James Rodríguez pode ser cereja do bolo em ‘projeto Libertadores’ do River Plate
Meio-campista colombiano está livre no mercado após ter rescindido contrato com o São Paulo
A postura agressiva do River Plate no mercado de transferências dá um claro recado aos concorrentes: os Millonarios querem recuperar o protagonismo no futebol sul-americano.
Ciente de que a final da Copa Libertadores 2024 tem boas chances de ser realizada no Monumental de Núñez, o gigante argentino se movimenta para reforçar seu elenco. O objetivo é chegar na decisão e voltar a conquistar o título mais importante do continente.
Nomes como Franco Carboni (ex-Internazionale), Marcos Acuña (ex-Sevilla) e Germán Pezzela (ex-Betis) já foram contratados. E segundo o jornal Clarín, da Argentina, James Rodríguez pode ser o próximo a se juntar ao plantel comandado por Marcelo Gallardo.
Vice-campeão da última Copa América, o meio-campista colombiano se valorizou no mercado por conta da boa participação no torneio de seleções. No final de julho, James acertou sua rescisão de contrato com o São Paulo e ficou livre para assinar com qualquer clube.
Com a camisa do Tricolor paulista, ele disputou 22 jogos entre 2023 e 2024, marcou dois gols e distribuiu quatro assistências. Ao longo da carreira, passou por clubes importantes, como Real Madrid, Bayern de Munique, Porto, Monaco e Everton.
Negociações de James com o River Plate
De acordo com a publicação do veículo argentino, o River Plate entrou em contato com os empresários de James Rodríguez. O estafe do meia não fechou as portas para a equipe argentina, mas deixou claro que o ex-São Paulo prioriza uma volta ao futebol europeu.
Celta de Vigo, Sevilla e Rayo Vallecano, todos da Espanha, teriam apresentado propostas a James. A Fiorentina, da Itália, também chegou a demonstrar interesse na contratação do colombiano.
Em stand by, o River monitora a situação do jogador e aguarda o desfecho das tratativas dele com os europeus para saber se terá chance de contratá-lo.
O arrojado mercado do River Plate
Como citado, o River Plate já deu amostras suficientes de que não está para brincadeira no mercado. Caso James Rodríguez seja contratado, os Millonarios chegarão a oito reforços na atual janela.
E não se trata de jogadores para compor o elenco. A maioria dos movimentos realizados até então são de atletas experientes ou jovens com alto potencial de crescimento.
Germán Pezzella (zagueiro) e Marcos Acuña (lateral-esquerdo), dois campeões do mundo pela seleção argentina em 2022, se juntaram ao projeto do River. Assim como Federico Gattoni, outro zagueiro, trazido por empréstimo junto ao Sevilla.
No gol, Conan Ledesma, titular do Cádiz na última temporada, chega para disputar posição com o ídolo e campeão do mundo Franco Armani.
Já na lateral, Fabricio Bustos, ex-Internacional, reforçou o lado direito, enquanto o jovem e promissor Franco Carboni, emprestado pela Internazionale, é a aposta de Gallardo para esquerda — tambem podendo atuar no meio-campo.
Para o ataque, chegaram o centroavante Adam Bareiro e o ponta Maximiliano Meza.
Todas as contratações do River Plate na atual janela:
- Acuña (Sevilla)
- Pezzela (Betis)
- Meza (Monterrey)
- Gattoni (Sevilla)
- Carboni (Internazionale)
- Bustos (Internacional)
- Barreiro (San Lorenzo)
- Maximiliano Meza (Monterrey)
Campanha do River na Libertadores
O River Plate assegurou a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores. Com 16 pontos conquistados (cinco vitórias e um empate), o Gigante Argentino garantiu não só a liderança do Grupo H, bem como a vantagem de decidir todos os confrontos de mata-mata em casa.
Na partida de ida das oitavas de final, os Millonarios venceram o Talleres por 1 a 0, fora de casa. O jogo de volta acontecerá nesta quarta-feira (21), a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Monumental de Núñez.