Mais uma vez em alta, mais uma vez lesionado: Gabriel Jesus desfalcará o Arsenal — e pior, não é só ele
Gabriel Jesus viveu noite mágica pelo Arsenal na Champions League, mas se machucou e, assim como Partey, será desfalque importante para os Gunners
O Arsenal ainda comemorava a ótima vitória de meio de semana, contra o Sevilla, pela Champions League, quando recebeu uma notícia que pode afetar a busca do time pela liderança da Premier League: Gabriel Jesus e Thomas Partey estão lesionados e vão perder parte da temporada mais uma vez — segundo o clube, por “algumas semanas”. A lesão dos jogadores acontece em um momento de alto desempenho dos jogadores, principalmente do brasileiro, que em 11 jogos nesta temporada, já balançou as redes em quatro oportunidades, e ainda deu uma assistência.
Segundo informações do departamento médico do Arsenal, Gabriel Jesus foi diagnosticado com uma lesão muscular, e o tempo de recuperação do atleta ainda é uma incógnita, tendo em vista o histórico recente de lesões do atacante, que perdeu 17 jogos da temporada em 2022/2023, e passou 24 dias fora dos gramados na atual temporada, perdendo mais quatro jogos, por conta de uma lesão em seu joelho. O sentimento do torcedor londrino é de lamentação, tendo em vista que o centroavante demonstrava alto potencial para desequilibrar, mesmo após um período longe dos gramados.
No caso do ganês, esta será a 7ª vez em três anos que Partey fica de fora do time do Arsenal por lesão. Desde a sua chegada do Atlético de Madrid, na temporada 2020/2021, Thomas apresentou problemas na anca, no tornozelo, na coxa, entre outros problemas físicos. O mais recente apontou um problema muscular na última terça-feira, o que deve fazer o volante/ lateral-direito, perder algumas semanas da temporada.
Gabriel Jesus apresenta histórico de lesão em momento de grande desempenho
Grandes craques da história do futebol mundial, como Zinedine Zidane, e mesmo Ronaldo Fenômeno, uma das inspirações do estilo de jogo de Gabriel Jesus, passaram por momentos complicados devido às lesões. No caso do centro avante do Arsenal isso se torna ainda mais grave tendo em vista que o seu desempenho poderia ter sido muito mais impactante nos últimos anos, não fossem os problemas musculares.
Na temporada passada, por exemplo, Gabriel entrou em campo em apenas 33 jogos, e anotou 11 gols, um a cada três partidas, tendo ficado de fora dos gramados por 99 dias, devido a uma lesão no joelho. Se tivesse mantido esta média, tendo jogado todos os 49 jogos disputados pelos Gunners na última temporada, e o brasileiro teria chegado a quase 17 tentos. Em 2020/2021, atuando pelo Manchester City, o jogador ficou afastado por testar positivo para o Coronavírus, entretanto, mesmo perdendo 12 dias por afastamento, conseguiu marcar 14 gols em 42 jogos.
Em sete anos de carreira atuando na Europa, Gabriel Jesus perdeu 74 jogos, apresentando algum quadro de lesão em 13 oportunidades, e somando ao todo 376 dias fora de combate, ou seja, mais de uma temporada inteira perdida por conta de problemas musculares, e períodos de recuperação no departamento médico, seja nos Citizens, ou no próprio Arsenal.
Apesar dos números negativos, o desempenho geral de Gabriel em solo inglês é muito positivo. Em 280 partidas jogando no Campeonato Inglês, o atacante brasileiro marcou nada mais nada menos do que 110 gols, conquistando títulos de expressão como a Premier League, em quatro oportunidades, a Copa da Liga Inglesa, também quatro vezes, a Supertaça da Inglaterra, em duas oportunidades, e a Copa da Inglaterra uma vez.
Sem Gabriel Jesus, mais uma vez, Arsenal vai em busca da liderança da Premier League
Sem poder contar com Gabriel Jesus, mais uma vez, o técnico espanhol dos Gunners, Mikel Arteta, busca soluções dentro do elenco para se manter na parte de cima do Campeonato Inglês. Neste final de semana, o Arsenal encara o Sheffield United, último colocado na tabela de classificação da competição, e vai com tudo para buscar a vitória, e quem sabe, assumir a ponta da Premier League. Caso confirme o favoritismo e supere o lanterna, o time de Londres vai aos 24 pontos, e fica na torcida contra o Manchester City, e contra o líder Tottenham.
Os Citizens encaram o Manchester United, no grande clássico da 10ª rodada, e acontece no “Teatro dos Sonhos”, Old Trafford, no domingo (29), às 12h30 (horário de Brasília). Já os Spurs, encaram o Crystal Palace, fora de casa, no Selhurst Park Stadium, no distrito de Croyton, nesta sexta-feira, às 16h.