Brasileirão Série A

Os erros repetidos que fizeram Corinthians perder para o novo líder do Brasileirão

Timão é melhor que o Fortaleza, empilha chances, mas volta a perder um caminhão de gols e sai derrotado do Castelão

Com um futebol consistente há, pelo menos, quatro temporadas, o Fortaleza é um dos postulantes ao título brasileiro, tanto que lidera a competição. Então, era natural que o clube nordestino fosse favorito contra um Corinthians que desde o início do campeonato luta contra o rebaixamento. 

Em campo, no Castelão, se viu algo completamente diferente. O Timão foi melhor que o Leão do Pici e teve inúmeras oportunidades de abrir e até mesmo ampliar o placar. 

Mas, novamente o excesso de criação, sobretudo no segundo tempo, esbarrou na falta de competência nas definições do lado corintiano, que novamente perdeu um caminhão de gols.

Então, se no desempenho o Fortaleza não fez valer o seu favoritismo, conseguiu no resultado. 

Vitória por 1 a 0 da equipe mandante mesmo não jogando tão bem, mas aproveitando a artilharia pouco calibrada do Corinthians. 

Pedro Raul adiciona mais um jogo no jejum 

E a falta de gols do Corinthians mais uma vez tem Pedro Raul como um dos grandes responsável. 

O centroavante, que atingiu a marca de 21 jogos sem marcar, novamente apresentou diversas deficiências técnicas em fundamentos básicos, como domínio e projeção ao ataque. 

Porém, o grande lance em que poderia ter mudado a história do jogo foi quando mesmo estando embaixo da trave, com gol aberto, mandou a bola por cima após um cruzamento a meia altura de Matheus Bidu, pelo lado esquerdo. 

Pedro não vai às redes desde o dia 9 de abril. Portanto, está prestes a completar cinco meses de jejum. 

Yuri Alberto volta bem, mas também perde gols importantes

No segundo tempo, Yuri Alberto entrou após 25 dias afastado por conta de uma cirurgia para retirada de vesícula biliar. 

O camisa 9 até melhorou a dinâmica ofensiva corintiana, se movimentando, atacando espaços, dando opções para o meio-campo, mas também perdeu gols que fizeram falta para o Corinthians contra o Fortaleza. 

No principal deles, o atacante conseguiu até bater o goleiro João Ricardo, mas o zagueiro Cardona salvou em cima de linha com um carrinho. 

Em outras situações, o arqueiro do Fortaleza também trabalhou. 

Fortaleza 1 x 0 Corinthians - Brasileirão 2024
Yuri Alberto tinha jogado a última partida no dia 31 de julho e depois passou por uma cirurgia para retirada da vesícula (Foto: Ithalo Silva/Pera Photo Press)

Para não ficar somente na conta dos centroavantes, o Timão também perdeu outros dois claros, quando a partida ainda estava empatada sem gols. Romero, que entrou no segundo tempo, e Matheus Bidu foram os responsáveis. 

O atacante paraguaio finalizou em cima de João Ricardo, mesmo estando na área, enquanto o lateral recebeu sozinho pela esquerda, mas finalizou cruzado para fora. 

Pênalti foi anulado, mas Fortaleza conseguiu marcar em outra falha recorrente do Corinthians

O árbitro Felipe Fernandes de Lima até tentou dar uma forcinha para o Leão do Pici ao marcar um pênalti de Cacá em Lucero. 

Porém, após recomendação da arbitragem de video, o dono do apito foi atá a cabine do VAR e mudou a decisão, bem como o cartão amarelo dado ao zagueiro corintiano. 

Cacá havia desarmado o centroavante do Fortaleza na bola. 

Mas se o Leão não assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro com a ajuda da arbitragem, foi o próprio Corinthians quem deu uma mãozinha. 

O instável sistema defensivo corintiano até segurava bem o jogo, dando poucos espaços para o Tricolor cearense, mas não conseguiu parar Moisés, que passou no meio de jogadores e quebrou a defesa do Timão. 

Lucero recebeu livre pelo lado esquerdo e cruzou para o meio da área, onde Yago Pikachu entrou sozinho e bateu de primeira para o fundo do gol. 

Mesmo que a defesa do Timão não tenha ido mal, novamente um vacilo comprometeu completamente o resultado, que terminou em derrota para o clube alvinegro. 

Talles Magno desloca o ombro 

Preservado na classificação corintiana às quartas de final da Sul-Americana, na última terça-feira (20), o atacante recentemente contratado pelo Timão voltou como titular no duelo contra o Fortaleza. 

Porém, em um lance de azar, o jogador deslocou o ombro logo nos primeiros minutos da partida e foi substituído por orientação médica, mesmo que a contragosto. 

No seu lugar, entrou o meia Igor Coronado, mesmo com outros quatro atacantes entre os reservas (Ángel Romero, Giovane, Pedro Henrique e Yuri Alberto), fazendo com que logo de cara a ideia trazida por Ramón Diáz, com dois jogadores na frente, mudasse para um meio-campo mais preenchido e só Pedro Raul no setor ofensivo. 

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue à São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é repórter na rádio 9 de Julho, comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília, e narrador freelancer.
Botão Voltar ao topo