Richarlison vai de piada a decisivo e vira fundamental no Tottenham
Com sete gols nos últimos sete jogos na Premier League, atacante brasileiro tem sido decisivo em favor dos Spurs

Richarlison, atacante do Tottenham e da seleção brasileira, revelou em entrevista em setembro de 2023 que estava passando por problemas pessoais e isso estaria atrapalhando seu desempenho, tanto pelos Spurs, como pelo Brasil. Passado cinco meses desde aquela declaração, o jogador mudou de postura em campo e tem elevado seu patamar de performance. O Pombo anotou nada mais nada menos do que sete gols nos últimos sete jogos que disputou pela Premier League.
É dito por aí que “após a tempestade há sempre um arco-íris” e o atual retrospecto de Richarlison com a camisa do Tottenham justifica tal frase popular. A torcida dos Spurs vibrou mais uma vez com o brasileiro, que anotou o terceiro gol da equipe diante do Brentford, nesta quarta-feira (31), na vitória do time londrino por 3 x 2 pela 22ª rodada da Premier League e a crítica inglesa como um todo, tem se rendido ao talento do atacante, que rodada após rodada tem se tornado cada vez mais decisivo.
Trabalho de Postecoglou foi importante na retomada da carreira de Richarlison
Por trás do desempenho individual de alguém, seja de um jogador de futebol, ou de qualquer outro atleta de alta performance passa pelo trabalho de seu treinador. Até mesmo em nossas vidas, quando temos um bom gestor em nosso caminho, nos tornamos profissionais melhores, não é mesmo? Pois bem, temos que colocar em pauta aqui o trabalho de Ange Postecoglou à frente do Tottenham, que potencializou o futebol de Richarlison e o fez se tornar referência no futebol inglês mais uma vez.
Em 15 de setembro, pouco tempo depois da declaração de Richarlison sobre o seu estado mental, o técnico australiano concedeu uma entrevista coletiva esclarecedora falando sobre a visão da sociedade em relação ao jogador de futebol e também da importância do cuidado mental dos atletas. A Trivela publicou recentemente uma reportagem sobre o cenário dos profissionais de psicologia dentro dos clubes da principal divisão do futebol brasileiro (leia mais aqui).
Na época, Postecoglou revelou que perdeu seu pai, que não teve a chance de vê-lo treinando um dos maiores times da Inglaterra. O técnico australiano chamou a atenção para o fato de que pelo dinheiro que ganham, os jogadores se sentem imunes aos problemas psicológicos que enfrentam, o que, na verdade, é uma armadilha perigosa, haja vista que nem sempre uma conta bancária cheia vai resolver todos os problemas que enfrentam.
“Eu perdi meu pai três dias atrás e ele deveria estar aqui, acompanhando a minha trajetória, então eu tive que lidar com isso. Isso é minha experiência pessoal, mas todos nessa sala, nesse momento, podem ter uma parte na vida na qual está tudo bem, mas sempre haverá alguma coisa. Às vezes, eles (jogadores) caem na armadilha de pensar que são imunes, mas não são. Só porque você tem dinheiro ou é realmente bom em algo… A vida ainda achará uma forma de manter o equilíbrio, então haverá coisas estressantes e perturbadoras, e você precisa lidar com isso”, disse Postecoglou.
Um dia após a fala de Postecoglou, Richarlison entrou em campo nos minutos finais do jogo diante do Sheffield. Os Spurs perdiam por 1 x 0, mas conseguiram a virada com um gol e uma assistência do brasileiro. Aquele momento marcava uma virada neste processo complicado da vida do atacante. Trabalhar a saúde mental leva tempo e o Pombo encontrou no time londrino um gestor que entendeu seu problema, esteve sempre aberto ao diálogo, compreendendo como a vida pessoal do atleta pode interferir em seu desempenho em campo.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Processo de recuperação de Richarlison levou tempo
Após ser decisivo contra o Sheffield, Richarlison passou dez jogos em branco na Premier League, foi muito criticado, mas se manteve firme, resiliente, trabalhando seu mental fora de campo, com a ajuda de Postecoglou. No dia 10 de dezembro, a virada de chave que mudaria a trajetória do momento atual do atacante. Diante do Newcastle, Richarlison marcou dois gols na vitória dos Spurs pelo placar de 4 x 2 e deu início a trajetória de sucesso que assola o jogador nos últimos sete jogos da Premier League.
Além dos Magpies, Richarlison marcou contra o Nottingham Forest, Everton, Bournemouth, Manchester United e, agora, o Brentford. O impacto de Postecoglou foi tão forte no desempenho de Richarlison, que antes da vinda do australiano, o brasileiro tinha balançado as redes somente uma vez em 27 jogos sob o comando de Antonio Conte e Ryan Mason. Com Postecoglou são oito gols marcados em 19 jogos, média de um a cada dois jogos.
O momento de Richarlison é totalmente diferente de cinco, seis meses atrás. O atacante voltou a ser um jogador decisivo, matador na frente, sendo assim, o Tottenham e principalmente a seleção brasileira, agradecem.