Brasil

Diniz envia lista, mas adia anúncio de convocação da Seleção por foco total na final da Libertadores

Diniz envia lista com mais nomes, mas anúncio de convocados da Seleção só deve ocorrer na segunda-feira

A vida dupla de Fernando Diniz entre clube e Seleção fez a CBF alterar a sua programação habitual. A entidade adiou o anúncio da lista de convocados para os jogos contra Colômbia e Argentina, na Data Fifa de novembro, por conta da agenda do treinador. O foco é total na final da Libertadores pelo Fluminense, no próximo sábado (4), às 17h (horário de Brasília), no Maracanã, contra o Boca Juniors.

Diniz deve anunciar os 23 convocados em evento na próxima segunda-feira (6), no Rio de Janeiro. Mas o treinador já enviou a chamada “lista larga” de atletas com que ele pretende contar nos dois jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

A relação tem mais do que os 23 atletas e foi uma medida para atender aos prazos da Fifa. Por determinação da entidade, os atletas convocados e os seus respectivos clubes devem ser informados da convocação pelo menos 15 dias antes da Data Fifa. A data-limite foi o último domingo, 29 de outubro.

Diniz deve fazer os “cortes” na lista larga apenas às vésperas do anúncio definitivo dos 23 convocados. A CBF ainda não divulgou oficialmente quando será a convocação para a próxima Data Fifa.

Fernando Diniz tem desafios para acertar o Fluminense antes da final da Libertadores - Foto: Icon sport
Agenda de Diniz pelo Fluminense impacta na Seleção – Foto: Icon sport

Agenda de Diniz faz CBF mudar cronograma

A agenda de Fernando Diniz pelo Fluminense fez a CBF mudar um pouco seu cronograma habitual. Normalmente, a convocação da Seleção é feita junto com o envio da lista com mais alternativas em caso de corte. No evento, o treinador anuncia os 23 convocados e também concede entrevista para explicar as opções.

O problema é que o calendário do Tricolor, com foco total na final da Libertadores, impediu que o rito habitual fosse cumprido. Diniz viajou com o Fluminense para Belo Horizonte na última sexta-feira. Lá, a equipe perdeu por 1 a 0 para o Atlético-MG no sábado. E agora, o Flu tem pela frente o Bahia na terça-feira, em seu último jogo antes da final da Libertadores.

Como Diniz pensa a Seleção sem Neymar

A grande incógnita desta convocação será o substituto de Neymar. A ausência do atacante, fora por pelo menos seis meses após uma grave lesão no joelho esquerdo, abre uma brecha na lista de convocados. Mas a solução para o time titular deve ser interna. Conforme apurado pela Trivela, o treinador deve optar por centralizar Rodrygo na vaga que costuma ser do camisa 10 e optar por um outro extrema pela direita.

A tendência é de que Raphinha seja o escolhido. Ele atuou por ali na primeira Data Fifa de Diniz e acaba de voltar a ficar à disposição do Barcelona depois de uma lesão muscular. Quem também volta para os jogos contra Colômbia e Argentina é Martinelli. O atacante pode ser deslocado para a direita, já que Vini Jr é o dono da extrema esquerda. Sem Neymar, Alan Patrick, do Inter, está no radar e pode aparecer na lista de Diniz.

Na referência do ataque, o técnico pretendia utilizar Gabriel Jesus, mas o atacante sofreu uma lesão muscular pelo Arsenal e tem presença incerta na lista de convocados. Portanto, Richarlison deve seguir no time.

Conforme apurado pela Trivela, ainda não há um prazo definido para o retorno do atacante. Inicialmente, o diagnóstico foi de que o problema seria leve, mas Jesus passou por novos exames. A lesão vem justamente em um momento em que o camisa 9 era um dos destaques do Arsenal. Na última terça-feira, ele comandou a equipe na vitória por 2 a 1 sobre o Sevilla, fora de casa, pela Champions League, com um gol e uma assistência para Martinelli. Tanto, que Arteta se derreteu pelo jogador.

Quando joga a Seleção?

O Brasil enfrenta a Colômbia no próximo dia 16, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Metropolitano de Barranquilha, pela 5ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. Depois, a Seleção terá pela frente o clássico com a Argentina, no dia 21, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo