De Endrick a Paulinho: Diniz fala sobre caras novas na Seleção e explica ausência de Richarlison
Diniz pensa também no futuro ao convocar Endrick, Paulinho e João Pedro para a Seleção
Fernando Diniz sempre diz que prioriza o momento em suas convocações e que não consegue pensar na seleção brasileira além da duração de seu contrato, até a metade do ano que vem. Mas o treinador pautou muito da sua lista de convocados para os jogos contra Colômbia e Argentina no futuro a longo prazo.
Foi o que o próprio treinador afirmou ao explicar as presenças dos jovens Endrick, Paulinho e João Pedro na lista divulgada nesta segunda-feira (6), em evento na sede da CBF. O treinador também explicou a ausência de Richarlison da relação para a próxima Data Fifa, com mais duas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
O que disse Fernando Diniz:
- falou sobre as convocações de Endrick, Paulinho e João Pedro;
- explicou a ausência de Richarlison da lista;
- explicou também por que a lista tem 24 nomes;
- falou de seus planos para ausência de Neymar.
Endrick, Paulinho e João Pedro: as caras novas
Logo em sua primeira resposta, Diniz explicou a convocação de Endrick para uma lista que não conta com Neymar e Casemiro, ambos lesionados. São dois motivos: um prêmio pelas atuações recentes do garoto e também uma projeção do que ele pode alcançar no futuro.
– No caso do Endrick, especificamente, é um jogador que tem potencial para ser um daqueles grandes talentos. A gente não sabe se vai se confirmar ou não. A convocação não é pressão, é um prêmio, e também uma visão de futuro do que ele pode ser. Um menino nascido em 2006 conseguir produzir o que ele produz há muito tempo me chama muito a atenção, e nesse momento específico da convocação ele vive seu melhor momento jogando contra as grandes equipes aqui do Brasil e conseguindo se sobressair – disse Diniz.
Richarlison é ausência
O treinador também tratou de explicar a ausência de Richarlison, seu titular em três dos quatro jogos sob o comando de Diniz até agora. O treinador afirmou que “a Seleção é uma seleção” e que enxerga que as outras opções convocadas estão em momento melhor.
– Eu acho que mais do que o sistema, eu tenho que olhar para tudo o que está acontecendo. Acredito que esses jogadores que eu convoquei vão ter, nesse momento, mais condições de entregar aquilo que estou esperando nesse momento. Richarlison é um excelente jogador, jogou muito bem na principal competição que tem no mundo, que é a Copa do Mundo, e não conseguiu entregar aquilo que ele pode, mas ele não jogou mal, principalmente a primeira perna, contra a Bolívia e o Peru. É que a Seleção é uma seleção, ele concorre com outros grandes jogadores, e nesse momento eu preferi convocar outros – diz o treinador.
Veja a lista completa de Diniz:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Lucas Perri (Botafogo);
- Laterais: Carlos Augusto (Inter de Milão), Emerson (Tottenham) e Renan Lodi (Olympique Marseille)
- Zagueiros: Bremer (Juventus), Marquinhos (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense);
- Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa) Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras) e Rodrygo (Real Madrid);
- Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Brighton), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona) e Vini Jr (Real Madrid).
Planos para a ausência de Neymar
Nesta Data Fifa, o treinador não contará com dois de seus pilares da equipe titular. Neymar sofreu uma grave lesão no ligamento cruzado e no menisco do joelho esquerdo na derrota para o Uruguai, já passou por cirurgia, e só voltará a atuar na metade do ano que vem. Casemiro, por sua vez, sofreu uma lesão muscular pelo Manchester United na última quarta-feira (1) e também está fora. A Trivela apurou que Rodrygo deve ser o substituto de Neymar na equipe, atuando centralizado. Na entrevista coletiva, o técnico admitiu que pensa, de fato, nesta possibilidade.
– Ficar sem o Neymar é sempre muito ruim, é um prejuízo para o futebol brasileiro e para o futebol como um todo. Trata-se de um gênio do futebol, um dos grandes jogadores da história, essa é a minha opinião. A gente deseja uma recuperação muito breve, que ele consiga voltar mais forte, minha crença é de que ele ainda tem que escrever as páginas mais bonitas da história dele. Não é essa lesão que apagou essa possibilidade, pode fazer mais difícil, mas ele vai saber fazer disso uma força para voltar. O Rodrygo é uma possibilidade porque ele já jogou muito em aproximação com o Neymar, mas ainda não tem nada definido – ressaltou.
Gabriel Jesus tem condições?
Chamou atenção que a lista divulgada por Fernando Diniz conta com 24 nomes. O motivo para isso é a situação de Gabriel Jesus. O atacante teve uma lesão muscular pelo Arsenal e ainda é dúvida para a Data Fifa. Diniz optou por convocá-lo porque acredita que ele pode ter condições de atuar, mesmo que o clube tenha informado que o problema é mais grave. O motivo para isso tem a ver com Martinelli. O atacante ficou fora da última lista por conta de uma lesão, mas retornou a tempo de atuar, ao contrário divulgado pelo clube inglês.
– Essa convocação está sendo hoje mais perto não por causa do Fluminense. Coincidiu, até foi bom, mas a nossa solicitação foi de divulgar a lista mais próximo dos jogos. Na última convocação, a gente não tinha convocado o Martinelli, do Arsenal. Ele não se reportava à CBF de uma maneira muito completa, então a gente não imaginava que o Martinelli pudesse estar pronto para jogar contra Venezuela e Uruguai, e ele ficou pronto para jogar antes dos nossos jogos. Por conta disso também, a gente vai trazer o Gabriel para saber as reais condições, porque ainda temos 15 dias para os jogos, então a gente acredita que ele possa reunir condições para jogar, porque eu gosto muito dele. Temos 24 jogadores na lista, e se acontecer alguma coisa com ele não vamos precisar mexer na convocação – disse Diniz.
Quando joga a Seleção?
O Brasil enfrenta a Colômbia no próximo dia 16, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Metropolitano de Barranquilha, pela 5ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. Depois, a Seleção terá pela frente o clássico com a Argentina, no dia 21, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.
Após dois tropeços na última Data Fifa, a seleção brasileira precisa se recuperar contra dois rivais complicados. O Brasil ocupa a terceira colocação na tabela das Eliminatórias, com sete pontos após quatro partidas.
Seleção terá amistoso contra a Inglaterra
A CBF também anunciou nesta segunda-feira que a Seleção fará um amistoso contra a Inglaterra em março de 2024. Será no dia 23, no Estádio Wembley, em Londres. A entidade ainda pretende definir mais um confronto em solo europeu durante a Data Fifa de março. Será contra a Espanha, no Santiago Bernabéu, em data ainda não confirmada.