Brasil

Xerém brilha em estreia de Renato Augusto, Fluminense vence Nova Iguaçu e vira líder no Carioca

Fluminense supera o Nova Iguaçu por 3 a 0 com boa estreia de Renato Augusto e Gabriel Pires, e conta com brilho de Moleques de Xerém para virar líder do Campeonato Carioca

O dia foi especial para o Fluminense. No Luso-Brasileiro, o Tricolor contou com o brilho de Xerém e as estreias de Gabriel Pires e Renato Augusto para vencer o Nova Iguaçu por 3 a 0. A boa atuação na Ilha do Governador com gols de Isaac, Luan Freitas e João Neto rendeu a vitória e a liderança isolada do Campeonato Carioca para o Flu.

Com Gabriel Pires, Fluminense começa ao estilo Fernando Diniz

O Fluminense que começou o jogo contra o Nova Iguaçu no Luso-Brasileiro tinha uma diferença e tanto no meio-campo. Reforço para a temporada, Gabriel Pires começou o jogo e mesmo na estreia, já fez o Tricolor de Marcão parecer mais com o de Fernando Diniz.

Gabriel Pires começou jogando, mudou estilo do Fluminense e teve grande atuação na vitória sobre o Nova Iguaçu - Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Gabriel Pires começou jogando, mudou estilo do Fluminense e teve grande atuação na vitória sobre o Nova Iguaçu – Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Carimbando todas as bolas desde a construção na defesa até o ataque, Gabriel era o elo de todo o time. Caindo pela esquerda, forçava as jogadas com Rafael Monteiro, mais adiantado, e o Flu povoava mais aquele lado, com Justen, na direita, um pouco mais recuado ao lado dos zagueiros.

A estreia foi boa. Enquanto esteve em campo, Gabriel Pires foi dos mais lúcidos do Fluminense com a bola e importante na marcação, com interceptações e desarmes.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Isaac marca mais um e Fluminense sai na frente

Melhor com a bola e construindo bastante, o Flu tinha em Lelê o comandante do ataque. O camisa 18 se movimentava bastante, fazia o pivô e tentava ajudar também sem bola. Se dessa vez não foi ele quem abriu o placar, o centroavante ao menos participou do gol.

Foi em uma diagonal que ele abriu caindo pela direita e uma finalização torta que nasceu a jogada em que o Fluminense abriu o placar — terminando pela esquerda, onde concentrava as jogadas.

Aos 30, Lelê chutou torto, mas Rafael Monteiro se esforçou para não deixar a bola sair. Já dentro da área, o lateral-esquerdo tocou para Isaac, que bateu cruzado e contou com a contribuição do goleiro Fabrício para fazer seu segundo gol no Carioca.

O jogo de Isaac foi o seu melhor em 2024. Mais solto e objetivo, o ponta caiu pelos dois lados, e embora se destaque pela direita, apareceu no lado oposto para fazer seu segundo gol como profissional. No segundo tempo, enquanto teve gás, levou a zaga do Nova Iguaçu à loucura, e não à toa, participou das melhores chances do Fluminense no jogo.

Renato Augusto estreia com festa da torcida do Fluminense

A bola ainda não tinha rolado no Luso-Brasileiro, mas a torcida já cantava o nome de Renato Augusto. Relacionado pela primeira vez no Fluminense, ele começou no banco, mas entrou em campo no intervalo. Quando a placa mostrou o número 20, os torcedores foram à loucura na Ilha do Governador.

Sua música era idêntica a de Renato Gaúcho, um xará que fez sucesso com a camisa do Flu. E o número é o mesmo de Deco, que chegou da Europa para conquistar os títulos brasileiros de 2010 e 2012 com o Tricolor.

Renato Augusto fez sua estreia pelo Fluminense com boa atuação e vitória sobre o Nova Iguaçu no Campeonato Carioca - Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Renato Augusto fez sua estreia pelo Fluminense com boa atuação e vitória sobre o Nova Iguaçu no Campeonato Carioca – Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

A estreia foi sem timidez. Renato entrou como meia, adiantado em relação a Felipe Andrade e Gabriel Pires.

Sempre de cabeça em pé, articipou da construção também desde o campo defensivo, pisou na área, achou os atacantes e arriscou até cobrança de falta. Boa primeira impressão do reforço do Fluminense para 2024.

Xerém brilha de novo: Fluminense aumenta com Luan Freitas

Luan Freitas marcou um dos gols da vitória que colocou o Fluminense na liderança do Campeonato Carioca – Foto: Gabriel Pires começou jogando, mudou estilo do Fluminense e teve grande atuação na vitória sobre o Nova Iguaçu – Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

A chuva dessa vez não foi empecilho no bom gramado do Luso-Brasileiro. E o Fluminense, com mais qualidade que o arrumado time do Nova Iguaçu, tratou de colocar a bola no chão, se movimentar e envolver o adversário.

Se o Flu ia bem pelo chão, o gol saiu pelo alto. E quem balançou as redes foi um zagueiro. Aos sete, Renato Augusto cobrou escanteio, o goleiro Fabrício saiu mal na divida com Felipe Andrade e Lelê cabeceou para o meio. Praticamente na linha do gol, Luan Freitas completou para as redes e marcou seu primeiro gol como profissional.

Tratado como esperança para a zaga em Xerém, o jovem sofreu uma grave lesão no pé em seus primeiros minutos como profissional, em 2021. Já no ano seguinte, mais uma contusão, ainda pior: ruptura total do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Depois de operar e se recuperar, ele esteve emprestado ao Londrina em 2023, foi titular e ajudou a equipe na campanha contra o rebaixamento na Série B.

Na pré-temporada, em 2024, o jovem foi destaque, assim como nos jogos do Campeonato Carioca até aqui. Também por isso, na comemoração do gol, o zagueiro não se conteve e foi às lágrimas no gramado do Luso-Brasileiro.

João Neto faz o terceiro e Xerém fecha vitória do Fluminense

Ainda dava tempo para mais. Com Renato Augusto mais próximo dos atacantes, o Flu construiu mais chances de gol no segundo tempo, e não fosse pequenas poças no gramado e um pouco mais de capricho, sairia do Luso-Brasileiro com uma goleada.

Mesmo assim, Xerém ainda brilhou mais uma vez. Aos 44, o criticado Alexandre Jesus, que substituiu Justen, deu bonito passe para João Neto, que invadiu a área, passou pela zaga e bateu forte para marcar o terceiro do Fluminense. O jovem de 20 anos fechou com chave de ouro a vitória com boa atuação do Flu.

Fluminense assume liderança do Campeonato Carioca

A vitória fez do Fluminense o novo líder do Campeonato Carioca. Com três vitórias e um empate, o Tricolor tem 10 pontos. Atual bicampeão da competição, o Flu contou com tropeços de Botafogo, Vasco e Flamengo até aqui e lidera o Estadual de maneira isolada em 2024.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo