Brasil

Dorival Júnior faz primeira convocação pela Seleção com 26 nomes e expectativa de caras novas na lista

Treinador convoca Seleção para a sua estreia no cargo, em amistosos contra Inglaterra e Espanha em março, na Europa

A era Dorival Júnior no comando da seleção brasileira terá seu primeiro ato formal nesta sexta-feira (1), a partir das 13h (horário de Brasília), na sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O treinador fará a sua primeira convocação pela Seleção, para os amistosos contra Inglaterra, em 23 de março, no Estádio de Wembley, em Londres, e Espanha, no dia 26, no Santiago Bernabéu, em Madrid.

O técnico que assumiu o cargo sob a promessa de para aproximar o torcedor da “Seleção do povo” prepara uma lista que deve ter algumas caras novas e alguns retornos, além dos nomes já habituais. Há expectativa de que jovens como Lucas Beraldo, do PSG, e Murillo, do Nottingham Forest, apareçam na relação. Quem deve retornar, de fato, é Lucas Paquetá. Dorival se reuniu com o meio-campista durante a sua viagem recente à Europa. Outro jogador que vive um bom momento e pode aparecer entre os convocados é Richarlison, em alta no Tottenham.

A primeira lista de Dorival Júnior no comando da Seleção terá um total de 26 nomes. A CBF entrou em acordo com a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) para ampliar o número de relacionados para os amistosos e aguarda agora um aval da FA, a federação inglesa. A ideia do treinador é contar com mais jogadores à disposição para acelerar a adaptação do elenco a seu trabalho.

Dorival trabalha com uma pré-lista com ao menos 50 nomes que podem fazer parte da relação final. Esta relação foi montada pelo treinador durante o período de observação para esta primeira convocação.

— Pré-definimos um grupo de 50 a 55 possíveis nomes. Todos esses jogadores estão sendo observados, e é natural acontecer uma alteração com frequência. A entrada ou saída de um ou dois, não que tenha ligação, mas observamos possibilidades em jogos nos campeonatos regionais no país e jogos importantes fora do país — afirma o treinador.

“É obrigação nossa entregar uma Seleção que volte a passar credibilidade a todos nós. Não podemos nos dividir entre uma seleção de Diniz, Tite, Mano Menezes, Felipão. A Seleção é do povo. A partir de agora, não é a Seleção do Dorival. É a Seleção do povo brasileiro” (Dorival Júnior)

Dorival rodou a Europa para definir lista

Dorival divulgará a sua primeira lista de convocados após rodar a Europa para observar in loco e conversar com jogadores brasileiros que podem pintar na Seleção. O treinador esteve por Espanha, França e Inglaterra e se encontrou com atletas de Real Madrid, Barcelona, PSG, Manchester United, Tottenham e Wolverhampton. O técnico também assistiu a partidas de Manchester City, Arsenal e Liverpool.

Ele esteve, por exemplo, em Wembley para acompanhar a final da Copa da Liga Inglesa, com vitória do Liverpool sobre o Chelsea. E também marcou presença na vitória do Wolverhampton sobre o Tottenham.

— Esses dias estão sendo muito produtivos. Conversamos com muitos jogadores, ficamos sabendo de detalhes físicos, observando os treinamentos, os jogos. Isso tudo faz uma diferença grande. Já nos aproxima. Eles terem essa noção de que estão sendo observados é fundamental. As visitas aos clubes são algo que vou fazer com frequência — disse Dorival, em entrevista à CBF.

Jogadores “europeus” levam vantagem para primeira lista

Os dias no Velho Continente ao lado dos auxiliares Pedro Sotero e Lucas Silvestre devem se refletir na primeira lista de convocados. O treinador entende que os atletas que atuam na Europa estão em vantagem na comparação com os jogadores de clubes brasileiros. Não apenas pelo diferencial técnico, mas também pelo andar da temporada. Enquanto no Brasil os times ainda disputam os primeiros compromissos nos estaduais, em solo europeu, as equipes já estão na metade da temporada.

— Estamos praticamente começando uma temporada no nosso país. Lá fora, os jogadores estão em um nível um pouco diferente. Tudo isso estamos tentando considerar no momento de analisar um pouco mais a fundo — assegura o treinador.

Quando será a estreia de Dorival?

Dorival Júnior já tem em vista a sua estreia pela Seleção. O Brasil volta a jogar em 23 de março, quando enfrenta a Inglaterra em um amistoso em Wembley, em Londres. Está previsto ainda outro duelo com a Espanha, no Santiago Bernabéu. Mas até agora, esta partida não foi oficializada pela CBF. Esta será a última Data Fifa antes da disputa da Copa América, em junho.

O Brasil está no Grupo D da competição e estreia no dia 21 de junho, contra Costa Rica ou Honduras, no SoFi Stadium, em Inglewood, próximo a Los Angeles, na Califórnia. Colômbia e Paraguai são as outras seleções da chave.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo