Brasil

Fluminense inicia transição para elenco mais enxuto ao estilo Diniz para 2024

Fernando Diniz quer elenco mais enxuto, e Fluminense inicia ciclo de renovações e mudanças no grupo para 2024

O Fluminense já começou 2024 como líder do Campeonato Carioca e focado na final da Recopa Sul-Americana, no fim deste mês. Com um grupo grande de jogadores, o que não é a preferência de Fernando Diniz, o Tricolor também inicia a transição para um elenco mais enxuto.

— Eu não gosto de elenco muito cheio. Porque os jogadores costumeiramente jogam pouco. Em determinado momento, acaba ficando menos densa a temporada, e ai você vai fazer a lista e alguns jogadores importantes que não são relacionados. Eu não gosto disso (…) Para a temporada eu gosto de ter pelo menos ter dois times bem equilibrados, mas não gosto de ter um elenco tão cheio quanto temos hoje — afirmou Diniz após o empate com o Boavista.

Os destaques da equipe que teve o comando de Marcão neste início de ano devem ser os poucos mantidos entre jovens e jogadores menos utilizados em 2023. Vitor Eudes, Luan Freitas, Felipe Andrade e Lelê são alguns dos nomes, e outros, com idade de sub-20, seguirão a rotina de treinos com o time principal e jogos com o time de juniores.

Do grupo que começou a temporada, o lateral esquerdo Cris Silva — que rescindiu e foi para o Goiás —, e o volante Edinho, emprestado ao Azuriz, do Paraná, já deixaram o clube. Outros atletas que já estouraram a idade de juniores e não fazem parte dos planos devem ser negociados. A ideia é, além de abrir espaço, fazer dinheiro.

— Além das grandes vendas, vamos começar fazer vendas menores de jogadores que a gente sente que não vai absorver. A CBF acabou com o sub-23. Esse time que está no estadual jogariam o sub-23. Temos que criar uma linha de fazer vendas menores para jogadores que não vamos aproveitar no profissional — declarou o presidente Mário Bittencourt em coletiva na semana passada.

Fluminense inicia ciclo de renovações com peças do elenco

Na última semana, o Fluminense também renovou o contrato de dois jogadores. O volante Martinelli e o agora zagueiro Thiago Santos estenderam seus vínculos com o clube.

Valorizado após assumir a titularidade no fim da temporada, Martinelli atropelou a concorrência de Alexsander e garantiu um contrato ainda maior com o Flu. Ele fica até 31 de dezembro de 2026.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fluminense F.C. (@fluminensefc)

Moleque de Xerém, o camisa 8 subiu em 2020 e já tem oito gols e 14 assistências em 175 jogos pelo Fluminense, conquistando a Libertadores da América e o bicampeonato Carioca em 2022 e 2023. Internamente, ele é visto como substituto natural do parceiro de base André, que deve ser negociado ainda em 2024.

— Estou muito feliz. Quando o clube me procurou eu fiquei realmente muito feliz. Eu amo jogar com essa camisa, amo o clube. Espero dar continuidade ao trabalho e vamos seguir juntos — afirmou o volante ao site oficial do Fluminense.

Primeiro volante que mudou de posição para virar defensor, Thiago Santos segue no clube até o fim de 2025.

Fluminense ainda busca reforços no mercado da bola

O Fluminense ainda tem alguns alvos no mercado da bola para 2024. Mas não, neste momento, Thiago Silva não é um deles. A preferência é por um defensor construtor e canhoto, perfil raro no futebol brasileiro. O Flu aguarda oportunidades de mercado, mas a princípio, seguirá com os nomes que já estão no elenco.

O Tricolor espera o fim do Pré-Olímpico para realizar exames médicos e assinar por empréstimo com o atacante Marquinhos, que pertence ao Arsenal. O ponta de 20 anos deve fechar o ciclo de contratações por agora. Mas um zagueiro ainda está em pauta.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo