Dorival faz três cortes por lesões e convoca Léo Jardim, Fabrício Bruno e Galeno para a Seleção
Após lesões, Ederson, Marquinhos e Gabriel Martinelli são cortados da Seleção para amistosos contra Inglaterra e Espanha
Prestes a estrear como técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior já teve a experiência nada boa de fazer os seus primeiros cortes na lista de convocados para os amistosos contra Inglaterra, em 23 de março, e Espanha, no dia 26. A CBF anunciou nesta segunda-feira (11) que Ederson, Marquinhos e Gabriel Martinelli foram cortados da convocação por lesões.
Os substitutos serão Léo Jardim (Vasco), Fabrício Bruno (Flamengo) e Galeno (Porto). Os três jogadores já estavam sob observação de Dorival e sua comissão técnica e faziam parte de uma pré-lista inicial com pelo menos 55 nomes.
– Infelizmente ao longo do dia, tivemos o conhecimento de que três atletas Ederson, Marquinho e Martinelli estarão fora desses dois primeiros amistosos. Sendo assim, estamos convocando Léo Jardim, do Vasco da Gama, Fabrício Bruno, do Flamengo, e Galeno, do Porto. São atletas que já vinham sendo observados e chegam em condições de brigarem diretamente por uma posição para esses dois amistosos iniciais – disse o treinador em entrevista à CBF.
Novos convocados para a Seleção Brasileira! 🇧🇷
O treinador da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, anunciou a convocação do goleiro Léo Jardim, do Vasco, do zagueiro Fabrício Bruno, do Flamengo, e do atacante Galeno, do Porto (POR).
O trio foi chamado para os lugares de três… pic.twitter.com/Uymu1Ml8DX
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) March 11, 2024
Dorival tem grande problema com goleiros
De todos os cortes, o que mais causa problemas a Dorival Júnior é o de Ederson. O treinador inicia a sua trajetória pela seleção brasileira com um grande problema no gol. Isso, porque o treinador não contará com os seus dois principais goleiros para a estreia no comando da Seleção. Além do titular do City, Alisson também se recupera de uma lesão muscular considerada “bastante grave” pelo técnico Jürgen Klopp.
Dorival não deve contar, portanto, com os dois principais goleiros para a sua estreia. Ederson foi titular em todos os jogos com Fernando Diniz. Alisson, por sua vez, era o titular absoluto sob o comando de Tite. Além de Léo Jardim, os outros dois atletas da posição convocados pelo treinador são Rafael, seu velho conhecido do São Paulo, e Bento, do Athletico. A tendência é de que Rafael seja o titular.
Ederson sofreu a lesão no começo do segundo tempo do empate em 1 a 1 entre Liverpool e Manchester City. Ederson se chocou com Darwin Núñez após um passe muito curto de Aké. O brasileiro precisou sair do gol e acabou entrando em uma forte dividida com o uruguaio na área. Como ele chegou atrasado, cometeu o pênalti convertido por Mac Allister para empatar a partida. Mesmo com dor, o goleiro ainda tentou ficar em campo, mas acabou substituído por Ortega alguns minutos mais tarde.
Galeno merece (muito) a convocação
Wanderson Galeno pode até não ser muito conhecido no Brasil, mas a temporada que ele vive pelo Porto é tão impressionante, que a ausência de seu nome na lista inicial de Dorival podia muito bem ter sido questionada. O atacante é o grande destaque da equipe portuguesa em 2024/25. Empilhou 13 gols e 11 assistências em 36 jogos e é o vice-artilheiro da atual edição da Champions League, com cinco gols marcados. Um deles deu a vitória ao clube sobre o Arsenal no duelo de ida das oitavas de final.
– Acho que todo mundo sabe que chuto bem. Fui feliz em marcar um grande gol. Faltou pouco para chorar. Só via o Arsenal pela TV, sempre tive de vontade de jogar contra eles e marcar aqui é especial. Mas a equipe toda está de parabéns pela entrega até ao fim. Ficamos felizes pela vitória – disse o atacante depois de marcar o gol diante do Arsenal.
Como fica a primeira lista de convocados de Dorival Júnior:
Goleiros
- Bento (Athletico-PR)
- Léo Jardim (Vasco)
- Rafael (São Paulo)
Laterais
- Ayrton Lucas (Flamengo)
- Danilo (Juventus)
- Yan Couto (Girona)
- Wendell (Porto)
Zagueiros
- Beraldo (PSG)
- Fabrício Bruno (Flamengo)
- Gabriel Magalhães (Arsenal)
- Murilo (Palmeiras)
Meio-campistas
- André (Fluminense)
- Andreas Pereira (Fulham)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (Manchester United)
- Douglas Luiz (Aston Villa)
- João Gomes (Wolverhampton)
- Paquetá (West Ham)
- Pablo Maia (São Paulo)
Atacantes
- Endrick (Palmeiras)
- Galeno (Porto)
- Raphinha (Barcelona)
- Richarlison (Tottenham)
- Rodrygo (Real Madrid)
- Savinho (Girona)
- Vinicius Junior (Real Madrid)