Os reforços que Ramón Díaz aguarda para definir planejamento do Corinthians
Treinador tem expectativa pela contratações de atletas ainda nesta janela de transferências para ajudar o Timão manter competitividade em três campeonatos ao mesmo tempo
No comando do Corinthians há menos de um mês, o técnico Ramón Díaz ainda está em período de conhecimento do clube.
De toda forma, o profissional já fez alguns diagnósticos e conta com reforços para algumas posições. A ideia é a contratação de, pelo menos, um volante e até dois atacantes, sendo um que atue pelos lados e o outro como centroavante.
A prioridade da comissão técnica é o Campeonato Brasileiro, sobretudo livrando de vez a equipe alvinegra da incômoda zona do rebaixamento. Mas isso não significa que as copas ficarão em segundo plano.
Na última quarta-feira (7), o Timão se classificou às quartas de final da Copa do Brasil batendo o Grêmio nos pênaltis após dois empates sem gols. Agora, a equipe alvinegra iniciará o mata-mata na Conmebol Sul-Americana, enfrentando o Red Bull Bragantino nas duas próximas terças-feiras (13 e 20 de agosto).
Comissão técnica quer reforços para resolver problemas crônicos
Para cumprir a meta de não sofrer nos pontos corridos e ir o mais longe possível nos matas-mata, Ramón e a sua equipe técnica conta com a chegada de atletas para resolver problemas no elenco.
Contra o Braga, neste fim de semana, por exemplo, o time criou diversas oportunidades mas sofreu para concluir com qualidade. O resultado foi somente um empate em casa com o Massa Bruta.
Para Emiliano, no entanto, o placar poderia ser diferente caso o Corinthians tivesse à disposição um jogador com maior capacidade de definição em gol.
– Há a ideia de jogo, falta caprichar mais. Trazendo gente que faça gol, Corinthians vai subir para outro patamar. O clube faz esforço grande para trazer um 9, estamos sem o nosso 9, que é o Yuri Alberto. Em algum momento o gol vai sair e isso vai gerar muita satisfação – pontuou o filho e auxiliar do técnico corintiano.
Na última semana, o Timão abriu conversas para a contratação de Alex Arce, centroavante paraguaio que tem 20 gols em 25 jogos pela LDU, do Equador, nesta temporada.
Já há um acordo entre o clube alvinegro e o estafe do atleta, que tem contribuído para que o negócio aconteça. O problema é a equipe equatoriana, que só quer vender Alex Arce em janeiro e considerou baixos os valores propostos pelo Corinthians para a contratação do jogador.
Sonho corintiano por Cuéllar está cada vez mais distante
Para o meio-campo, a grande expectativa do técnico Ramón Díaz era a contratação do volante colombiano Gustavo Cuéllar.
O Al-Shabab, da Arábia Saudita, no entanto, faz jogo duro para liberar o jogador que tem contrato até junho de 2026 com a equipe árabe.
O Corinthians abriu negociações e chegou até a um acordo com o estafe do atleta, que tem o interesse em voltar a atuar no futebol brasileiro.
A equipe alvinegra acenou a possibilidade de pagamento de 4 milhões de dólares (R$ 22 milhões) por Cuéllar, valor inferior ao que os árabes contrataram o jogador no ano passado.
Assim, independentemente do desejo do Timão e do próprio profissional, as chances de contratação são pequenas.
– O clube faz esforço enorme, mas não depende do Corinthians. Depende do jogador e do atual clube. Falamos com ele, é de confiança, mas o clube às vezes deixa, às vezes não, e não podemos esperar sempre. O Corinthians se esforça. Vocês sabem os nomes, mas não adianta falar falsas promessas ao torcedor e imprensa – destacou Emiliano Díaz.
Cuéllar trabalhou com Ramón e Emiliano no Al-Hilal, da Arábia Saudita, entre 2021 e 2023. No ano passado, o treinador fez grande esforço para levar o atleta para o Vasco da Gama, enquanto comandava o clube carioca, mas não conseguiu.
Enquanto reforços não chegam, Corinthians vai manter “rodízio” para lidar com três competições
Por conta dos matas-mata serem campeonatos de tiros mais curtos, Ramón Díaz acredita que o elenco corintiano consegue competir em alto nível no Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana ao mesmo tempo.
Ainda assim, para não comprometer fisicamente o elenco, a ideia é rodar os jogadores, principalmente os que possuem maiores possibilidades de sofrerem com problemas físicos.
Nas últimas semanas, o Timão perdeu o recém-contratado Alex Santana. O meio-campista sofreu uma lesão de grau três no músculo posterior da coxa esquerda e só voltará a jogar no fim da temporada, em novembro.
– Não podemos abrir mão de uma competição. Falta muito tempo de campeonato e podemos contratar até setembro. As contratações serão de categoria para disputarmos todos os torneios. Não vamos deixar nenhum torneio de lado. Vamos ter a mesma intensidade. Algumas mudanças, Fagner teve que sair com dor, mas vamos enfrentar os torneios – destacou Ramón Díaz na entrevista coletiva após o jogo contra o Bragantino.
Um exemplo de que Ramón pretende rodar o elenco, sobretudo nas copas, foi o duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Grêmio, na última quarta-feira (7).
Nele, o técnico corintiano rodou alguns atletas que não vinham tendo muitas oportunidades, seja entre os titulares ou até entrando no decorrer do jogo, caso de Matheus Araújo, que havia sido ausência entre os relacionados nos cinco jogos anteriores.
Para cumprir o seu objetivo de levar o Corinthians o mais longe possível em todas as competições que disputar, Ramón e a sua comissão tem mesclado as equipes nos treinamentos e todas elas estão fazendo a mesma atividade.
Com pouco tempo para trabalhar, a ideia é que o elenco inteiro capte as ideias do corpo técnico para estarem preparados quando forem relacionados e escalados.
As preparações táticas mais específicas para os jogos têm sido feitas mais na base das reuniões e apresentações em vídeos, tanto de correções da equipe, quanto dos aspectos dos adversários.
Ramón gosta de montar a equipe de acordo com as circunstâncias da equipe que vai enfrentar.