‘Não é tão normal uma transformação tão grande’: Mano valoriza vitória do Corinthians, mas pontua falta de entrosamento
Corinthians venceu o Guarani por 1 a 0, e Mano Menezes reforça qualidade de zagueiro e meia recém-chegados para ajudar na transformação do elenco

A temporada de 2024 começou da melhor maneira possível para o Corinthians. A vitória por 1 a 0 sobre o Guarani na primeira rodada do Campeonato Paulista, neste domingo (21), traz um pouco de tranquilidade ao torcedor e ao elenco que vive uma reformulação completa e que não pode contar com algumas peças recém-chegadas ao clube.
Apesar dos pontos conquistados, o time apresentou algumas dificuldades durante os 90 minutos da partida. Alguns deles já foram enfrentados pelo Timão no último ano. Durante a coletiva pós-jogo, Mano Menezes ressaltou que essas dificuldades geralmente são comuns nos primeiros jogos:
— Nesses primeiros jogos, acho que vamos sofrer, como todas as equipes que estão com trabalho de duas semanas vão sofrer, né? Quando você compete contra uma equipe que tem uma semana a mais, você pode parecer pouco no primeiro momento, mas em três semanas, uma semana a mais, né? Então, é os primeiros 90 minutos que completamos com esse grupo, mas a equipe suportou bem, sofreu um pouco na bola parada, o que denota mesmo a série de mudanças que a gente fez na equipe, que terminou o ano, naturalmente algumas coisas precisam ser ajustadas.
Carência do elenco na reformulação
Apesar das contratações já feitas, o Corinthians segue no mercado do atrás de peças para compor definitivamente o elenco e zerar pelo menos neste primeiro semestre a reformulação planejada pelo clube. Depois de reforçar o setor defensivo, o foco agora é o ataque alvinegro. Mano reforça que a dificuldade tem sido maior devido aos valores pedidos pelo “melhores”:
— Não é tão normal, uma transformação tão grande de um elenco de um ano para outro ano, e quando você tem que fazer uma alteração tão grande, os problemas iniciais vão acontecer. É um mercado disputadíssimo, todos querem os melhores, os melhores, vocês viram em que valores se passou a trabalhar no futebol brasileiro, uma coisa bem diferente do que se tinha nos últimos anos. Temos que ser muito cuidadosos para tentar errar o menos possível e é o que a gente está fazendo juntos desde que começamos a trabalhar. Eu penso que se tivermos alguma dúvida, é melhor esperar um pouquinho, é melhor sacrificar um pouquinho o momento para que a gente possa fazer juntos o que é melhor para o Corinthians, que é o que nós queremos fazer.
FIM DE JOGO NA NEO QUÍMICA ARENA!!! ☑️
Com golaço de Romero, o Timão venceu o Guarani na estreia do Paulistão 2024!!
Corinthians 1️⃣ x 0️⃣ Guarani
⚽ Romero #DiaDeCorinthians#VaiCorinthians pic.twitter.com/GBdkEa5VoU
— Corinthians (@Corinthians) January 21, 2024
Estreia do Raniele e do zagueiro Félix Torres
Duas estreias chamaram atenção na partida deste domingo (21), a do zagueiro Félix Torres, e do meio-campista Raniele, que apesar de ter uma característica mais defensiva, hoje fez um trabalho em campo chegando mais a frente:
— O jogador de clube de ponta não pode ser só defensivo, a jogada está aí, a jogada se desenha, ele [Raniele] é um bom antecipador, ele tem força para tomar a bola do adversário e eu não quero de maneira nenhuma quando um jogador nosso retome a bola do adversário que ele tenha que entregar a bola para alguém, né? É como se o adversário estivesse dizendo que ele não tem capacidade para fazer a construção da jogada defensiva, e ele tem, e vai ser importante para a gente, essa força, de um jogador com característica que não tínhamos no ano passado.
Félix Torres também foi elogiado pelo treinador corintiano, principalmente por se saído muito bem diante a surpresa de precisar ocupar a vaga deixada por Lucas Veríssimo:
— O que me deixa mais feliz é a atuação do Torres, que surpreendeu a todos. Ele tinha acabado de chegar, fez poucos treinos, mas felizmente estava num ritmo bom e pôde ajudar a equipe.