Diniz se rende e convoca Endrick para jogos contra Colômbia e Argentina pela Seleção
Sem Neymar e Casemiro, Diniz convoca a seleção brasileira com Endrick para a próxima Data Fifa
Dois dias após ser campeão da Libertadores da América pelo Fluminense, Fernando Diniz vestiu o agasalho do Brasil para convocar a seleção brasileira. O técnico anunciou nesta segunda-feira (6) a lista de convocados para os jogos contra Colômbia e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Uma lista repleta de baixas – Neymar e Casemiro, as principais delas – e também de novidades para suprir as ausências.
A grande novidade é Endrick. O garoto do Palmeiras foi convocado pela primeira vez para a Seleção principal. Paulinho, do Atlético-MG, também é novidade na relação, assim como Pepê (Porto) e João Pedro (Brighton).
Nesta Data Fifa, o treinador não contará com dois de seus pilares da equipe titular. Neymar sofreu uma grave lesão no ligamento cruzado e no menisco do joelho esquerdo na derrota para o Uruguai, já passou por cirurgia, e só voltará a atuar na metade do ano que vem. Casemiro, por sua vez, sofreu uma lesão muscular pelo Manchester United na última quarta-feira (1) e também está fora.
– No caso do Endrick, especificamente, é um jogador que tem potencial para ser um daqueles grandes talentos. A gente não sabe se vai se confirmar ou não. A convocação não é pressão, é um prêmio, e também uma visão de futuro do que ele pode ser. Um menino nascido em 2006 conseguir produzir o que ele produz há muito tempo me chama muito a atenção, e nesse momento específico da convocação ele vive seu melhor momento jogando contra as grandes equipes aqui do Brasil e conseguindo se sobressair. Então, a convocação do Endrick e de mais alguns ela aponta um pouco do que pode ser o futuro. Esse apontamento não quer dizer que é uma confirmação, a confirmação só vai vir com o tempo e depende de vários fatores para que haja essa consolidação desses nomes para a frente – explicou o treinador, sobre a convocação.
A solução do treinador para a ausência de Neymar, porém, não deve vir de um dos novos nomes da lista. Conforme apurado pela Trivela, o treinador deve optar por centralizar Rodrygo na vaga que costuma ser do camisa 10 e optar por um outro extrema pela direita. A tendência é de que Raphinha seja o escolhido. Ele atuou por ali na primeira Data Fifa de Diniz e acaba de voltar a ficar à disposição do Barcelona depois de uma lesão muscular.
Veja a lista completa de Diniz:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Lucas Perri (Botafogo)
- Laterais: Carlos Augusto (Inter de Milão), Emerson (Tottenham) e Renan Lodi (Olympique Marseille)
- Zagueiros: Bremer (Juventus), Marquinhos (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense)
- Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa) Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras) e Rodrygo (Real Madrid)
- Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Brighton), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona) e Vini Jr (Real Madrid)
Quando joga a Seleção?
O Brasil enfrenta a Colômbia no próximo dia 16, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Metropolitano de Barranquilha, pela 5ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. Depois, a Seleção terá pela frente o clássico com a Argentina, no dia 21, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.
Após dois tropeços na última Data Fifa, a seleção brasileira precisa se recuperar contra dois rivais complicados. O Brasil ocupa a terceira colocação na tabela das Eliminatórias, com sete pontos após quatro partidas.
CBF anuncia amistoso entre Brasil e Inglaterra; jogo será em março
Saiba mais >> https://t.co/njRO6YkTnn pic.twitter.com/QDUhEI9t8W
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) November 6, 2023
Seleção terá amistoso contra a Inglaterra
A CBF também anunciou nesta segunda-feira que a Seleção fará um amistoso contra a Inglaterra em março de 2024. Será no dia 23, no Estádio Wembley, em Londres.
A entidade ainda pretende definir mais um confronto em solo europeu durante a Data Fifa de março, contra a Espanha, no Santiago Bernabéu, em data ainda não confirmada. A agenda é uma resposta a crítica recorrente de que a seleção raramente enfrenta adversários europeus em amistosos.
Desde 2006, o Brasil é consecutivamente eliminado por seleções europeias no mata-mata da Copa do Mundo. Em 2006, perdeu da França nas quartas de final; em 2010, da Holanda, também nas quartas de final; em 2014, foi varrido com o doloroso 7 a 1 pela Alemanha na semifinal; em 2018, o algoz foi a Bélgica, nas quartas de final; por fim, em 2022, caiu diante da Croácia mais uma vez nas quartas de final.