Reforços da defesa do Corinthians dão esperança para retorno do tradicional desempenho do clube
Após a saída do experiente zagueiro Gil, Augusto Melo foi ao mercado para trazer Félix Torres e Gustavo Henrique, além de confirmar a permanência de Lucas Veríssimo
![Reforços da defesa do Corinthians dão esperança para retorno do tradicional desempenho do clube](https://trivela.com.br/app/uploads/2024/01/1705255550810bf83c7adfd8a04ac1f11508bab9e0.jpg)
Faltando menos de uma semana para a estreia no Campeonato Paulista, o Corinthians ainda não tem seu elenco completo, isso porque a diretoria alvinegra ainda não encerrou as contratações desta janela de transferências. A busca pelos restante dos reforços para o meio-campo e o ataque deve acontecer já com a competição em andamento. Mas já para a defesa, a diretoria se movimentou no mercado e começa em alta no setor.
O foco na linha de defesa aconteceu logo depois do anúncio da não renovação com o experiente e titular Gil e a saída de Bruno Méndez. Assim, aumentou a necessidade imediata de uma peça para compor a dupla de zaga com Lucas Veríssimo, que segue no clube com contrato de empréstimo junto ao Benfica de Portugal, e deve ser comprado definitivamente pelo alvinegro no meio ano.
Com isso, Augsuto Melo fechou duas contratações que podem dar grandes resultados para clube e reestabelecer o domínio defensivo de anos anteriores: o equatoriano Félix Torres, que estava no Santos Laguna, do México, e o brasileiro Gustavo Henrique, formado na base do Santos, mas que defendia o Valladolid, time da segunda divisão da Espanha.
Chegada de Gustavo Henrique e Felix Torres encorpa setor de referência das passagens de Mano Menezes pelo Corinthians
O setor defensivo do Corinthians sempre foi referência principalmente diante ao trabalho de Mano Menezes, Tite, e subsequente na escola de técnicos criados por eles, como, por exemplo: Fábio Carille. Por isso, reforçar a parte defensiva do time era a prioridade. Até porque o clube perdeu grandes nomes e referências, não apenas com Gil, mas também com a aposentadoria do Fábio Santos.
A chegada de Gustavo Henrique supre a característica deixada por Gil no jogo aéreo. O atleta tem 1,96m e se destaca por sua qualidade defensiva e ofensiva nas bolas paradas, o que foi um fator importante para o Corinthians na reta final do ano passado, principalmente somado ao fator de Verissimo ser alto também, 1,88m. Ou seja, a chegada do brasileiro ainda vai acrescentar uns centímetros a mais tanto na parte de trás, quanto na da frente do Timão.
Gustavo Henrique nas suas últimas cinco disputas de Brasileirão:
⚔️ 112 jogos
⚽ 9 gols
?️ 1 assistência
✅ 87% acerto no passe (!)
? 71% duelos aéreos ganhos (!)
? 774 ações defensivas (!)
⤴️ 145 interceptações
? Nota Sofascore 7.00Novo zagueiro do @Corinthians! ??? pic.twitter.com/0fs3ciyX2x
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) January 15, 2024
Félix Torres, por sua vez, é um zagueiro mais ágil, que tem qualidade na antecipação de jogadas e no tempo de bola, e foi peça importante na seleção equatoriana durante a disputa da última Copa do Mundo, no Catar, e pode ajudar a compor o elenco na tomada de decisão mais rápida que geralmente era feita por Bruno Mendez, mesmo quando atuava como lateral, ou até mesmo sendo pressionando o adversário nas jogadas em que Fábio Santos conseguia acompanhar.
Félix Torres por Santos Laguna e Equador nos últimos 2 anos:
⚔️ 89 jogos
⚽ 13 gols
?️ 2 assistências
? 688 ações defensivas (!)
⤴️ 162 interceptações (!)
? 314 duelos aéreos ganhos (!)
? 527 bolas recuperadas (!)
? Nota Sofascore 6.97Novo zagueiro do @Corinthians! ??? pic.twitter.com/Sr7mujK1Cy
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) January 14, 2024
Com a chegada de reforços, Lucas Verissimo pode ocupar vaga “homem de confiança” e amadurecer Cateano
Fatalmente, Lucas Veríssimo seguirá como homem de confiança do técnico Mano Menezes, mas agora o Corinthians tem uma dupla de zaga que passa segurança para a Fiel, e também pelo menos um reserva de peso, que pode inclusive ajudar no amadurecimento do jovem Caetano, que também atua como defensor e subiu para o time profissional na última temporada.
Além dos recém-chegados e dos remanescentes, outro jogador que será avaliado por Mano Menezes durante esta pré-temporada é Raul Gustavo, emprestado para o Bahia para a disputa do Brasileirão do ano passado. Com os atuais reforços, é provável que o atleta de 24 anos siga sem ter oportunidades na equipe. O elenco definitivo ainda não está fechado, mas a zaga já é, de longe, mais recheada de bons jogadores e agora fica a cargo da comissão técnica entrosar essas peças para que o alvinegro tenha uma segurança defensiva para desenvolver seu sistema de jogo.