‘O tempo vai mostrar quem será esse garoto’: Dorival prevê futuro de Endrick
Em sua estreia na Seleção, Dorival Júnior apostou em Endrick, que tem estrela e garantiu a vitória sobre a Inglaterra
Na estreia de Dorival Júnior pela seleção brasileira, os olhos se voltaram para Endrick, que saiu do banco de reservas para garantir a vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra, em Wembley, neste sábado (23). Com apenas 17 anos, o atacante mostrou porque é considerado um dos postulantes ao título de melhor no mundo futuramente. E a confiança do treinador em uma estrela tão jovem, mas talentosa, foi o tema central da coletiva pós-amistoso.
Um jornalista inglês perguntou a Dorival quem é Endrick, que surgiu como um meteoro no Palmeiras e já está vendido ao Real Madrid. A mudança para a Europa está prevista para julho, quando o atacante completará 18 anos. Entretanto, antes disso, ele deu uma amostra de seu talento em um dos estádios mais emblemáticos do futebol mundial. Com isso em mente, o técnico do Brasil resumiu a joia que tem em mãos:
“É protagonista em sua equipe, tem algo diferenciado com tão pouca idade. Capacidade e qualidade. O tempo vai mostar quem será esse garoto”, declarou Dorival Jr.
Ao mesmo tempo que elogiou Endrick, Dorival Júnior também fez questão de exigir paciência dos torcedores da Amarelinha (e dos torcedores internacionais) para com o diamante do Verdão. O treinador da Seleção reconheceu que o atacante está acelerando algumas etapas de um jogador profissional, mas que ele é beneficiado pelo tratamento de sua família e do próprio Palmeiras para manter um comportamento exemplar:
— Se ele não mudar essa postura, com certeza será um nome importante do futebol brasileiro e mundial. Temos que ter tranquilidade, ele ainda é jovem, mas está acelerando sua formação. Um atacante que já apresenta características diferentes. Torço para ele não mudar essa forma dele ser. Tem uma base familiar que dá uma sustentação importante. O Palmeiras também trabalha nesse sentido. Podem esperar que (Endrick) vai ser uma das grandes sensações.
RECORDE: Endrick é o jogador mais jovem da história a marcar um gol no Wembley.
Isso é absurdo! pic.twitter.com/pzhXneR33e
— Sala12 (@OficialSala12) March 23, 2024
O tamanho do feito de Endrick pela Seleção
Diante de 83 mil torcedores, Endrick marcou seu primeiro gol com a camisa da Seleção Brasileira principal. Como tem sido na sua carreira até aqui, o atacante tem atingido feitos de um fenômeno sem sequer ter atingido a maioridade. O craque do Palmeiras ajudou a encerrar um jejum de 30 anos sem vitória da Amarelinha em Wembley, já que os últimos quatro jogos lá renderam três empates e uma derrota.
Depois de um 2023 tão ruim do Brasil, com resultados frustrantes sob o comando de Fernando Diniz, Dorival Júnior pegou logo de cara os Three Lions, que estão sob o comando de Gareth Southgate desde 2016. Antes de Endrick, a Inglaterra não perdia um jogo desde a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, no Catar. De lá para cá, foram 10 partidas, oito triunfos e dois empates.
O atacante do Verdão, aliás, se tornou o jogador mais jovem entre clubes e seleções a marcar um gol em Wembley, com 17 anos e 246 dias. Endrick também é o atleta mais novo a balançar as redes pela Seleção desde Ronaldo Nazário (que ficou conhecido como Fenômeno). Ainda não dá para saber onde ele chegará no futebol, mas Dorival Júnior parece estar certo em sua previsão.
"ENDRICK PODE SER UM NOME IMPORTANTE DO FUTEBOL MUNDIAL!" ??? Dorival foi só elogios ao menino do Palmeiras, que marcou seu primeiro gol pela #SeleçãoBrasileira principal! pic.twitter.com/QSgzvw3Jzh
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) March 23, 2024
O que Dorival achou de sua estreia à frente do Brasil?
— É um momento especial sim. Poucas vezes a seleção brasileira estando em campos ingleses acabou vencendo. Isso tem que tem um significado pelas condições que estávamos. Mas ainda é um início de trabalho. Temos que ter consciência e coisas importantes para construirmos, para buscar um equilíbrio. A dedicação, entrega e comprometimento mostra um caminho muito importante. Esse foi o principal ganho da Seleção.
O treinador também exaltou a gana dos jogadores que estão a serviço da Amarelinha. Apesar dos vários desfalques, Dorival Júnior se surpreendeu positivamente com os estreantes. O comandante do Brasil também deixou claro que sua filosofia de trabalho é um jogo ofensivo, que é a essência do País do Futebol. Agora, ele e Endrick terão mais um teste na terça-feira (26), no Santiago Bernabéu, em mais um amistoso antes da Copa América.
Dorival, após boa vitória sobre a Inglaterra na estreia pela Seleção: "Não podemos deixar de ter a entrega que tivemos hoje. Isso é fundamental" pic.twitter.com/zo9x46mDSV
— ge (@geglobo) March 23, 2024