Nicolás Larcamón antecipa Cruzeiro e anuncia acordo com atacante Juan Dinenno vindo do Pumas
Novo treinador do Cruzeiro, Nicolás Larcamón falou por telefone ao vivo com programa televisivo e confirmou acerto com atacante argentino Juan Dinenno
O argentino Nicolás Larcamón, novo treinador no Cruzeiro, antecipou o clube e anunciou o acordo para a contratação do centroavante Juan Dinenno, que estava no Pumas do México. A declaração aconteceu durante participação do técnico no programa Caliente TV, do México, nessa quinta (28). Os apresentadores ligaram para o novo comandante da Raposa e tiveram uma longa conversa ao vivo.
— Já está resolvido, acordado, ainda não é oficial, mas entendo que está tudo muito próximo disso. Algo muito positivo — celebrou Larcamón.
Novo comandante da Raposa, Larcamón trabalhou no Puebla e no León, ambos clubes mexicanos, antes de se acertar com o Cruzeiro. O técnico garantiu que terá um olhar especial para o mercado do país norte-americano, o qual conhece muito bem.
— Os jogadores mexicanos demonstraram qualidade para mim, têm uma capacidade de jogar partidas internacionais. Mas temos que ver as possibilidades em função também da minha equipe. Há jogadores com hierarquia mais que suficiente para desempenhar tanto no mercado brasileiro como no europeu — apontou Nicolás.
O treinador argentino também aproveitou a oportunidade para comemorar a chance de trabalhar no futebol brasileiro e comandar um time como o Cruzeiro.
— Estou muito contente. Significa um passo muito grande na minha carreira, chegar em um novo mercado, em uma das maiores instituições da história do Brasil — afirmou Larcamón.
Nicolás Larcamón revelou que ainda não chegou ao Brasil, mas é certo que o argentino estará presente na reapresentação do time, no dia 5 de janeiro.
Juan Dinenno se despede do Pumas
Apesar do Cruzeiro não comentar negociações, antes mesmo da declaração de Nicolás Larcamón, o torcedor celeste já havia se animado com a chegada do argentino Juan Dinenno. Além da confirmação do acordo dada pelo jornalista argentino César Luis Merlo, o centroavante havia postado a foto de um texto de despedida para a torcida do Pumas, que o tem como um ídolo.
— Vivi muitas coisas nesta equipe (…), tanto boas quanto ruins. Nas derrotas, senti imediatamente a sede de vingança, e sempre tentei alcançar as conquistas que este clube merece. Não sei mais quantos jogos farei, o que sei é que o meu amor por este clube continuará até o fim, não importa o que aconteça com a minha carreira profissional. É difícil colocar em palavras o quanto cresci neste tempo, não só como jogador, mas também como pessoa, e sei que o veículo que me permitiu fazê-lo foi o Pumas, e é o que mais valorizo. É verdade que nos momentos difíceis senti uma tristeza e um desamparo difícil de descrever, e atribuo isso à ligação que sinto com o lugar onde estou — escreveu Juan Dinenno.
Juan Dinenno já se despediu do Pumas.
Jogador vai assinar com o Cruzeiro por 3 anos. 🫡 pic.twitter.com/121O3gYzRd
— João Paulo (@Joao_Paulo1921) December 27, 2023
A parte final do texto do jogador deixa claro que ele está de saída do clube, mesmo tendo contrato até dezembro de 2024.
— No dia em que cheguei, fiz uma promessa numa entrevista que mantenho até hoje: dar tudo o que estava ao meu alcance para ajudar o plantel a atingir os objetivos propostos, e farei isso até o dia da partida. Tenho consciência de que nem sempre fui o melhor Juan Dinenno em campo, mas tenho certeza de uma coisa: procuro sempre ser, não só em cada jogo, mas também em cada dia, em cada treino e em cada conversa com um companheiro. O futebol é dinâmico e tudo acontece. Não tenho dúvidas de que a despedida vai doer, mas valerá a pena, porque enquanto estive no clube, gostei de me sentir parte dele — despediu-se o atacante argentino de 29 anos.
Carreira de Juan Dinenno
Cria do Racing, Dinenno, de 1,86m, estreou no time de Avellaneda em 2014, mas não teve muito espaço e acabou sendo emprestado aos clubes argentinos Temperley e Aldosivi para ganhar rodagem nos dois anos seguintes. Com números tímidos nas passagens, Juan retornou ao Racing para novamente ser cedido por empréstimo, desta vez para o futebol equatoriano.
A mudança pro Equador fez muito bem ao atacante, que finalmente começou a despontar com o potencial que prometia. Pelo Deportivo Cuenca, em 2017, marcou 21 gols e deu cinco assistências em 46 partidas. Retornou ao Racing e, em 2018, foi novamente emprestado pro futebol equatoriano, dessa vez ao tradicionalíssimo Barcelona, onde manteve sua média: marcou 17 gols e deu seis assistências em 42 partidas. Com o time de Guayaquil não exercendo o poder de compra, novamente Juan retornou para Avellaneda e novamente foi emprestado, dessa vez ao futebol colombiano, para o grande e tradicional Deportivo Cali.
Pelo Decano, El comandante brilhou, marcando 27 gols e dando seis assistências, em 55 partidas jogadas. Números excelentes que fizeram o clube colombiano comprar o seu passe, por 700 mil euros.
Só que os excelentes números não chamaram só a atenção dos colombianos, como também a dos mexicanos do Pumas, que um mês depois da aquisição feita pelo Deportivo Cali, chegaram na mesa com uma impressionante proposta de 4,2 milhões de euros. Esta foi irrecusável tanto para o time de Cali, quanto para o atleta, que se transferiu ao clube, onde viria a se tornar, como já dito antes, uma referência técnica para o ataque.
Dispensando comentários, “El Comandante” marcou 60 gols e deu 10 assistências em 147 jogos pelos Felinos, se tornando um xodó da torcida e um dos jogadores de maior destaque em solo mexicano.