Brasil

A chegada de Gabriel Pires reforça que Fluminense quer todo-campistas para 2024

Com Gabriel Pires, Fernando Diniz terá alternativas diferentes para montar meio-campo do Fluminense em 2024

O Fluminense que conquistou a Libertadores em 2023 deve ser um pouco diferente nesta temporada. Depois de Renato Augusto, o Tricolor acertou também com Gabriel Pires, ex-Botafogo, e deve ter um meio-campo em outro formato em 2024.

Ao trazer o ídolo do Corinthians em fim de contrato, o Flu já tinha acendido um debate: é possível que Renato Augusto e Ganso joguem juntos? Agora, com Gabriel Pires, Fernando Diniz e companhia parecem dobrar a aposta. Sua equipe pode — e deve! — juntar mais cabeças pensantes no meio-campo.

— O Ganso é craque. É um jogador que admiro bastante, mas já passei por situações assim na minha carreira. “O Renato não pode jogar com não sei quem”. E acabava que todos jogavam e davam certo. Isso cabe ao Diniz. Em alguns momentos, um joga e outro não. Em outro momento, os dois podem jogar juntos. O importante é ter opções em um calendário violento como o nosso. Se você não tiver opções, você começa a abrir mão de competições. O pensamento é mais de ajudar do que brigar por posição. Eu acredito que o elenco é o que te dá títulos — opinou Renato Augusto em sua apresentação.

A capacidade de jogar por todo o campo, desarmar e construir com qualidade é visível nos números. Foram 156 bolas recuperadas e 56 desarmes em 2023 para Gabriel Pires, que também conseguiu 38 passes decisivos, tudo isso em 34 jogos. Estatísticas superiores aos titulares do Flu na posição.

Versátil, Gabriel pode solucionar problemas do Fluminense

Quem pensa que o jogador de 30 anos que terminou o Brasileirão como titular do Botafogo será apenas um reserva de luxo pode se enganar já no início da temporada. Se perdeu Nino e se prepara para ficar sem André, o Fluminense aposta, claro, na capacidade de retenção de bola e no ataque como defesa.

Imaginar um meio-campo sem volantes de contenção em um time que ocupa tanto o ataque quanto o Flu pode parecer loucura. O 4 a 0 do Manchester City na final do Mundial de Clubes na memória recente aumenta a impressão. Mas Diniz e sua comissão técnica pensam diferente. Quanto mais homens de qualidade pelo meio, melhor.

Um protocolo do Fluminense quando as coisas não davam certo era a saída de um zagueiro, geralmente Felipe Melo, com a entrada de um jogador ofensivo. Gabriel Pires pode ser tudo isso sem mexer na equipe.

Embora não chegue com o status de titular de outras peças, o volante pode atuar em todas as posições do meio-campo. E até na zaga. Canhoto e com 1,87m, não será surpresa se Diniz testá-lo por ali em situações específicas de jogo.

Cerebral, Gabriel tem muito de Renato Augusto, embora o torcedor brasileiro ainda não o conheça tão bem. Sua formação e auge aconteceram na Europa, nem sempre em grandes clubes. Apesar de ter passado muitos anos como jogador da Juventus, se destacou no pequeno Leganés, da Espanha, e foi peça importante do Benfica, em Portugal.

Gabriel é mais um todo-campista para Diniz no Fluminense

Fora dos grandes centros, ele sempre se destacou pela qualidade. No Botafogo, atuou ao lado de Marlon Freitas, em sua posição e até substituindo Eduardo, mais próximo a Tiquinho e seus atacantes. Versatilidade que será importante para Fernando Diniz.

Gabriel Pires também tem características físicas diferentes do que o elenco do Fluminense pode oferecer. Alto e forte, pode ser uma alternativa para adversários que apostem na força física. O Flu sofreu bastante exatamente contra o Bota do jogador e de Luís Castro em 2023.

Após realizar exames médicos na terça (16), Gabriel Pires assinou contrato por três anos com o Fluminense e deve ser anunciado nas próximas horas. Fernando Diniz ganhou mais um jogador que se encaixa em sua forma de pensar o futebol.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo