Brasil

Reforço encanta Ramón Díaz no Corinthians e ameaça vaga de Raniele

Primeiros trabalhos de José Martínez agradam o técnico corintiano e podem fazer com que Raniele perca a vaga no Timão

A contratação do volante venezuelano José Martínez é uma ameaça para Raniele no Corinthians, que iniciou a temporada caindo nas graças da torcida corintiana. 

Um dos poucos isentos de críticas no começo do ano, mesmo com a eliminação precoce do Timão no Campeonato Paulista, o meio-campista que veio do Cuiabá em janeiro começou a cair de rendimento desde o início do Brasileirão. 

Para piorar, a parte física de Raniele começou a comprometer. Problemas na panturrilha direita tiraram o jogador de dois dos últimos três jogos do Timão na temporada, contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro, e Red Bull Bragantino, pela Sul-Americana. 

O camisa 14 voltou a ser relacionado no último fim de semana, quando atuou durante 45 minutos na derrota corintiana para o Fortaleza, pelo Brasileirão

O jogador iniciou a partida entre os reservas, mas entrou no intervalo no lugar de Ryan, mas novamente não teve desempenho de destaque. 

Enquanto isso, Martínez chega com moral ao Corinthians. Contratado para atuar na mesma posição que Raniele, o venezuelano tem mostrado serviço no início de trabalho no clube alvinegro. 

De acordo com o apurado pela Trivela, os primeiros treinamentos do reforço estrangeiro agradaram muito a comissão técnica liderada por Ramón Díaz. 

Ainda que tenha treinado pouco com bola, Martínez tem mostrado disposição até mesmo nas atividades mais físicas, além de apresentar vigor, que são características que agrada o treinador corintiano. 

Quando José Martínez poderá estrear pelo Corinthians?

A ideia da direção corintiana já era ter o venezuelano à disposição no jogo do último fim de semana contra o Leão do Pici, mas não houve tempo hábil para a regularização do visto de trabalho do jogador. 

Assim, o intuito é que a parte burocrática seja resolvida no início desta semana, para que o meio-campista fique disponível para o duelo contra o Juventude, pela Copa do Brasil, nesta quinta-feira (29), em Caxias do Sul.

Existe a hipótese, inclusive, de José Martínez ser titular no duelo de ida das quartas de final da competição nacional, neste meio de semana. 

Por chegar ao Corinthians vindo de uma sequência pelo Philadelphia Union, dos Estados Unidos, Ramón Díaz acredita que o volante já chega com condição de jogo. 

José Martínez Philadelphia Union
Martínez teve despedida emocionada de clube americano antes de viajar ao Brasil para defender o Corinthians (Foto: Icon Sport)

Comissão técnica crê em estratégia para acelerar adaptação de Martínez

O entrosamento e a adaptação do jogador com o restante do elenco são aspectos considerados pela equipe técnica corintiana, mas a comissão técnica corintiana acredita que o método de trabalho aplicado no dia a dia é favorável para que esse encaixe aconteça o mais rápido possível. 

Sem conseguir repetir escalação sequer uma vez entre um jogo e outro, Ramón e a sua equipe de auxiliares admite que será impossível encontrar um time titular em meio a disputa de três competições simultâneas: Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana. 

Por isso, todos os jogadores treinam os mesmos trabalhos com a comissão técnica, independentemente se vão começar ou não as partidas. 

Sem ter o 11 titular, Ramón deseja ter um padrão de jogo definido, ainda que alguns detalhes na formação sejam adaptáveis de acordo com os adversários. 

Desta forma, o técnico corintiano crê que José Martínez vai sair favorecido no processo de adaptação ao Corinthians. 

Força física atrelada a leitura de jogo de Martínez agrada muito Ramón

O nome de José Martínez não chegou ao Corinthians por indicação de Ramón Díaz. O jogador foi captado através do departamento de analise de mercado corintiano, após ser recomendado por um intermediário à diretoria do Timão. 

O treinador, no entanto, aprovou rapidamente a possibilidade de contratação quando foi consultado pelo executivo de futebol Fabinho Soldado. 

Para o comandante corintiano, José Martínez tem, além da força física para ajudar na combatividade defensiva da equipe desde o meio-campo, uma boa leitura de jogo para auxiliar na saída de bola do Timão, fator que tem incomodado bastante o técnico do Timão. 

Embora Ramón acredita que tenha ajustado bastante o sistema defensivo do Corinthians, ele ainda está insatisfeito com o excesso de falhas técnicas de muitos jogadores, sobretudo no início das jogadas. 

Para Díaz, esses vacilos não só comprometem a construção da equipe, como dão brechas para que os adversários aproveitem oportunidades sobre a equipe alvinegra. 

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue à São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é repórter na rádio 9 de Julho, comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília, e narrador freelancer.
Botão Voltar ao topo