Brasileirão Série A

Fortaleza dorme líder do Brasileirão e fica a detalhes de feito inédito para o Nordeste

Ao vencer o Red Bull Bragantino, o Fortaleza prova que é candidato ao título do Brasileirão -- e com muitos méritos

Neste sábado (17), o Fortaleza venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1, no estádio Nabi Abi Chedid, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o Leão de Juan Pablo Vojvoda se aproximou de um feito inédito na competição.

A equipe tricolor dorme na liderança do Brasileirão, já que tem 45 pontos com uma rodada a menos. O único time que pode ultrapassar o Botafogo na rodada é o Botafogo.

Para isso, o Glorioso precisa vencer o Flamengo neste domingo (18), às 18h30 (horário de Brasília), no Nilton Santos. Em caso de empate ou derrota para o Rubro-Negro, o Fortaleza continuará na ponta da classificação.

Com isso, o Leão se tornaria o primeiro time nordestino a liderar a Série A após a 10ª rodada do campeonato. Na era dos pontos corridos, nenhuma outra equipe da região assumiu a ponta da tabela no segundo turno.

Times nordestinos que lideraram o Campeonato Brasileiro desde 2003

  • 2008 – Náutico – 1 rodada (2ª)
  • 2009 – Vitória – 1 rodada (1ª)
  • 2015 – Sport – 5 rodadas (1ª, 3ª, 8ª, 9ª e 10ª)
  • 2016 – Santa Cruz – 2 rodadas (2ª e 3ª)
  • 2017 – Bahia – 1 rodada (1ª)
  • 2019 – Ceará – 1 rodada (1ª)
  • 2021 – Fortaleza – 3 rodadas (2ª, 3ª e 4ª)

Portanto, não é exagero nenhum dizer que o Fortaleza é candidato ao título. Além da gestão exemplar de Marcelo Paz — que assumiu a presidência tricolor em 2017, o Leão deve (e muito) a seu treinador argentino.

Vojvoda, o responsável por extrair o melhor do Fortaleza

No cargo desde 2021, Vojvoda é o responsável por extrair o melhor do Fortaleza. Com o técnico, o Leão foi bicampeão da Copa do Nordeste (2022 e 2024) e tricampeão do Campeonato Cearense (2021, 2022 e 2023).

Mais do que isso, o argentino classificou o Fortaleza de maneira inédita à Copa Libertadores, cuja campanha foi até às oitavas de final. Juan Pablo Vojvoda também foi semifinalista da Copa do Brasil (2021) e vice-campeã da Sul-Americana (2023).

E o que mais chama a atenção é que o treinador argentino transformou o Leão em um time competitivo no Brasileirão. Mais do que a luta pela permanência, Vojvoda mudou o Fortaleza de patamar nacionalmente.

Com um estilo de jogo muito bem implementado, o Leão é dono de alguns feitos nesta edição do Campeonato Brasileiro. E tais características são os alicerces para a briga pela liderança da competição.

Façanhas do Fortaleza na Série A 2024

  • Invicto desde o dia 3 de julho — 10 jogos seguidos sem perder na temporada
  • Melhor mandante — 30 pontos em 12 partidas
  • Menos derrotas — apenas 3 até aqui

É verdade que ainda tem muito Brasileirão pela frente. Contudo, o Fortaleza prova a cada rodada que vai tentar o impossível até o fim. Se o Leão chegar no topo da classificação, será muito difícil tirá-lo de lá até a 38ª rodada.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo