Corinthians: Augusto Melo diz que impeachment não tira sono e foca em planejamento para 2025
Augusto Melo classificou a politica corintiana como efervescente e pontuou a necessidade de se lidar com esse tipo de pressão
Presidente do Corinthians, Augusto Melo esteve presente na cerimônia que definiu os grupos da primeira fase do Campeonato Paulista de 2025.
No entanto, nem o próprio dirigente sabe se estará à frente do clube alvinegro até lá. Isso porque ele é alvo de um pedido de impeachment que está no Conselho Deliberativo.
Uma lista com 86 assinaturas de conselheiros foi entregue em agosto ao órgão. E entre as principais alegações estão aquelas envolvendo o caso Vai de Bet.
Há uma investigação em aberto na Polícia Civil e Gaeco sobre um possível esquema de corrupção na intermediação do contrato firmado entre o Corinthians e a antiga patrocinadora.
A situação já passou pela Comissão de Ética, que recebeu a defesa de Augusto Melo, e como parecer indicou a continuidade do processo de destituição do presidente somente após o encerramento do inquérito policial.
No entanto, de acordo com apuração da Trivela, os conselheiros pretendem votar o impeachment de Augusto mesmo assim e a tendência é que a sequência do processo seja aprovada, o que afastaria o atual mandatário da função temporariamente até uma nova e definitiva votação, desta vez em assembleia de sócios.
Augusto Melo, no entanto, entende o cenário político conturbado e garante que a possibilidade de desligamento do cargo não é algo que tira o sono dele.
– Não, cara (tira o sono). O Corinthians é isso, uma política efervescente todos os dias. A gente tá acostumado com isso. Quem não estiver acostumado a essa pressão não pode ficar lá dentro. A minha preocupação é tirar o Corinthians dessa situação, focar no nosso planejamento e isso não entra no meu pensamento nesse momento – disse Augusto em zona mista realizada no estádio do Pacaembu nesta terça-feira (12).
Foco no fim do Brasileirão e planejamento para a próxima temporada
Faltando cinco jogos para acabar o Campeonato Brasileiro, o Corinthians praticamente não tem mais chances de ser rebaixado à segunda divisão, algo que o clube lutou durante todo o campeonato.
Ainda assim, Augusto garante que o grupo está focado nas partidas restantes na temporada.
– Estou preocupado em terminar o Campeonato Brasileiro. Estou muito focado com a equipe para que a gente possa terminar o campeonato e tirar o Corinthians dessa situação. Esse é o nosso primeiro foco e depois vamos pensar no resto – pontuou o presidente.
Entretanto, isso não significa que o Timão não já não pensa na próxima temporada.
O planejamento para 2025 já começou e, inclusive, em dado momento Augusto Melo garantiu que a equipe alvinegra chegará muito mais forte na próxima temporada.
Sequência de vitórias ajudou start corintiano para 2025
Com quatro vitórias consecutivas no Brasileirão e cada vez mais distante da zona do rebaixamento à segunda divisão, o Corinthians agora sonha com uma vaga na Libertadores.
Com o título do Flamengo na Copa do Brasil no último domingo (9), o grupo de classificados para a competição nacional já passou para sete times. E pode ampliar ainda mais dependendo dos resultados nas finais da Sul-Americana e Libertadores, que acontecem nos próximos dois fins de semana.
Dependendo do que acontecer nessas partidas, o pelotão pode chegar até nove equipes. No momento, o Corinthians é o décimo colocado.
Com confrontos diretos a serem disputados contra Cruzeiro, Vasco e Bahia, o grupo alvinegro acredita que pode disputar a principal competição continental no ano que vem. O que de quebra também garantiria o Timão na Copa do Brasil, algo que neste momento a equipe paulista está fora.
Já considerando essas possibilidades, o departamento de futebol corintiano trabalha para reforçar a equipe com contratações pontuais, após nove atletas chegarem no meio do ano.
O executivo de futebol Fabinho Soldado é quem lidera esse planejamento, mas com anuência de Augusto Melo e participação de outros setores do clube, com os departamentos financeiro e jurídico.