Brasil

Autonomia? Como novo CEO do Corinthians ainda ficará abaixo de diretores no clube

Apresentado nessa quarta-feira (03), Fred Luz adotou discurso otimista e disse ver Corinthians com maior potencial que o Flamengo para se reerguer

Ainda que tenha sido contratado para gerenciar os departamentos do Corinthians, Fred Luz, que assume a função de CEO do clube alvinegro nesta quarta-feira (03), ainda precisará se reportar aos diretores estatutários no Timão, que serão responsáveis pela tomada de decisões acerca da instituição. 

Caberá, portanto, a Fred e aos demais executivos que atuam na instituição apresentar caminhos e executar os processos que, antes, serão discutidos em comissões com a direção corintiana. 

Esses grupos e, também, a escolha dos diretores responsáveis pelas assinaturas dos contratos nas áreas determinadas é feita, como de costume, pelo presidente Augusto Melo. 

Ainda assim, o mandatário corintiano pretende dar bastante espaço para Fred Luz apresentar as suas estratégias e conduzir de forma profissional as definições em todos os departamentos do Corinthians, diferentemente do que vinha acontecendo no clube e que motivou a saída de alguns diretores recentemente, como Rozallah Santoro (que cuidava da parte financeira) e Yun Ki Lee (responsável pelo jurídico). 

De toda forma, a estrutura no Timão ainda pode gerar conflito no caso das soluções apresentadas pela equipe executiva, principalmente se elas não forem aprovadas pelos diretores estatutários. 

Criação de comitês para organizar o trabalho no Timão

Inicialmente, todos os funcionários com cargo executivo e os diretores estatutários do Corinthians vão se reunir com Fred Luz e Augusto Melo semanalmente. Há a possibilidade desse coletivo ser desmembrado em comitês que trabalhem assuntos específicos, sendo eles pastas como o departamento financeiro, marketing, futebol, etc. 

Nos grupos, a participação do presidente não será tão assídua, mas, sim, de Fred, dos profissionais dos setores e diretores direcionados pela presidência para responder sobre o assunto. 

Também é trabalhada, na parte financeira, a criação de um comitê consultivo com corintianos que possuem papéis de sucesso em grandes corporações, mas que não estão envolvidos na política do clube. A criação desta comissão foi de sugestão da Ernst & Young, empresa privada que presta serviço de consultoria ao Timão desde o início do ano e será adotada por

pedro silveira novo diretor financeiro Corinthians
Pedro Silveira (foto), novo diretor financeiro, foi apresentado ao lado de Fred Luz, novo CEO do Corinthians – Foto: Agência Corinthians

Entre outros nomes, farão parte deste grupo:

  • Marcelo Bacci – CFO da Suzano Celulose
  • Renato Breia – Sócio Noth Wealth
  • Alexandre Manoel – Sócio e economista-chefe da AZ Quest

— Eles ajudarão a fazer uma avaliação precisa da situação financeira do Corinthians e trarão sugestões para que eu e o Fred possamos tentar implementar aqui, respeitando toda a hierarquia do presidente e todos os órgãos do Corinthians — disse Silveira.

“Corinthians vai sofrer, mas menos que o Flamengo”, afirma Fred Luz

Fred Luz, que participou da reestruturação administrativa do Flamengo, entre 2014 e 2018, durante a gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello, acredita que o clube alvinegro tem potencial para obter sucesso mais rápido do que a equipe Rubro-Negra, que precisou conter despesas e controlar dívidas antes de fazer grandes investimentos no futebol. 

O novo CEO admite que ainda não teve tempo para avaliar o tamanho e o período de retenção, mas não escondeu a expectativa de bons frutos para o clube alvinegro em médio e longo prazo.

— A situação relativa do Corinthians em relação ao Flamengo daquela época é muito melhor. Não quer dizer que o Corinthians não tenha problemas graves, porque tem. Mas nós temos que ter todos nós aqui em mente que não tem salvador da pátria. Vamos trabalhar em conjunto, liderados pelo presidente, e com um grupo profissional muito empenhado em trabalhar em equipe. Sem querer ser ufanista, as possibilidades do Corinthians são reais. Mas ficando claro que no começo é sofrimento — disse Fred em sua apresentação no CT Joaquim Grava, nesta quarta-feira (3).

Novo CEO não vai interferir na escolha do técnico

Fred Luz foi apresentado ao Corinthians no dia seguinte à demissão do técnico António Oliveira. O CEO corintiano, no entanto, disse não ser capaz de tomar esse tipo de decisão e que ela será tomada pelo departamento de futebol, atualmente coordenado por Fabinho Soldado. 

– Eu não me julgo uma pessoa capacitada para questões específicas do futebol. Qual vai ser o técnico? Não me julgo capacitado para escolher o melhor técnico. O ideal é que pessoas experientes nesse assunto tenham responsabilidade e tenham uma opinião melhor que a minha. Assim como olhar para um jovem e dizer que ele vai dar jogador. Não é minha praia, não sei avaliar isso. Claro que aprendi muita coisa, ouvi muita história, mas não tenho o nível das pessoas que estão trabalhando nessa área, é até um desrespeito. Todo mundo que vê futebol diz que entende de futebol, e não é verdade. Entendem de ser torcedor, gerenciar o futebol por dentro é outra história. Cada macaco no seu galho – destacou. 

Fred deixou claro que ainda não conseguiu avaliar como deseja o futebol corintiano, mas ressaltou a experiência curta de ter trabalhado com Soldado no Flamengo, em 2018. No entanto, Fabinho exercia outra função no clube carioca naquela época, atuando como observador técnico na época. Depois, já sem Fred, o profissional exerceu os trabalhos de head scout e gerente de futebol. 

– Não entrei nos detalhes do departamento. Vendo de fora, não acompanho tanto. Vejo que o resultado esportivo não está bom, mas isso pode ocorrer por diversas questões, que precisamos entender. Conheci o Fabinho no Flamengo e tenho muita confiança no trabalho dele – pontuou Fred Luz.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue à São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é repórter na rádio 9 de Julho, comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília, e narrador freelancer.
Botão Voltar ao topo