Pacto, tabela e G9: Corinthians sonha com Libertadores e duelo contra o Vitória é crucial
Timão enfrenta a equipe baiana nesse sábado (9), às 16h30 (de Brasília), no Barradão, em Salvador.
Menos pressionado após o triunfo no clássico contra o Palmeiras e a abertura de quatro pontos em relação a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrenta o Vitória neste sábado (9) para definitivamente brigar por coisas maiores na competição nacional.
As duas equipes ganharam os três últimos compromissos no Brasileirão e agora se encaram em confronto direto em Salvador.
Para o Timão, voltar para São Paulo com os três pontos também significará o fim definitivo da luta contra o descenso e o início da busca por algo maior nas últimas seis rodadas do Brasileiro.
O elenco corintiano entende que o compromisso no estádio do Barradão pode ser um divisor de águas para os dois times envolvidos e sair vencedor colocará o clube alvinegro em condição até mesmo de disputar a Libertadores e, consequentemente, a Copa do Brasil na próxima temporada.
Essa visão faz parte de um pacto firmado por jogadores, comissão técnica e o departamento de futebol para conquistar o máximo de pontos possíveis até o fim da temporada.
No entendimento do grupo, o plantel atual está “pagando a conta” pelo insucesso corintiano na primeira parte do campeonato e, na verdade, merece brigar por coisas maiores.
Para o Corinthians, triunfo sobre o Vitória pode garantir Sul-Americana, mas chance de G9 empolga ainda mais o clube alvinegro
No Corinthians, a possibilidade de terminar na primeira parte da tabela do Brasileirão é vista como real.
E a expectativa para isso passa muito pelas grandes chances da competição nacional terminar com nove times classificados para a próxima edição da Libertadores.
Além de poder disputar a principal competição entre clubes da América do Sul, jogar a Liberta representa para o Timão o ingresso à Copa do Brasil.
A ausência corintiana no torneio nacional era dada como certa após a desclassificação do clube alvinegro na semifinal da Sul-Americana há uma semana.
Desde a temporada atual, o critério para a classificação à Copa do Brasil é o desempenho nos estaduais. A exceção fica pelos clubes que jogam a Libertadores e entram diretamente na terceira fase do campeonato.
Enquanto isso, o regulamento do Campeonato Brasileiro prevê que os quatro primeiros colocados disputam diretamente a fase de grupos da Liberta, enquanto os dois seguintes (quinto e sexto) jogam uma fase preliminar.
Cariocas e mineiros podem ajudar sonho do Corinthians no fim da temporada atual
No entanto, o G6 pode virar G9, pois Flamengo e Atlético-MG estão envolvidos na final da Copa do Brasil, o próprio Galo também está na decisão da Libertadores, e o Cruzeiro a um jogo de conquistar a Sul-Americana.
Os times cariocas envolvidos nas decisões em aberto também ocupam lugares mais altos na tabela do Brasileiro. Já os mineiros estão em partes intermediárias.
Desta forma, a tendência é que oito times brasileiros se classifiquem à Libertadores de 2025, devido a decisão da competição continental deste ano envolver duas equipes do Brasil.
Portanto, a nona vaga dependerá do sucesso cruzeirense contra o Racing, da Argentina, na final da Sul-Americana.
Corinthians aposta em tabela para chegar ao G9 do Brasileirão
O Corinthians trata a tabela que terá nos últimos jogos do Brasileiro como fator crucial para terminar a competição nacional entre os nove primeiros.
Além do confronto direto contra o Vitória, a equipe alvinegra terá pela frente outras equipes que possuem a mesma briga pela pré-Libertadores, casos de Cruzeiro, Vasco, Bahia e Grêmio.
Dessas quatro partidas, três (Cruzeiro, Vasco e Bahia) serão na Neo Química Arena, casa corintiana.
Inclusive, o duelo contra a Raposa está marcado para o dia 20 de outubro, semana anterior à final da Sul-Americana, onde os mineiros também estão envolvidos. Assim, os cruzeirenses devem jogar com os reservas.
No entanto, em caso de derrota na decisão continental, o Cruzeiro passará a ser um dos adversários diretos do Timão a uma vaga na fase prévia da Libertadores de 2025 via Brasileiro. Fora que isso também impossibilitaria a formação do G9.
Outra questão envolvendo as finais em aberto está no Atlético-MG, que foi derrotado pelo Flamengo no jogo de ida pela Copa do Brasil por 3 a 1, com isso joga volta neste domingo (10), em desvantagem.
Se perder a competição nacional e a decisão da Libertadores contra o Botafogo, o Galo também se tornará um dos adversários corintianos por uma vaga prévia na Liberta do ano que vem.
Outro fator que anima o Corinthians com a tabela que possui na reta final do Brasileirão é não ter mais partidas contra o pelotão superior da classificação formado por: Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, Flamengo e São Paulo.
Os outros, incluindo o Atlético-MG, têm pelo menos um confronto diante de uma das equipes do G6.
Com uma série de confrontos diretos e sem enfrentar o “big six” nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, o Corinthians entende que só depende dele para terminar na primeira página da tabela na competição nacional e, como prêmio, isso pode levá-lo a uma impensável Libertadores em 2025.