Brasil

Reforço de peso: Cruzeiro anuncia Álvaro Barreal com expectativa de alto rendimento

Polivalente, Álvaro Barreal chega emprestado pelo FC Cincinnati, dos Estados Unidos, até o fim de 2024; Cruzeiro pode exercer cláusula de compra durante cessão

O Cruzeiro anunciou oficialmente a contratação do ala argentino Álvaro Barreal, de 23 anos, que estava no FC Cincinnati, dos Estados Unidos. O garoto chega emprestado até o fim de 2024, com uma cláusula de opção de compra que pode ser exercida até o encerramento do contrato do jogador com a Raposa. Estima-se que para ficar em definitivo com a promessa, o clube celeste tenha que desembolsar aproximadamente R$ 20 milhões. O time mineiro aceitou pagar cerca de R$ 1 milhão pela cessão do atleta durante a temporada atual.

Álvaro Barreal é um ala-esquerdo, que também pode jogar nas duas pontas. O jogador se destaca pelos dribles, qualidade nos cruzamentos e nas finalizações, em especial de fora da área, e em bolas paradas. Mesmo se tratando de um jogador muito incisivo, que costuma causar problemas em suas infiltrações, o jovem argentino também cumpre bem as funções defensivas determinadas para ele.

Ainda não se sabe onde Nicolás Larcamón, treinador do Cruzeiro, irá utilizá-lo, mas sendo um atleta polivalente, o garoto traz novas e valiosas opções para seu comandante. A Trivela trouxe detalhes sobre o estilo de jogo e principais características de Barreal.

Barreal chega trazendo expectativa alta

Apesar de estar vindo da MLS, a liga norte-americana de futebol, enxergada num patamar abaixo de competitividade, a expectativa é que Álvaro Barreal torne-se peça chave no time do Cruzeiro. Desde o início de sua carreira, o atleta era visto como uma grande promessa e se ainda não alcançou seu potencial, ainda com 23 anos, pode se dizer que há tempo para isso. Além disso, se estava num campeonato mais fraco, o argentino fez seu papel, sendo um grande destaque do seu clube e acumulando números impressionantes em sua passagem.

Outro motivo que justifica a expectativa em seu futebol é que Barreal chega para jogar aberto, focado principalmente no momento ofensivo da equipe celeste, uma carência do time do Cruzeiro hoje, que tem opções pouco confiáveis e ainda não consolidadas para a função. Com isso, a tendência é que ele seja titular e forme boa dupla com o meia Matheus Pereira, um dos grandes destaques da Raposa.

Também podemos citar o fato de que Álvaro Barreal se destaca jogando pela esquerda, sendo um canhoto. Por isso, podemos esperar bons cruzamentos, uma de suas especialidades, que procurem Juan Dinenno, centroavante especialista no cabeceio, dando mais uma razão para os adversários se preocuparem. E se receber e marcação cerrada, o argentino acabará abrindo espaços para outros companheiros, que poderão se aproveitar da sua presença em campo.

Carreira de Álvaro Barreal

Álvaro Barreal começou sua carreira no Vélez Sarsfield, que possui uma das melhores “canteras inferiores” da América do Sul, conhecida por revelar muitos talentos. Entre os mais recentes, podemos destacar Maxi Perrone, Thiago Almada e Gianluca Prestianni.

Barreal subiu para o profissional do Vélez no ano de 2018, mas foi utilizado poucas vezes nos fortineros, marcando apenas um gol pela equipe profissional. Com pouco espaço, mas com muito potencial, o jovem buscou novos ares e acabou se transferindo para a MLS, a liga norte-americana, em 2020, um movimento questionável para época, por se tratar de um jogador de muito futuro. Apesar da situação causar certo estranhamento, a ida de jovens sul-americanos promissores para o futebol dos Estados Unidos tem sido cada vez mais frequente e não representa, necessariamente, algum problema com o atleta.

Álvaro Barreal chegou ao Cincinatti com expectativa de se tornar o grande jogador que seu potencial prometia. Após um começo tímido, tendo marcado seu primeiro gol apenas em sua oitava partida pelo clube norte-americano, o argentino encaixou uma sequência de ótimos jogos, dando assistências e marcando gols, atuando como um ponta-direita.

Álvaro Barreal obteve muito sucesso jogando na MLS, pelo FC Cincinnati
Álvaro Barreal obteve muito sucesso jogando na MLS, pelo FC Cincinnati – Foto: Icon Sport

Depois do bom momento, Barreal chegou a passar por um período em baixa, onde foi reserva por algumas partidas, mas logo retomou a condição de titular, voltando a apresentar bons números, e completando uma boa primeira temporada de adaptação.

Na temporada de 2022, atuando como ponta esquerda, o jogador argentino teve ótimos números, marcando oito gols e anotando cinco assistências, sendo peça importante no time do Cincinatti. Ainda no ano em questão, o jovem também atuou em algumas partidas como ala, função que, a partir daí, começou a executar com maestria.

Iniciando a temporada de 2023 já na função de ala, Álvaro se destacou por sua velocidade, criatividade e qualidade na definição de jogadas, tomando quase sempre a decisão correta no último terço do campo e sendo impactante para sua equipe.

O jogador chama a atenção também pela verticalidade. Reúne características e ações que se um ala/ponta consegue ter/executar com precisão, pode se tornar um jogador de importância gigantesca para qualquer equipe. Na temporada de 2023, Álvaro Barreal marcou oito gols e anotou doze assistências em 46 jogos, números bastante expressivos para um ala, sendo o ano passado o melhor de sua ainda curta carreira até então.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo