Corinthians planeja mais três contratações após fechar com dupla estrangeira
A pedido do técnico Ramón Díaz, o Timão ainda busca reforços para zaga, lateral e ataque
A dupla José Martínez e Héctor Hernández, que já está no Brasil e deve ser anunciada pelo Corinthians nos próximos dias, não fecha as movimentações do Timão na janela de transferências.
A diretoria corintiana vai seguir ativa no mercado até o dia 2 de setembro, que encerra o período de contratações no meio do ano, e a expectativa é a contratação de mais três atletas.
Para a comissão técnica liderada por Ramón Díaz, o ideal seria a chegada de um zagueiro, um lateral-esquerdo e mais um atacante para fechar o elenco até o fim da temporada.
Nos últimos dias, o treinador corintiano deu ao executivo de futebol Fabinho Soldado uma lista com alternativas para os setores.
Fabinho tem avaliado com o departamento financeiro a viabilidade desses atletas em termos de valores, ao mesmo tempo em que trabalha com o departamento de scout opções no mercado que cumpra as funções desejadas por Ramón e tenham características técnicas semelhantes.
Foi assim, por exemplo, que surgiu o nome de Héctor Hernández, indicado pelos analistas após o argentino Guido Carrillo, preferido do técnico corintiano, acenar a permanência no Estudiantes.
Sistema tático ideal reforça pedido de Ramón Díaz
Se ainda não encontrou uma escalação titular definida para o Corinthians, Ramón está cada vez mais convencido que o esquema tático com três zagueiros será o ideal na maioria dos jogos.
Por isso, o treinador deseja a contratação de um zagueiro para que ele possa compor o elenco na maratona de jogos que o Timão tem disputado. A equipe disputa atualmente três competições: Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana.
André Ramalho, Cacá, Félix Torres e Gustavo Henrique estão se revezando entre as partidas, mas a quinta opção, que é Caetano, não agrada Ramón Díaz.
Desta forma, após um monitoramento feito pelo departamento de análise de mercado corintiano, o clube chegou ao nome de Luizão.
Revelado pelo São Paulo, o defensor de 22 anos fez 20 partidas pela equipe profissional do Tricolor, mas desde 2022 está no West Ham, da Inglaterra, onde fez diversas partidas pelo sub-21 — nunca pelo elenco principal.
O nome do atleta foi aprovado por Ramón Díaz, e a diretoria corintiana fez uma proposta aos ingleses pelo empréstimo do jogador por uma temporada com opção de compra ao fim do período.
A oferta corintiana não é a única, já que outras equipes, inclusive da Europa, possuem o interesse em ter Luizão emprestado por uma temporada.
As investidas para que o zagueiro fique no Velho Continente são até melhores no aspecto financeiro, mas o interesse corintiano pesou para o atleta, que já deixou claro para o seu estafe que a sua preferência é defender o Corinthians.
O West Ham avalia a proposta e está inclinado a aceitar, mas conversa internamente sobre detalhes contratuais.
Sonho por Carrillo segue vivo, mas Corinthians estuda outras opções
Outra decisão motivada pelo esquema tático é a de contratar mais um atacante.
Mesmo com as chegadas de Talles Magno e Héctor Hernández, que ainda não foi anunciado, mas está no Brasil e até mesmo já fez exames médicos, Ramón Díaz quer mais um atleta para reforçar o setor ofensivo.
A ideia é a contratação de um jogador que possa ser uma espécie de segundo atacante, podendo atuar por diferentes faixas do ataque. Por isso, Guido Carrillo, do Estudiantes, é considerado o atleta ideal.
O jogador não quis evoluir nas primeiras conversas com o Corinthians e negocia a renovação do seu contrato com o Estudiantes. Revelado no clube argentino, o atleta tem um carinho pelo clube e sabe que uma saída neste momento seria muito prejudicial, já que os Pinchas perderam dois atacantes nesta temporada.
De toda forma, a direção corintiana, a pedido de Ramón Díaz, segue monitorando o jogador, para o caso de surgir algum problema que emperre a negociação de Carrillo pela renovação com o Estudiantes.
Enquanto isso, o departamento de análise de mercado observa opções com características de segundo atacante que possam se encaixar na ideia do treinador corintiano, principalmente quando optar em montar a equipe no 3-5-2.
Até o momento, não há outro atleta para o ataque que tenha sido captado pelos analistas do Timão e aprovado por Ramón Díaz e a sua comissão.
Corinthians também busca um lateral-esquerdo
A investida por um lateral-esquerdo é a última prioridade do Corinthians no mercado, mas existe.
O clube chegou a sondar a situação do argentino Marcos Acuña, que estava no Sevilla, mas não apresentou propostas, pois as informações obtidas já acenavam que o jogador estava encaminhado com o River Plate (ARG), negócio que foi confirmado nesta semana.
Hugo e Matheus Bidu passam longe de ser unanimidade para o treinador corintiano, ainda que as apresentações recentes do segundo tenham agradado Ramón.
A ideia é que, diferentemente do que acontece na zaga e ataque, onde encorpar o elenco é tão importante quanto agregar em qualidade, a lateral já é uma posição onde se espera que um possível atleta contratado chegue para assumir a posição.
De todo modo, a escolha de priorizar um esquema tático com três zagueiros faz com que a contratação de um ala esquerdo não seja tratado como prioridade por Ramón Díaz.