Brasil

Novela Bustos se arrasta, mas Internacional já precisa mirar em difícil reposição

Com contrato perto do fim, lateral direito argentino interessa ao River Plate do recém-chegado Marcelo Gallardo

A possível saída de Fabrício Bustos já virou uma novela no Internacional. Depois do Villarreal, agora é o River Plate quem tenta a contratação do lateral direito argentino de 28 anos.

Na Argentina, o repórter Sebastián Srur, da Rádio Continental, chegou a noticiar que Bustos teria se despedido dos companheiros de Inter na manhã desta terça-feira (6) para ser anunciado como terceiro reforço do River desde o recente retorno de Marcelo Gallardo.

Na verdade, isso não aconteceu. Tanto é que Bustos treinou normalmente com o restante do elenco colorado na tarde de terça-feira (6), na reapresentação após o empate em 1 a 1 com o Palmeiras, no último domingo (4), no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro.

Todos indícios dão conta de que o futuro de Bustos será longe do Beira-Rio

Mas nada garante que essa despedida não aconteça nos próximos dias. Inclusive, parece questão de tempo. Ou melhor, de dinheiro, já que falta Inter e River se acertarem quanto aos valores de uma possível venda.

Com vínculo apenas até o final de fevereiro com o Inter, Bustos poderá acertar pré-contrato de graça a partir do dia 29 de agosto. Por mais que não queira sair de mãos abanando, o Colorado não tem muito como pechinchar na negociação.

Justamente por não ter renovado contrato até agora é que parece claro que Bustos quer deixar o Beira-Rio. Mesmo que, no início de julho, o diretor esportivo Magrão tenha dito que tanto Inter quanto jogador desejavam ampliar o vínculo.

Racionalmente, faz sentido que Bustos queira buscar mudança de ares e, sobretudo, se transferir para o River Plate.

Após as eliminações para o Juventude, na Copa do Brasil, e para o Rosario Central, na Copa Sul-Americana, restou ao Inter apenas a disputa do Campeonato Brasileiro, em que está perto da zona de rebaixamento, ainda que com jogos a menos.

Por outro lado, no River, sob comando do recém-chegado Gallardo, Bustos teria possibilidade de disputar as fases de mata-mata da Libertadores ainda nesta temporada.

Titular desde que chegou, Bustos será difícil de ser substituído

Mesmo que Bustos talvez já esteja com a cabeça e vislumbre seu futuro no Monumental de Nuñez, sua perda, se efetivada, será muito sentida pelo Inter.

Desde que foi contratado do Independiente, em 2022, Bustos se consolidou como titular absoluto do Inter — à exceção da semifinal da Libertadores de 2023, em que Hugo Mallo atuou — e uma das principais armas ofensivas da equipe.

Mesmo com algumas oscilações e dificuldades defensivas, Bustos ofereceu à lateral direita colorada uma estabilidade que raramente se viu, nos últimos anos, no lado esquerdo do time.

Bustos pelo Internacional (2022-agora)

  • 132 jogos
  • 6 gols
  • 13 assistências

Por isso, o Inter terá tarefa árdua para encontrar um substituto à altura no mercado. Ainda mais em posição cada vez mais escassa não só no Brasil e na América do Sul, mas no futebol mundial.

De qualquer modo, a direção colorada precisa se movimentar rapidamente. Até porque Hugo Mallo, antiga reposição de Bustos, deixou o clube no início de julho.

Com a iminente saída do argentino, as alternativas para o técnico Roger Machado na lateral direita seriam de jogadores que tem outras posições como as de ofício: o zagueiro Igor Gomes e o volante Rômulo.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo