Brasil

Possível chegada de Igor Coronado pode resolver deserto de ideias que é o setor ofensivo do Corinthians?

Corinthians conta com Garro, que finalmente estreou, e também com o já contestado Matías Rojas

A diretoria do Corinthians ainda busca reforços no mercado futebol. Pressionada pela falta de agilidade e pelos erros cometidos no início da temporada, a equipe de Augusto Melo tem tentado dar robustez ao elenco, que tem sido muito questionado pela torcida.

Até agora chegaram ao Parque São Jorge sete novos atletas: os zagueiros Félix Torres e Gustavo Henrique, os laterais Hugo e Diego Palácios, o volante Raniele, o meia Rodrigo Garro e o atacante Pedro Raul. Mesmo assim, o time precisa de outras peças de reposição para ajudar o Corinthians, nessa temporada que já começou caótica com risco de rebaixamento no Campeonato Paulista.

Matheus França, o Matheuzinho, deve ser anunciado oficialmente pelo clube nos próximos dias. Além do lateral, a expectativa de Augusto Melo é reforçar o setor de criação do time. Para isso, o meia Igor Coronado parece ser o principal alvo. Ele acaba de rescindir seu contrato com o saudita Al-Ittihad.

Mesmo com peças para a posição, Corinthians ainda busca solução para o meio de campo

O Corinthians precisa de reposição para praticamente todos os setores, porém alguns deles são de maior carência, como o meio de campo que tem sido um grande problema para o alvinegro pelo menos há duas temporadas. Em 2023, Giuliano e Renato Augusto, que deixaram o clube ao final do ano passado, foram os dois nomes mais utilizados.

Dentro do atual elenco, os protagonistas são estrangeiros. Rodrigo Garro, que viveu longa demora para estrear, teve uma boa atuação na derrota para o Santos, mas certamente precisará de ajuda para demonstrar todo o potencial que o fez brilhar no Talleres da Argentina.

O paraguaio Matías Rojas, que também veio do argentino Racing, chegou em julho e já vive forte desgaste no clube. O meia viveu uma sequência de lesões no clube, o que dificultou sua sequência na reta final do ano passado. Quando atuou, Rojas não demonstrou o refino e o poder criativo esperado. Além disso, ele notificou o clube na justiça por atraso em pagamentos de direito de imagem, o que desgastou sua imagem com a torcida.

Além da dupla, Matheus Araújo, muito utilizado por Luxemburgo e Mano Menezes, é uma opção com potencial. O jovem, contudo, vai enfrentar uma dificuldade natural de demonstrar seu futebol num clube tão bagunçado e pressionado como é o atual Corinthians.

Já dentro do elenco, Matheus Araújo, era usado como opção tanto por Mano Menezes, quanto por Vanderlei Luxemburgo, em julho o Timão teve a chegada de Matías Rojas, mas o paraguaio além de ter dificuldades na adaptação com o futebol brasileiro, também sofreu com as lesões. Ao fim da temporada passada o Corinthians se movimentou no mercado buscou Rodrigo Garro, no Talleres, que chegou para na pré-temporada, mas só pôde estrear na quarta-feira (07).

O Corinthians está confiante chegada de Coronado, que parece ver com bons olhos uma volta ao Brasil. Como o meia rescindiu seu vínculo com os sauditas, a transferência seria sem custos, outra boa notícia para o alvinegro. Ainda assim, o clube pode enfrentar concorrência de rivais dentro do país.

Setor de criação é um problema no Corinthians

Nos últimos anos, o Corinthians certamente não ficou conhecido por um futebol notadamente ofensivo. Em 2023, enquanto o clube lutava contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, uma das maiores dificuldades do clube era balançar as redes. O muitas vezes criticado Romero foi uma espécie de salvador da pátria, marcando gols importantes na reta final.

O Corinthians se salvou no Campeonato Brasileiro, mas o problema persiste. O alvinegro tem cinco derrotas seguidas na competição e tem um saldo negativo de menos cinco no torneio. Dentro de campo é possível ver a dificuldade de triangulação do time, que simplesmente não consegue municiar seus atacantes.

Coronado seria uma boa adição ao setor, já que atua pelos dois lados do campo, mas também pode jogar centralizado. Nas duas últimas temporadas, o brasileiro teve 35 participações em gols, sendo 24 assistências e 11 gols.

Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo