Corinthians encaminha chegada de Gustavo Henrique para reeditar dupla de zaga revelada no Santos
Gustavo Henrique, de 30 anos, está perto de trocar o Valladolid, da Espanha, pelo Corinthians

Revelados nas categorias de base do Santos, os zagueiros Lucas Veríssimo e Gustavo Henrique podem se reencontrar. Porém, formando a dupla de zaga do arquirrival Corinthians. Pouco aproveitado no Valladolid, da Espanha, que é presidido pelo ex-atacante Ronaldo e disputa a segunda divisão da La Liga, o zagueiro de 30 anos está em vias de assinar contrato de dois anos com o Timão. Além do Peixe, Gustavo Henrique também defendeu o Flamengo no futebol brasileiro e foi alvo do Internacional.
A informação foi publicada inicialmente pela rádio Marca, da Espanha, e confirmada pela Trivela.
? Info @MARCAvalladolid
? La salida de Gustavo Henrique del Real Valladolid, muy cercana
?? El central tiene un acuerdo con el Corinthians brasileño para su fichaje pic.twitter.com/KH1tpj5oTc
— MARCA VALLADOLID (@MARCAvalladolid) January 8, 2024
A decisão do Valladolid de liberar o zagueiro para o Corinthians está diretamente relacionada ao fato de o jogador não ter se encaixado ao time. Das 21 partidas disputadas da segunda divisão da La Liga, Gustavo Henrique atuou em apenas 12, sendo nove delas como titular e três saindo do banco de reservas.
O zagueiro também acumula uma partida pela Copa do Rey, onde o Valladolid foi derrotado por 3 a 1 e eliminado pelo Espanyol ainda na segunda rodada da competição.
Em toda a sua passagem pelo clube espanhol, Gustavo Henrique acumula 880 minutos em campo, dois cartões amarelos recebidos e um gol marcado.
Gustavo Henrique não joga há um mês
A derrota e a consequente eliminação do Valladolid na Copa do Rey, no dia 5 de dezembro do ano passado, também representou a última partida disputada por Gustavo Henrique.
Desde então, o Valladolid entrou em campo em mais três oportunidades em busca do retorno à elite do futebol espanhol, mas Gustavo Henrique não foi utilizado pelo técnico Paulo Pezzolano, que trabalhou no Cruzeiro, outro clube gerido pelo ex-atacante Ronaldo.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Passagem de uma temporada pelo Fenerbahçe
Antes de iniciar a experiência pelo futebol espanhol, Gustavo Henrique chegou ao continente europeu para defender o Fenerbahçe, da Turquia. A passagem pelo futebol turco, no entanto, não deixou saudades.
Contratado a pedido do técnico português Jorge Jesus, com quem tinha trabalhado no Flamengo, Gustavo Henrique disputou 23 partidas – considerando a Super Lig, a Copa da Turquia e a Europa League – sendo 20 como titular.
Logo após a saída de Jesus, o Fenerbahçe, em agosto de 2023, decidido a liberar uma vaga para estrangeiros no elenco, decidiu vender o brasileiro ao Valladolid.
Concorrência na defesa do Corinthians
Assim que o acerto com o Corinthians for sacramentado, Gustavo Henrique terá que vencer alguns concorrentes para reeditar a dupla de zaga com Veríssimo. O Timão tem negociações em andamento para contratar o zagueiro equatoriano Félix Torres, do Santos Laguna, e conta com os pratas da casa Caetano e Raul Gustavo, que voltou de empréstimo do Bahia.

Contratações do Corinthians para 2024
Enquanto acerta os detalhes para anunciar Gustavo Henrique e Félix Torres, o Corinthians já trabalha com outros três reforços: o lateral-esquerdo equatoriano Diego Palacios, vindo do Los Angeles FC, dos Estados Unidos, e os meio-campistas Ranielle e Rodrigo Garro, contratados do Cuiabá e do Talleres, da Argentina, respectivamente.
Depois de desistir da aquisição do centroavante Gabigol, do Flamengo, o Timão, por meio do presidente Augusto Melo e do diretor de futebol Rubens Gomes, popularmente conhecido como Rubão, buscam um outro homem gol no mercado para disputar a titularidade com Yuri Alberto.