Brasil

Chamado de ‘gênio’ por Marcão, Renato Augusto tem elegante estreia com a camisa 20 do Fluminense

Renato Augusto mostra bom futebol em estreia, é elogiado por Marcão e fala em 'prazer e honra' ao usar a camisa do Fluminense

O Fluminense venceu o Nova Iguaçu por 3 a 0 e virou líder do Campeonato Carioca. Mas a grande notícia do Tricolor no dia foi a estreia de Renato Augusto. Grande reforço do Flu para 2024, ele entrou em campo no intervalo e mostrou um futebol elegante como a mística da camisa 20 do clube.

A participação em gols veio apenas em uma cobrança de escanteio que acabou em bola na rede de Luan Freitas após bate e rebate na área. Mas a cada toque que o camisa 20 dava, o lance parecia clarear. Um bom indício para Fernando Diniz — e para Marcão, que o comandou na noite de domingo (28).

— O Renato é o que vocês todos conhecem. É um craque, um gênio, consegue achar espaços onde poucos acham. O Fluminense foi muito bem nas contratações —  se derreteu Marcão.

A vitória teve Xerém com protagonismo e levou o Fluminense aos 10 pontos, um a mais que o segundo colocado Botafogo. Líder isolado, o atual bicampeão do Carioca está na briga por um tri que não vem desde 1985.

Renato Augusto vê ‘prazer e honra' em camisa 20 do Fluminense

A camisa 20 do Fluminense tem peso desde que Deco deixou a Europa e fez das três cores que traduzem tradição também as suas. Campeão brasileiro em 2010 e 2012, já no fim de sua carreira, o meia deixou um legado de “magia”, como no Velho Continente, para além dos números.

Quando Renato Augusto escolheu o número para jogar pelo Flu em 2024, a ligação dos torcedores ao ídolo foi instantânea. Xará de outro nome forte no clube, Renato Gaúcho, ele divide também a música do atacante que marcou um gol de barriga para a história em 1995.

— É um número forte, uma história grande dentro do clube, então foi conversado internamente, seria uma camisa interessante, uma camisa que eu gosto também, então estou tendo o prazer e a honra de poder vestir essa camisa — declarou o meia.

O meia quer voltar a ser campeão e terá a chance pelo Fluminense. Após a estreia, ele elogiou a forma de jogo e o que viu até aqui no Tricolor.

— Sempre bom voltar a jogar, ganhar ritmo de jogo, tentando me adaptar a uma nova forma de jogo terminando ainda uma pré-temporada. Pelo que eu vi, o pouco que eu ainda vi, acho que a gente tem um grande elenco, um grande grupo e acredito que a gente vai poder brigar no final da temporada por muitos campeonatos — disse Renato, após o jogo.

Gabriel Pires também estreia bem pelo Fluminense

Quem também entrou em campo pela primeira vez, e já como titular, foi Gabriel Pires. Reforço que atuou pelo Botafogo em 2023, o camisa 22 fez grande jogo, comandando tecnicamente a equipe.

Gabriel Pires começou jogando, mudou estilo do Fluminense e teve grande atuação na vitória sobre o Nova Iguaçu – Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

O técnico Marcão, em sua análise do jogo, rasgou elogios à dupla, que mostrou qualidade na vitória sobre o Nova Iguaçu.

— São dois excelentes jogadores. A gente respeita o processo que vem lá de cima. O Renato Augusto, a gente respeitou o processo, a preparação física e fisiolégica. São dois jogadores que vão contribuir muito e vão nos ajudar muito ao longo do ano —  disse.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo