Trajetória inconstante de Bruno Mendez no Corinthians teve final melancólico com saída silenciosa
Bruno Mendez fazia parte dos planos da reformulação programada por Mano Menezes no Corinthians para 2024
Depois longos meses de enrolação, o fim da trajetória do zagueiro Bruno Mendez no Corinthians se confirmou. Diferente dos outros jogadores que também tinham contrato até 31 de dezembro e não receberam propostas de renovação, o uruguaio não foi procurado apenas uma, mas várias vezes pela diretoria do clube, que mesmo oferecendo um valor salarial mais alto e mais tempo de contrato, não recebeu uma resposta do jogador ou de seu staff.
Na última terça-feira (26), porém, o Granada da Espanha anunciou Mendez como reforço para a próxima temporada. O anúncio, inclusive foi feito antes mesmo do Timão divulgar oficialmente que o zagueiro não continuaria mais no plantel alvinegro, como foi feito com Gil, Renato Augusto e Giuliano, um costume já criado pelo clube.
Mendez deve se apresentar ao Granada já no início de janeiro. A missão do uruguaio será dificil, já que o clube escolhido pelo zagueiro é o penúltimo colocado na tabela de classificação da La Liga.
✍🏼 𝐎𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚𝐥: Bruno Méndez será jugador del Granada CF. #𝙀𝙩𝙚𝙧𝙣𝙖𝙇𝙪𝙘𝙝𝙖 🇦🇹 | #BrunoNazarí
— Granada CF ❤️⚪️ (@GranadaCF) December 26, 2023
Bruno Mendéz chegou ao Corinthians em 2019 com alta expectativa
Bruno chegou ao Corinthians em 2019, quando deixou o Montevideo Wanderes, para defender o Corinthians, que pagou pelo jogador 3,5 milhões de dólares, cerca de R$ 13 milhões, conforme a cotação da época. Nos seus primeiros anos no alvinegro o uruguaio entrou em campo apenas 22 vezes, 16 delas foram como titular.
O zagueiro foi contratado como uma grande promessa do futebol sul-americano, já que era presença constante na categoria de base da Seleção Uruguaia. A expectativa da diretoria alvinegra era que no futuro conseguisse arrecadar um bom valor em uma possível futura venda do atleta. No fim das contas, o jogador não aceitou as propostas para a renovação e saiu e de graça.
Em determinado momento da sua inconstante trajetória, Mendez perdeu espaço no clube e acabou emprestado ao Internacional, clube que defendeu por uma temporada, sob o comando de Mano Menezes. O Inter chegou a fazer uma proposta pelo jogador, mas o Corinthians optou por recusar, já que a oferta era menor do que o preço fixado pelo clube de 6 milhões de dólares.
Ao todo, Mendez disputou 119 jogos pelo Corinthians, 91 deles foi como titular, e marcou um gol, contra o São Caetano pelo Campeonato Paulista de 2021. Com o zagueiro em campo o Corinthians alcançou 48.18% de aproveitamento.
O zagueiro uruguaio estava nos plano de Mano Menezes para a próxima temporada
Assim que Mano Menezes assumiu o comando do Corinthians em setembro, Bruno Mendez teve mais liberdade e confiança dentro do campo, isso porque os dois já tinham trabalhado juntos na equipe gaúcha, e o treinador se sentia confortável em explorar a versatilidade do atleta dentro de campo. Além de atuar na zaga, o uruguaio cumpria bem o papel na lateral quando preciso. Até por isso, Mano Menezes contava com a presença do uruguaio dentro do plantel do Corinthians para 2024.
Com as saídas de Murilo (que deixou o clube no decorrer do Campeonato Brasileiro), Bruno Mendez e Gil, o Corinthians – que ainda conta com Lucas Veríssimo e Caetano no setor defensivo – se movimenta por mais dois zagueiros: Adriano Martins, que estava no Novorizontino, e Félix Torres, que defende o Santos Laguna, do México.