Cruzeiro sonha ter ataque mais decisivo em 2024 para não sofrer como em 2023
Depois do sistema ofensivo ser notoriamente o pior do time em 2023, o Cruzeiro se movimenta no mercado para tentar solucionar esse problema
Depois de viver um ano com sérios problemas no setor ofensivo, sendo o pior ataque do Campeonato Brasileiro, o que quase lhe custou muito caro, o Cruzeiro colocou seu foco no mercado em buscar soluções para o setor. Mesmo após anunciar o retorno de Rafa Silva e encaminhar tudo com o artilheiro Dinenno, a Raposa ainda segue de olho em mais opções para o setor.
Em toda a temporada de 2023, o Cruzeiro só marcou 50 gols em 52 jogos, ou seja, teve média de menos um gol por jogo. É fato e evidente que o ataque foi o principal problema do time. Até porque, em diversas partidas o time criava muito e pecava na hora de finalizar as jogadas com a bola na rede. Para 2024, a diretoria quer corrigir esse problema.
Para o setor ofensivo, o Cruzeiro já anunciou a volta de Rafa Silva, atacante que atuou pelo clube em 2022 e, apesar de poucos jogos e muitas lesões, caiu nas graças do torcedor, que celebrou seu retorno. Rafa não é o artilheiro nato que pode resolver o ataque cruzeirense, mas certamente pode contribuir ao longo do ano. Para ocupar o lugar de um artilheiro, do dono dos gols, a Raposa já encaminhou o acerto com o argentino Juan Dinenno, do Pumas-MEX.
Dinenno é enorme esperança de gols pela torcida do Cruzeiro. Apesar de pouco conhecido pelo torcedor, os números dele pelo time mexicano chamaram atenção, com 60 gols em 147 jogos. A Trivela fez um perfil do atacante para explicar ainda mais as características dele. Mas o time celeste não vai parar por aí. Depois de ter se decepcionado com Gilberto em 2023, o clube quer ter não só um, como dois goleadores. Por isso, segue monitorando o também argentino Lucas Alario, do Eintracht Frankfurt, da Alemanha, como informou o Goal.
Alario é constantemente ligado a clubes brasileiros nas últimas janelas de transferências. Aos 31 anos, o argentino não está tendo chances no clube alemão e deve deixá-lo nesta janela. Último clube dele na América do Sul, o River Plate está de olho na possibilidade, como informou o jornalista César Luis Merlo. Outros clubes brasileiros, como Grêmio, Internacional, Palmeiras e Botafogo já tiveram seus nomes ligados ao jogador. A pedida do jogador, no entanto, não é baixa, o que pode dificultar as negociações. O Cruzeiro segue monitorando-o e sonha em tê-lo para completar uma dupla decisiva com Dinenno.
🚨 REGISTRO: A busca do Cruzeiro por Alario não é apenas uma oportunidade de mercado. O Maior de Minas deseja ter três opções de centroavante para 2024, seguindo aquela ideia de não depender de apenas um jogador decisivo. Rafa Silva já foi anunciado, Dinenno está encaminhado e o… pic.twitter.com/JUOkcx5yjp
— Portal Cruzeiro Notícias (@PZeiroNoticias) December 30, 2023
Cruzeiro busca a mínima chance de errar
No início de 2023, quando contratou Gilberto, praticamente todo mundo, seja torcedores, especialistas ou jornalistas, davam essa como uma contratação certeira, de um artilheiro, de um jogador que havia saído do Brasil com ótimos números defendendo o Bahia. No entanto, como no futebol nada é certeza (nem mesmo contratar o Messi ou o Cristiano Ronaldo, PSG e United que o digam), Gilberto acabou se tornando a grande decepção do ano cruzeirense.
Para 2024, o Cruzeiro quer então contratar jogadores com maior poder ainda de decisão, que têm ainda mais chance de darem certo e não decepcionar. Mas, como há sempre essa chance, o clube quer ter pelo menos dois atacantes com a característica de ser decisivo.
Matheus Pereira agradece
Principal contratação do Cruzeiro no meio da temporada, Matheus Pereira chegou ao Cruzeiro com enorme status. Apesar dos números frios (gols e assistências) não contarem isso, ele demonstrou evolução notória no decorrer dos jogos após uma lesão e se tornou um grande criador de chances. No entanto, como o ataque cruzeirense não funcionava para definir bem as jogadas, ele acabou ficando com números abaixo do esperado. Para 2024, com mais jogadores com poder de decisão na frente, quem conseguem aproveitar mais as chances, a tendência é de que ele evolua ainda mais, principalmente nas estatísticas.
🔎 Matheus Pereira entre todos do @Cruzeiro com Paulo Autuori:
1º em Nota Sofascore (7.41)
1º em assistências (1)
1º em grandes chances criadas (3)
1º em passes decisivos (14)
1º em cruzamentos certos (7)
1º em faltas sofridas (12)
1º em passes certos no terço final (89)— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) December 7, 2023