Brasil

Invicto em casa e de olho na liderança: os incríveis feitos do Fortaleza neste Brasileirão

Tricolor de Aço alcançou a vice-liderança da competição e tem um jogo a menos do que o Botafogo

Há mais de um mês o Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda não sabe o que é perder um jogo. O último revés ocorreu no dia 3 de julho, quando o Tricolor de Aço acabou derrotado pelo Vasco por 2 a 0.

De lá para o time cearense disputou oito jogos, todos eles pelo Campeonato Brasileiro. São sete vitórias, sendo três seguidas, e apenas um empate.

No último final de semana, o Fortaleza recebeu o Criciúma em casa e venceu pelo placar de 1 a 0. Por conta dos resultados da rodada, o Leão do Pici fechou a 22ª jornada na vice-liderança da competição com 42 pontos, um a menos que o líder Botafogo.

Isso porque os cearenses ainda têm um jogo a menos em comparação com os cariocas. Logo, o time treinado por Vojvoda tem chances reais de assumir a liderança do Brasileirão nas próximas rodadas.

O trabalho de longo prazo e assertividade nas contratações mudaram o patamar do clube nos últimos anos. O resultado é este futebol competitivo, que bate de frente com as principais forças do futebol nacional.

Melhor mandante do Brasileirão

Nenhum outro time do Campeonato Brasileiro 2024 foi tão bem em casa como o Fortaleza. O Leão do Pici disputou 12 jogos como mandante, vencendo nove e empatando três.

Dos 42 pontos conquistados na tabela, são 30 somados em casa; quatro a mais do que o São Paulo, segundo melhor mandante.

A força do Fortaleza jogando como mandante justifica seu bom momento no Brasileirão. Outro ponto interessante sobre a campanha do Leão em casa é a quantidade de gols marcados pelo time de Vojvoda.

Ao todo, o Fortaleza marcou 19 gols, sendo o segundo melhor ataque como mandante. O time perde apenas para o Cruzeiro, que fez um a mais.

O setor defensivo é igualmente eficaz — o Tricolor tem a melhor defesa como mandante do Brasileirão. A equipe sofreu apenas seis gols em casa, média de um gol tomado a cada dois jogos.

Tal equilíbrio entre ataque e defesa como mandante é mais um fruto deste trabalho de longo prazo, e da assimilação de filosofia dos jogadores ao esquema de seu treinador.

O Fortaleza como mandante

  • 30 pontos – 1º do Brasileirão
  • 19 gols – 2º do Brasileirão
  • 6 gols sofridos – 1º do Brasileirão

Imbatível contra seus adversários diretos

O Fortaleza não perdeu para nenhum concorrente direto dentro do G6 do Brasileirão. Durante o primeiro turno, o Tricolor venceu quatro e empatou apenas um duelo contra os times que brigam pelo título, ou por uma vaga a próxima Libertadores.

Os resultados contra adversários diretos demonstram o nível competitivo que o Fortaleza adquiriu, fazendo do Leão do Pici a grande sensação do Brasileirão desta temporada.

Desempenho do Fortaleza contra os times do G6 do Campeonato Brasileiro

  • São Paulo 1 x 2 Fortaleza;
  • Fortaleza 1 x 1 Cruzeiro;
  • Fortaleza 1 x 1 Botafogo;
  • Fortaleza 3 x 0 Palmeiras;
  • Flamengo 1 x 2 Fortaleza;
  • Fortaleza 1 x 0 São Paulo;
  • Cruzeiro 1 x 2 Fortaleza.
Action during the Campeonato Brasileiro football game between Fortaleza v Sao Paulo at Arena Castelao, Fortaleza, Brazil
Fortaleza comemora gol marcado na Arena Castelão (Foto: IMAGO / Sports Press Photo)

Fortaleza é o time que menos perdeu no Brasileirão

Em 21 jogos disputados, o Tricolor de Aço soma 12 vitórias, seis empates e apenas três derrotas. Sendo assim, o time treinado por Vojvoda é o que menos perdeu entre os 20 clubes que participam da competição.

A equipe cearense perdeu dois jogos seguidos, sendo 1 a 0 para o Bahia e uma goleada de 5 a 0 diante do Cuiabá, ambos fora de casa.

Em novo duelo longe do Castelão, o Fortaleza perdeu para o Vasco por 2 a 0. Aliás, é o desempenho fora de casa que impediu que o Tricolor estivesse na ponta da tabela do Campeonato Brasileiro.

O Leão do Pici disputou nove jogos como visitante, venceu três, empatou três e perdeu outros três. Caso tivesse vencido somente um jogo a mais fora de casa, seria líder com 45 pontos, e um jogo a menos em relação ao Botafogo.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo