Investigação da PF no Corinthians atrapalha planos de Augusto Melo para se livrar do impeachment
Presidente corintiano tentava aproiximação com o Conselho Deliberativo, mas revisões de contratos indicam movimento contrário
A Polícia Federal investiga possíveis irregularidades em relação à empresa de segurança que presta serviço ao Corinthians atualmente.
No último dia 13 de novembro, agentes da PF estiveram no Centro de Treinamentos das categorias de base do Timão e recolheram documentos relacionados à prestação de serviços da Kiara Segurança Privada com o clube alvinegro.
A informação foi inicialmente publicada pela Gazeta Esportiva e confirmada pela Trivela.
Através de nota enviada à reportagem, o Corinthians afirmou que “a Polícia Federal esteve no Centro de Treinamento das categorias de base para verificar o contrato da empresa de segurança que atende ao Clube naquele departamento”. A equipe alvinegra ainda acrescentou informando que “os documentos solicitados foram apresentados às autoridades”.
De acordo com apuração da Trivela, o presidente Augusto Melo está tranquilo com a investigação, pois entende que todos os contratos com a empresa de segurança estão regulares.
Para pessoas próximas ao mandatário corintiano, essa é mais uma situação política para minar a gestão do clube alvinegro.
Em relação ao caso da empresa de segurança, o principal motivo é que a investigação da PF partiu através de uma denúncia. Para a cúpula de Augusto, esse movimento teve motivação política, ainda que não se saiba a identidade do denunciante.
Investigação fragiliza Augusto Melo no Conselho Deliberativo
Desde que a Comissão de Ética do Corinthians recomendou a suspensão do processo de impeachment contra Augusto Melo até o fim das investigações do Caso Vai de Bet, o presidente corintiano fazia movimentos de aproximação ao Conselho Deliberativo.
Mesmo com o parecer da comissão, cabe aos conselheiros voltarem a destituição de Melo da presidência do Timão.
Com a má fase do Corinthians em campo, sobretudo no fim de outubro com as eliminações na Copa do Brasil e Sul-Americana, as lideranças do Conselho optaram por aguardar a votação para evitar reflexos esportivos.
Porém, com a recuperação corintiana nas quatro linhas nos últimos jogos, o assunto voltou a ganhar repercussão internamente e um dos motivos são as investigações nos contratos em diversas áreas.
A ação da Polícia Federal corrobora com a continuação das apurações também através dos órgãos internos do clube e enfraquece a estratégia de Augusto Melo de reconquistar a confiança dos conselheiros e se defender de uma possível destituição no Corinthians.
Atualmente, o cenário do Conselho se desenha favorável a um possível impeachment do atual presidente corintiano, o que já seria o suficiente para um afastamento provisório de Augusto do cargo até a votação definitiva através de Assembleia de Sócios.
Além de Augusto Melo, Fred Luz também é alvo
As avaliações internas dos conselheiros à administração corintiana também passam pelo descontentamento com o trabalho de Fred Luz, consultor designado pela empresa Alvarez & Marsal, contratada pelo Timão.
Fred tem poderes de CEO, mas a atuação dele no clube alvinegro desde o início de junho é contestada internamente.
Os conselheiros temem que o consultor atue internamente para a transformação do Timão em SAF, devido ao histórico dele e da empresa que trabalha em outros clubes como Coritiba e Cruzeiro.
No começo da pressão, Augusto Melo se mostrou disposto a defender Fred Luz com unhas e dentes. O cenário, no entanto, mudou há algumas semanas.
Além de se transformar um escudo para o presidente corintiano na busca por conquistar novamente o Conselho Deliberativo, o consultor se mostrou custoso.
Inicialmente, a ideia era ter Fred como o CEO do clube, mas para isso era necessário que o profissional se desligasse da Alvarez & Marsal, evitando conflito de interesses.
Um novo acordo foi feito para que ele mantivesse o vínculo com a empresa de consultoria e, ainda assim, trabalhasse no Corinthians.
Porém, a visão da direção corintiana em relação ao custo-benefício de Fred Luz não é positiva e nos próximos dias é previsto um estudo de informações para sustentar essa interpretação. Isso pode ocasionar no desligamento do consultor.