio Carlos, Gabriel Pires e Renato Augusto seguirão tendo mais minutagem. Terans, que fez pré-temporada no México, e reservas bastante utilizados como Guga, Diogo Barbosa e Lima devem ser os primeiros a voltarem ao campo.
#Carioca ??
Renato Augusto em sua estreia pelo @FluminenseFC (3-0 vs Nova Iguaçu):
⏰ 51 mins jogados
? 1 passe decisivo
? 1 finalização
✅ 22/26 passes certos (85%!)
↗️ 1/1 bola longa certa (100%)
? 1 bola recuperada
? 2 ações defensivas
? Nota Sofascore 6.9 pic.twitter.com/cJC5llMow3— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) January 29, 2024
Veteranos como Felipe Melo, Ganso e Germán Cano passarão por trabalhos específicos, como de costume, e embora tenham se apresentado em boa forma, terão a Recopa como foco. Todos devem entrar em campo bem antes, mas sem forçar o ritmo em um primeiro momento.

A ordem é que quem estiver melhor fisicamente estará em campo, mas com mais opções no elenco em 2024, o Fluminense pode se dar ao luxo de dosar suas estrelas, algo que não conseguiu em anos anteriores.
Fernando Diniz ainda não tem retorno marcado no Fluminense
O técnico Fernando Diniz já está no dia a dia do CT Carlos Castilho, mas não está definido quando volta ao campo nas partidas do Fluminense. O próprio Marcão admitiu isso após a vitória sobre o Nova Iguaçu.
— A gente está conversando no dia a dia. O Fernando está à vontade, feliz, acompanhando o processo da molecada, nos ajudando. Se ele achar que deve assumir no jogo seguinte, a gente está disposto a ajudar. Se for mais à frente, faremos da mesma forma — disse o auxiliar permanente.
Ver esta publicação no Instagram
Embora o clube até pense em aumentar o descanso, o próprio Fernando deseja voltar logo à beira do campo, e isso não deve demorar a acontecer. Há expectativa que mesmo na quinta (1), contra o Bangu, o treinador já esteja comandando os jovens, com Marcão ao lado na transição.