Brasil

Corinthians quer manter início avassalador contra o Novorizontino para voltar a grande final da Copinha

Antes marcada para Marília, partida será realizada na Neo Química Arena, em Itaquera, após decisão da Federação Paulista de Futebol

Dois jogos separam o Corinthians de encerrar o jejum de sete anos sem levantar a taça da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a principal competição de base do país. Nesta segunda-feira (22), o alvinegro encara o Novorizontino na semifinal que será realizada às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena. O clube da capital paulista busca o seu 11° título no torneio.

Corinthians é favorito, mas mantém os pés no chão

Depois de um ano conturbado na base – assim como no profissional – com duras eliminações e revezes inesperados, até aqui o Corinthians tem feito uma ótima campanha na Copinha, chegando a semifinal da competição de maneira invicta. O Timãozinho venceu dois jogos da fase de grupos e empatou um: Ji-Paraná (6 x 0); Bangu (1 x 0) e Marília (0 x 0). O mesmo aconteceu nas fases seguintes:

Outro ponto a favor dos comandados de Danilo é a presença ainda maior da torcida. Após disputar todo o torneio na cidade de Marília, no interior paulista, o Corinthians agora joga em seus domínios.  A ideia de trazer o jogo para a Neo Química Arena, foi pensando na estrutura e na demanda da decisão.

Mesmo com um grande apoio recebido nas partidas disputadas em Marília, jogar em Itaquera sempre será um diferencial para o alvinegro. Neste domingo, na primeira rodada do Campeonato Paulista, o time levou mais de 42 mil pessoas ao estádio na vitória diante do Guarani por 1 a 0.

Mesmo com esses fatores, Danilo deixou claro que não tem nada ganho ou conquistado e que passa para os atletas que a cada jogo é preciso melhorar para poder avançar:

— Desde o início eu falei para eles que o campeão se forma jogo a jogo, e que a cada jogou precisamos entrar melhor, e falei agora, próximo jogo precisamos ser melhores do que nesse. – disse o treinador após a classificação diante do América-MG

Começo avassalador tem sido característica do Corinthians

Um dos maiores destaques do Corinthians durante toda essa edição da Copinha é o seu poder ofensivo. Mais do que isso, o time de Danilo tem começado as partidas muito ligado, pressionando o adversário logo nos primeiros minutos. Com gols logo no começo, a equipe se manteve em situação confortável na maioria dos confrontos eliminatórios.

— Desde o primeiro minuto a gente já vai para cima do adversário, criando oportunidades. Quando você sai na frente no jogo é fundamental e graças a Deus nestes últimos jogos a gente está conseguindo sair a frente [no placar] e isso é ótimo, reforçou Danilo.

O elenco do Corinthians na atual edição da Copinha conta com mais experiência do que se espera de uma equipe sub-20.  Além do capitão Léo Maná, outros jogadores já têm passagem pelo profissional como Ryan, volante que inclusive marcou um gol na partida contra o Universitário pelas eliminatórias da Copa Sul-Americana do ano passado. Pedrinho e Luiz Gustavo Bahia também já integraram o time principal na última temporada.

Ainda precisando de mais peças para dar robustez ao elenco de 2024, Mano Menezes deve buscar peças na base para ajudá-lo durante o ano. Um atleta que vem chamando muito a atenção é Breno Bidon, sempre mostrando qualidade no meio-campo e na criação de jogadas do Timãozinho. O setor criativo, inclusive, foi um problema vivido pela equipe profissional durante todo o ano de 2023.

Após a vitória na estreia pelo Campeonato Paulista, Mano Menezes revelou que aguarda o fim da Copinha para integrar jogadores, reforçando que a ideia é não prejudicar o trabalho que vem sendo realizado por Danilo.

— Com a equipe disputando a semifinal da Copinha ficamos privados de jogadores que poderiam estar aí. Mas entendemos que é importante para o clube e para a base, mas vamos logo contar com eles. Agora, o jogador deve ficar focado na semifinal e se o treinador principal já começa a falar outras coisas, daqui a pouco tiro de lá e não quero atrapalhar o Danilo.

Novorizontino chega estruturado para o principal jogo do seu sub-20 

A exemplo do Corinthians, o Novorizontino também está invicto na Copa São Paulo, apesar ter uma vitória a menos que o alvinegro: venceu o Comerical-SP (3 x 1); empatou com Chapecoense (1 x 1) e Jacuipense (1 x 1), nas fases seguintes:

  • Segunda Fase – Novorizontino 2 x 0 Botafogo
  • Terceira Fase – Novorizontino 3 x 0 Tiradentes – PI
  • Oitavas de Final – Novorizontino 3 x 2 São Paulo
  • Quartas de Final – Novorizontino 3 x 1 Athletico-PR

A equipe do interior paulista tem um projeto ambicioso em todas as categorias do seu futebol. Na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado, a equipe profissional ficou no G-6 e ameaçou roubar uma das vagas dos clubes que subiram. Na base não é diferente e a conquista da Copa São Paulo daria ao time de Novo Horizonte um holofote que o projeto merece.

Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo