Brasil

Semifinal da Copinha é o melhor resultado de Danilo no Corinthians desde que assumiu o elenco sub-20

Os Filhos do Terrão amargaram duas eliminações no campeonatos disputados na última temporada

Sob o comando de Danilo Andrade, a equipe sub-20 do Corinthians está a um passo da grande final da Copa São Paulo de Futebol, momento esse que o time não conseguia viver desde o ano de 2020. O Timãozinho segue invicto na competição, com direto a goleadas e até classificação nos pênaltis.

O que também tem chamado atenção é a organização tática do elenco em campo. Isso porque, na maioria dos jogos, os garotos aproveitam as oportunidades do início da partida para balançar a rede e depois formam a linha defensiva, evitando ao máximo que o adversário avance para criar chances. Além disso, apesar da pouca idade dos jogadores, é possível ver no semblante dos garotos uma certa tranquilidade para alcançar os objetivos traçados. Para alguns, isso é reflexo do treinador, que carrega a característica desde a época que atuava como jogador.

Essa será a primeira semifinal de Copinha com Danilo comandando o banco de reservas dos “Filhos do Terrão”, multicampeão com a camisa do Corinthians, o treinador explicou como transmite essa experiência para os garotos:

— Eu já falei para eles, como profissional eu joguei 20 anos, né, por onde eu passei, fui campeão, então eu falo para eles, a gente tem que ter essa gana de vencer com a camisa, ainda mais aqui no Corinthians, que a gente sabe a cobrança que é. O torcedor sempre vem e apoia, então é isso que passo para eles. – disse o treinador em coletiva após a partida

Danilo chegou a duas semifinais em 2023, amargou eliminações e agora terá chance de afastar fantasma

Danilo assumiu o comando do sub-20 do clube em janeiro de 2022, depois da demissão do treinador Diogo Siston e do encerramento das atividades da categoria sub-23 em que ele já era o técnico. Porém, apesar de toda sua experiência como jogador, no banco, ainda não conseguiu conquistar nenhum titulo e tem amargado eliminações.

O ano de 2023 foi frustrante para a categoria, que acumulou reveses em todos os campeonatos que disputou, a começar pela própria Copinha. No Campeonato Brasileiro, o Corinthians foi eliminado pelo Palmeiras. Na primeira fase, ficou com o segundo lugar no grupo B, com 18 pontos. Nas quartas de final, enfrentou o Grêmio e venceu os dois jogos. Mas foi na semifinal, contra o rival, que o clube teve maior dificuldade. No primeiro jogo, o resultado foi um acachapante 5 a 1 para o alviverde, depois, um a zero, dentro da Neo Química Arena.

Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Fluminense, mais uma vez no mata-mata. O Timãozinho manteve a invencibilidade até as quartas de final, mas perdeu o primeiro jogo para o Tricolor por 4 a 0. Na partida da volta conseguiu sair vencedor por 3 a 1, mas acabou eliminado pelo placar agregado em 5 x 3.

Sobrou assim o Campeonato Paulista, esse com o adeus precoce na terceira fase, e o amargo terceiro lugar do grupo, o Corinthians não conseguiu a soma de resultados que precisava para avançar. O time precisava vencer o Água Santa por uma diferença de cinco gols para avançar na competição, mas o resultado foi uma vitória por 2 x 1, insuficiente para a classificação.

Desde então, os Filhos do Terrão focaram na preparação para a Copa São Paulo, e tem conseguido os resultados esperados. Danilo, ao que parece, conseguiu trabalhar o amadurecimento dos garotos diante a pressão do mata-mata, tendão de Aquiles do time no último ano.

— Graças a Deus, nesses últimos jogos do mata-mata a gente ta conseguindo sair a frente e isso é ótimo. Desde o início eu falei para eles que o campeão se forma jogo a jogo, e que a cada jogou precisamos entrar melhor, e falei agora, próximo jogo precisamos ser melhores do que nesse. – completou o treinador.

Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo