Champions League

Com golaço e assistência, Gabriel Jesus decide na vitória do Arsenal sobre o Sevilla

Em grande atuação, Gabriel Jesus brilhou para dar a vitória ao Arsenal diante do Sevilla fora de casa e ajuda o time a se recuperar de tropeço na rodada passada

O brasileiro Gabriel Jesus foi decisivo para dar a vitória ao Arsenal sobre o Sevilla por 2 a 1 fora de casa nesta terça-feira (24). O jogo pelo Grupo B da Champions League era importante para buscar a classificação. Mesmo atuando na Espanha, no Estádio Ramón Sánchez Pizjuan, o Arsenal contou com um Gabriel Jesus capaz de decidir com passe e golaço.

Os dois times foram a campo ainda precisando melhorar sua situação na tabela. O Arsenal estreou com goleada diante do PSV, mas perdeu do Lens na rodada seguinte. O Sevilla empatou seus dois jogos, contra Lens e PSV.

O técnico Diego Alonso, recém-contratado, colocou em campo uma equipe com características ofensivas. O time foi a campo em um 4-2-3-1, com Ivan Rakitic pelo centro, Dodi Lukebakio e Lucas Ocampos como atacantes pelos lados e Youssef Em-Nesyri como centroavante.

No Arsenal, Mikel Arteta levou a campo o time no 4-3-3 que tem sido habitual, com Gabriel Jesus no centro do ataque, Bukayo Saka e Gabriel Martinelli pelos lados e um meio-campo com Declan Rice, Jorginho e Martin Odegaard.

Jogo equilibrado e com acréscimos movimentados

Foi um primeiro tempo equilibrado no Estádio Ramón Sánchez Pizjuazn. A posse de bola foi bastante dividida, com uma disputa de meio-campo bem apertada. A primeira boa chance veio só aos 21 minutos, com Gabriel Jesus chutando de dentro da área, colocado, mas errando o alvo.

Eram poucas chances e os dois times buscavam encontrar espaços, mas as defesas estavam levando vantagem. Tanto que o jogador com mais desarmes no jogo no primeiro tempo era Bukayo Saka, voltando para marcar pelo lado direito da defesa do Arsenal.

Já nos acréscimos do primeiro tempo, uma ótima chance para os mandantes. En-Nesyri recebeu pela esquerda e finalizou de pé esquerdo, cruzado, com muito perigo. Arrancou um grito de “UUUH” dos torcedores.

Só que no último lance do primeiro tempo, o Arsenal pegou o Sevilla no contrapé. Gabriel Jesus recebeu depois de escanteio, fez um giro que tirou dois jogadores, abriu o campo e fez um passe preciso para Gabriel Martinelli partir sozinho desde o círculo central, passou pelo goleiro Orjan Nyland e colocou no fundo da rede: 1 a 0, aos 48 minutos.

Jesus faz um golaço para decidir o jogo

Logo no início do segundo tempo, o Arsenal teve uma boa chance. Erro na saída de bola do Sevilla, Gabriel Jesus pegou a bola dentro da área e tentou a finalização, mesmo com pouco ângulo. O goleiro defendeu e a bola sobrou para Odegaard, que bateu de primeira, mas mandou por cima do gol.

O segundo gol saiu aos oito minutos. Gabriel Jesus fez a jogada pela ponta esquerda, puxou para o meio e marcou um golaço: 2 a 0 para os Gunners na Espanha. Um gol que desanimou parte da torcida do Sevilla, mas não por muito tempo.

Aos 13 minutos. Rakitic cobrou escanteio do lado direito e Nemanja Gudelj apareceu na primeira trave para tocar de cabeça e marcar o primeiro dos mandantes: 2 a 1. A torcida, claro, se inflamou e o Sevilla passou a acelerar mais as jogadas.

Quando Odegaard foi substituído, aos 27 minutos do segundo tempo, ele deu a braçadeira de capitão para Gabriel Jesus. Àquela altura, o Arsenal tentava controlar o ímpeto do Sevilla, enquanto tentava achar o gol que daria a vitória de forma definitiva.

Arteta fez mais duas mudanças na reta final do jogo, sdacando Gabriel Jesus e Saka para as entradas de Edward Nketiah e Leandro Trossard. O Sevilla não desistia e continuava buscando o gol, sem muita eficiência. O time mostrou os mesmos problemas que temos visto na própria liga espanhola, com um time com mais dificuldade de marcar os gols do que na temporada passada, quando o jogo fluía mais.

Recuado, o Arsenal segurou até o final a pressão do Sevilla e saiu com os três pontos da Espanha. Uma vitória grande do Arsenal, que dá um passo firme em direção à classificação. Especialmente porque poderá quase se garantir caso vença o próximo jogo, diante do próprio Sevilla. Já os rojiblancos parecem cada vez mais perto da terceira posição na tabela e para se tornar favorito à Liga Europa.

A vitória do Arsenal leva o time a seis pontos, na liderança do Grupo B, já que Lens e PSV ficaram no empate. Com isso, os Gunners terminam esta terceira rodada em primeiro lugar, com o Lens em segundo, com cinco pontos, e o Sevilla tem dois pontos em terceiro, mesma pontuação do PSV, quarto colocado.

A próxima rodada deste grupo será no dia 8 de novembro, quando os duelos se repetem com mando invertido. O Arsenal recebe o Sevilla no Estádio Emirates, enquanto o PSV recebe o Lens em Eindhoven.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo