Augusto Melo é afastado da presidência do Corinthians e pode sofrer impeachment
Conselho do Timão define pela continuidade do processo de impeachment contra o mandatário do clube, que é retirado da função até a Assembleia de Sócios
Augusto Melo foi afastado da presidência do Corinthians na noite desta segunda-feira (26).
Em reunião realizada no Parque São Jorge, os conselheiros deliberativos do clube alvinegro decidiram pela continuidade do processo de impeachment contra o mandatário corintiano.
Foram 176 votos favoráveis à sequência do procedimento, contra 57 contrários, e um voto em branco.
A decisão do Conselho Deliberativo, no entanto, não significa a destituição de Augusto Melo da presidência.
Ainda haverá a votação em última instância, através de uma Assembleia Geral de Sócios. O pleito será definitivo para o futuro de Augusto na liderança do Corinthians.
Enquanto isso, porém, o presidente estará licenciado da função de modo preventivo. O cenário é previsto no estatuto social do clube, através do item H do artigo 107.
A eleição dos associados não possui prazo mínimo para acontecer, mas a convocação precisa ser feita em até cinco dias por Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo.
Vice rompido assume presidência de forma interina
Com o afastamento de Augusto Melo, a presidência do Corinthians será ocupada interinamente por Osmar Stábile, primeiro vice-presidente do clube.
O empresário, porém, não possui qualquer relação com Augusto atualmente.
A Trivela soube nos bastidores que Osmar Stábile considera ter ficado sem função desde os primeiros meses da administração.
No início da gestão, a atuação do primeiro vice-presidente estava ligada em sua maioria à Neo Química Arena. A ideia era que ele fosse alocado ao cotidiano do estádio como representante da diretoria executiva no local, auxiliando nas questões de administração e gerenciamento.
Stábile, porém, entrou em conflito com algumas pessoas ligadas a Augusto Melo. Em especial, com o ex-diretor administrativo Marcelo Mariano.

Assim como o presidente corintiano, Marcelo também foi indiciado pela Polícia Civil por participação em crimes de associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro na investigação a respeito de irregularidades na intermediação do contrato de patrocínio máster do Corinthians com a empresa de apostas “Vai de Bet”.
A ideia é que, durante o período de interinidade, Osmar Stábile atue lado a lado com Armando Mendonça, segundo vice-presidente.
Armando também é rompido com Augusto Melo. Ele foi uma das primeiras pessoas a alertar internamente sobre os perigos em relação ao contrato do Timão com a “Vai de Bet”.
O segundo vice, inclusive, contratou um detetive particular para investigar a “Neoway Soluções Integradas LTDA”, empresa fantasma que segundo investigação da Polícia Civil, fez parte do caminho entre os valores repassados pelo Corinthians e a “UJ Football Talent”, que é apontada como um dos braços do crime organizado no futebol.



