Brasil

Com Neymar na torcida, Santos administra vantagem mínima e cava ainda mais buraco do Corinthians

Com esse resultado o Peixe se isola na liderança do grupo A; Corinthians, que reclama de um pênalti não marcado, segue com apenas uma vitória e na zona de rebaixamento

O clássico alvinegro entre Santos e Corinthians desta quarta-feira (07) foi como o esperado. O Santos, apoiado por mais de 13 mil torcedores e o craque Neymar nas arquibancadas, se aproveitou de um frágil e pressionado Corinthians. O time da capital reclama de um pênalti não marcado ainda no primeiro tempo. Na sequência, João Schimidt fez o único gol do jogo após um lindo cruzamento de Otero.

Com esse resultado, o Santos se isola na liderança do grupo A, com 18 pontos somados e chega a sua sexta vitória na competição. Já o Corinthians tem uma situação para lá de complicada: a derrota na Vila Belmiro é a quinta seguida do time, que além de ser o último colocado do seu grupo, pode ocupar o mesmo lugar na classificação geral.

Restando apenas seis partidas para o fim da primeira fase, o Corinthians precisa desesperadamente pontuar para fugir da zona de rebaixamento para a Série A-2.

Santos dominou o primeiro tempo e viu o Corinthians ter apenas lampejos de uma reação

A primeira etapa começou quente, como já era de se esperar. Com os times vivendo momentos opostos na competição, a expectativa da torcida na Vila Belmiro era apenas uma: ver o time da casa vencer e ampliar a crise do rival.

Nos minutos iniciais, a melhor chegada do Santos foi com Otero, que passou por toda a marcação corintiana e cruzou praticamente da linha de fundo dentro da área, mas Guilherme não conseguiu a chegar a tempo para concluir o lance, após boa intervenção de Cássio.

Na sequência, o Corinthians até trocou passes no campo de ataque, mas teve dificuldades para agredir o gol de João Paulo, até uma boa finalização de Pedro Raul. Raniele, que talvez seja uma das únicas boas notícias do clube neste início de ano, tentava antecipar as jogadas santistas para conectar contra-ataques corinthianos.

Antes do Santos abrir o placar, veio o lance polêmico do clássico. Maycon teve o pé acertado pelo rival em uma dividida dentro da área. A ação foi faltosa, mas o VAR sequer solicitou a revisão do árbitro Flávio Rodrigues de Souza, que mandou o jogo seguir.

Na sequência, o time da casa conseguiu um escanteio no ataque. Otero cobrou com perfeição e João Schmidt subiu livre para testar firme e vencer Cássio. Festa absoluta nas arquibancadas da Vila Belmiro.

No lance do gol marcado, o Corinthians mostrou bem o que é na temporada, um time perdido e sem comando. Schmidt mal foi incomodado ao empurrar para as redes numa falha característica de um time que não tem padrão defensivo algum.

Depois do gol, o Corinthians apresentou uma grande queda de produtividade. O Santos passou a administrar a vantagem e se aproveitar dos erros do rival. O Peixe, por sua vez, não fez uma ótima partida, também com alguns erros nas triangulações ofensivas. Apesar disso, o time de Carille ainda conseguiu fazer Cássio trabalhar algumas vezes na etapa inicial.

Neymar chega à Vila Belmiro

Sob forte e agressivo esquema de segurança, o atacante Neymar chegou à Vila Belmiro exatamente às 19h59 (horário de Brasília). Ao lado de alguns amigos, o Menino da Vila desembarcou no quarto andar do estádio e se dirigiu imediatamente a um dos camarotes. O astro não teve condições de parar para falar com os torcedores que ignoraram o primeiro tempo do clássico para ficar à sua espera, tampouco com a imprensa.

Assim que avistou o jogador do Al-Hilal no camarote, a torcida do Santos cantou pelo seu nome e pediu o seu retorno. No intervalo, alguns dos ídolos eternos do Peixe, como Pepe, Mengalvio, Clodoaldo e Lima, junto com o presidente Marcelo Teixeira, foram ao seu encontro para ações promovidas pelo clube.

Neymar marca presença no clássco entre Santos e Corinthians

Santos manteve o ritmo depois do intervalo e só não ampliou por erros individuais

O início do segundo tempo do clássico alvinegro não fugiu muito de como terminou o primeiro, isso porque o Santos voltou levando perigo ao gol já nos minutos iniciais.

O treinador interino do Timão, Thiago Kosloski, tentou fazer mudanças dentro do time, todas eles focadas no setor de ataque. Gustavo Silva e Yuri Alberto entraram para tentar auxiliar Pedro Raul na frente. Obviamente, Yuri Alberto foi recebido com xingamentos pela torcida do seu ex-clube, que o chamou de “burro”, ainda em referências às falas do ex-treinador Mano Menezes durante a derrota do Corinthians para o São Bernardo.

Talvez a tão aguardada estreia de Rodrigo Garro tenha sido a única notícia minimamente positiva para os corinthianos. O argentino chamou a jogada mesmo realizando sua partida em um time pouco entrosado e muito pressionado pela situação na tabela.

O Santos ainda teve duas boas chances para ampliar e não o fez. Aderlan chutou uma bola na trave aos 26 do segundo tempo e Morelos arriscou de fora da área, assustando Cássio. As oportunidades desperdiçadas quase custaram caro ao time da casa. Isso porque, no final, Rojas, que havia acabado de entrar, obrigou João Paulo a fazer uma bela defesa após uma cobrança de falta.

No lance derradeiro do jogo, Garro arriscou de longe e João Paulo fez outra linda defesa para manter a vitória santista intacta na Vila Belmiro. Festa de populares e Neymar na Baixada Santista.

Próximos jogos do Santos 
  • Mirassol x Santos – Campeonato Paulista – domingo, 11 de fevereiro de 2024, às 18h00 (horário de Brasília)
  • São Paulo x Santos – Campeonato Paulista – quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024, às 19h30 (horário de Brasília)
  • Santos x Novorizontino – Campeonato Paulista –  domingo, 18 de fevereiro de 2024, às 16h00 (horário de Brasília

Próximos jogos do Corinthians

  • Corinthians x Portuguesa – Campeonato Paulista – domingo, 11 de fevereiro, 16h00 (horário de Brasília)
  • Botafogo-SP x Corinthians – Campeonato Paulista – quarta-feira, 14 de fevereiro, 21h35 (horário de Brasília)
  • Palmeiras x Corinthians – Campeonato Paulista – domingo, 18 de fevereiro, 18h00 (horário de Brasília)
  • Cianorte x Corinthians – Copa do Brasil – data e horário a confirmar
Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo