Brasil

Corinthians: Impeachment de Augusto Melo é definido em votação de sócios

Presidente que estava afastado do cargo desde maio foi destituído de forma definitiva menos de dois após ser eleito

Augusto Melo foi destituído de forma definitiva da presidência do Corinthians em processo de impeachment concluído neste sábado (9).

Em votação realizada no Parque São Jorge, 1.413 sócios do clube foram favoráveis ao processo de impeachment aberto há cerca de um ano contra o dirigente. 620 associados foram contrários ao impedimento.

Marcada para às 9h (horário de Brasília), a Assembleia iniciou com atraso de aproximadamente 20 minutos. Ainda assim, a reunião foi encerrada pontualmente às 17h, após consenso entre a presidência do Conselho Deliberativo e Augusto Melo. 

O presidente destituído chegou ao Parque São Jorge e, de acordo com a apuração, esteve a maior parte do tempo isolado com o sobrinho Kadu Melo, que também é conselheiro. Em alguns momentos, o advogado Ricardo Jorge também ficou junto. 

Presidente interino, Osmar Stábile chegou ao Parque São Jorge por volta das 9h e votou próximo ao meio-dia. 

Votação foi tranquila e com poucos episódios de confusão

Durante a maior parte do evento, o ambiente esteve tranquilo. Salvo uma discussão acalorada entre uma apoiadora de Augusto Melo e torcedores presentes na parte externa do Parque São Jorge.

A associada parou o carro na porta da sede social corintiana e gritou palavras de apoio ao presidente destituído e logo foi questionada de forma efusiva por corintianos presentes.

O bate boca durou cerca de cinco minutos e logo foi abafado por gritos de protesto a Augusto.

Impeachment Corinthians Augusto Melo
Discussão entre apoiadora de Augusto Melo e opositores do presidente destituído (Foto: Gabriel Silva/ESCOLÁSTICO FOTOGRAFIA)

Já minutos após o encerramento das votações houve duas confusões ao mesmo tempo em diferentes lugares.

Na porta do Ginásio Wlamir Marques, um grupo de torcedores entraram em confronto físico. Presidente da Gaviões da Fiel, Alê Oz precisou conter os ânimos e separar a briga.

Já na frente do Parque São Jorge, um carro de som que esteve presente no local durante todo o dia e tocava o hino do Corinthians e outras músicas ligadas ao clube reproduziu por engano os hinos do Palmeiras, São Paulo e Vasco e foi atacado por torcedores, que quebraram um dos vidros do veículo, que deixou o local ao som do hino do Paysandu.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Após o impeachment, quais os próximos passos?

O Estatuto Social do Corinthians prevê que o presidente do Conselho Deliberativo, que atualmente é Romeu Tuma Júnior, tem cinco dias para marcar a data da eleição indireta que definirá quem será o presidente corintiano até o fim da atual gestão, em dezembro de 2026. 

No entanto, o regimento interno não prevê um período máximo para o agendamento. 

Em entrevista coletiva concedida há duas semanas, Tuma disse que pretende marcar a votação de maneira breve. Diferentemente da eleição presidencial, que é realizada por meio dos associados, o pleito para mandato tampão acontece somente no Conselho Deliberativo. 

Presidente interino, Osmar Stábile lançará candidatura. Há um movimento nos bastidores para que ele seja eleito por aclamação. 

Porém, também existem alguns cenários onde haja oposição. Antônio Roque Citadini e Sergio Alvarenga são possibilidades cogitadas internamente. 

Paulo Garcia, que também foi uma alternativa ventilada, se posicionou favoravelmente à manutenção de Osmar Stábile. 

Processo de impeachment de Augusto Melo durou quase um ano e teve vários episódios

O pedido de impeachment contra Augusto Melo foi aberto no dia 26 de agosto de 2024 por um grupo superior a 80 conselheiros

Após passar pelo Conselho de Ética, o Conselho Deliberativo votou favoravelmente o impeachment do dirigente no fim de maio, após duas tentativas frustradas. 

Em dezembro do ano passado, Augusto conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça de São Paulo que impediu a votação. 

Já no dia 20 de janeiro, a reunião do Conselho foi marcada por uma série de confusões e foi suspensa sem votar o processo de impeachment. Houve apenas um pleito de admissibilidade, que, de forma apertada, aprovou a votação na pauta da reunião. 

No entanto, após algumas paralisações por conta de desentendimentos acalorados, inclusive entre Augusto Melo e Romeu Tuma Júnior, o encontro foi suspenso pelo avanço do horário e retomado somente no dia 26 de maio.

Antes, Augusto Melo e apoiadores tentaram uma série de medidas judiciais para impedir a realização da reunião, que aconteceu quando o dirigente já havia sido indiciado pela Polícia Civil por crimes de associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro no caso Vai de Bet.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo