Brasil

Como joga Álvaro Barreal, ponta argentino que se aproxima do Cruzeiro

Ponta que também pode atuar como ala, Álvaro Barreal, de 23 anos, chega ao Cruzeiro emprestado pelo FC Cincinnati, dos EUA, com opção de compra

O Cruzeiro segue em busca de reforçar seu elenco para a temporada de 2024 e está próximo de anunciar uma nova contratação: o ponta argentino Álvaro Barreal, de apenas 23 anos, que pertence ao FC Cincinnati, dos Estados Unidos. A negociação foi adiantada pelo portal Pasión Fortinera. Revelado pelo Vélez Sársfield, o atleta é pouco conhecido no Brasil e, por isso, a Trivela se uniu ao especialista em futebol sul-americano Michael Vinícius (@mikezfps) para falar sobre as características do jogador.

Barreal, que foi um dos 11 finalistas do prêmio Puskas, da FIFA, de gol mais bonito da temporada de 2023, assinará um contrato de empréstimo com opção de compra, modelo de negócio que tem sido adotado pela diretoria do Cruzeiro.

Carreira de Álvaro Barreal

Álvaro Barreal começou sua carreira no Vélez Sarsfield, que possui uma das melhores “canteras inferiores” da América do Sul, conhecida por revelar muitos talentos. Entre os mais recentes, podemos destacar Maxi Perrone, Thiago Almada e Gianluca Prestianni.

Barreal subiu para o profissional do Vélez no ano de 2018, mas foi utilizado poucas vezes nos fortineros, marcando apenas um gol pela equipe profissional. Com pouco espaço, mas com muito potencial, o jovem buscou novos ares e acabou se transferindo para a MLS, a liga norte-americana, em 2020, um movimento questionável para época, por se tratar de um jogador de muito futuro. Apesar da situação causar certo estranhamento, a ida de jovens sul-americanos promissores para o futebol dos Estados Unidos tem sido cada vez mais frequente e não representa, necessariamente, algum problema com o atleta.

Álvaro Barreal chegou ao Cincinatti com expectativa de se tornar o grande jogador que seu potencial prometia. Após um começo tímido, tendo marcado seu primeiro gol apenas em sua oitava partida pelo clube norte-americano, o argentino encaixou uma sequência de ótimos jogos, dando assistências e marcando gols, atuando como um ponta-direita.

Depois do bom momento, Barreal chegou a passar por um período em baixa, onde foi reserva por algumas partidas, mas logo retomou a condição de titular, voltando a apresentar bons números, e completando uma boa primeira temporada de adaptação.

Álvaro Barreal é um jogador versátil, que pode ser útil em diversas situações de jogo
Álvaro Barreal é um jogador versátil, que pode ser útil em diversas situações de jogo – Foto: Icon Sport

Estilo de jogo de Álvaro Barreal

Na temporada de 2022, atuando como ponta esquerda, o jogador argentino teve ótimos números, marcando oito gols e anotando cinco assistências, sendo peça importante no time do Cincinatti. Ainda no ano em questão, o jovem também atuou em algumas partidas como ala, função que, a partir daí, começou a executar com maestria.

Iniciando a temporada de 2023 já na função de ala, Álvaro se destacou por sua velocidade, criatividade e qualidade na definição de jogadas, tomando quase sempre a decisão correta no último terço do campo e sendo impactante para sua equipe.

O jogador chama a atenção também pela verticalidade. Reúne características e ações que se um ala/ponta consegue ter/executar com precisão, pode se tornar um jogador de importância gigantesca para qualquer equipe. Na temporada de 2023, Álvaro Barreal marcou oito gols e anotou doze assistências em 46 jogos, números bastante expressivos para um ala, sendo o ano passado o melhor de sua ainda curta carreira até então.

Versatilidade e capacidade de construção

Se engana quem pensa que o jovem só vai conseguir desempenhar essa função de ala. Mais maduro, Álvaro Barreal hoje é um jogador muito versátil. Pode jogar em ambos os lados do campo, tanto como ala, quanto como ponta, e continuar a entregar os mesmos ou até melhores números do que entregou no melhor ano de sua carreira. Além disso, o argentino se trata de um construtor, que tem capacidade de preparar muitas jogadas para seus companheiros.

O jogador de 23 anos é uma adição de peso para equipes que estão carentes de um ponta ou ala de qualidade. Além de tudo, Barreal é um excelente cobrador de faltas, tendo feito gols importantes pelo Cincinatti.

Pontos fortes de Álvaro Barreal

  • Passe
  • Velocidade
  • Finalização
  • Bolas paradas
  • Criatividade

Pontos fracos de Álvaro Barreal

  • Marcação
  • Jogo Aéreo

Michael Vinícius conta que Álvaro Barreal é um jogador completo no que se diz respeito aos lados do campo, podendo atuar em diversos modelos de jogos e formações táticas, recuado ou avançado, em times reativos ou propositivos.

Para o analista, uma vinda ao Brasil potencializaria o jogador, já que ele seria testado em enfrentamentos mais técnicos e jogos mais disputados, o que poderia ser fundamental para a evolução do atleta, que tem apenas 23 anos de idade. Segundo Michael, o Cruzeiro seria, sem dúvidas, o maior desafio da carreira do garoto. Michael finalizou afirmando que vir ao Brasil será um passo acima na carreira de Barreal.

Além disso, se trata de um negócio de baixo risco, visto que caso ele decepcione, o Cruzeiro não precisa adquiri-lo em definitivo. Álvaro Barreal, que é polivalente, ainda seria mais uma opção para posições que serão bastante exigidas por Nicolás Larcamón em 2024. E sua baixa idade indica que o jogador pode evoluir bastante, se tornando um jogador ainda mais completo, podendo render uma boa venda no futuro.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo