Pedro Raul tem características que podem ajudar o Corinthians, resta saber como Mano vai encaixá-las na equipe
Com contrato até o fim de 2028, o atacante Pedro Raul pode agregar novos pontos no estilo de jogo do Corinthians

Poucas horas depois vazar um vídeo do presidente Augusto Melo confirmando a contratação de Pedro Raul, o Corinthians realizou o anúncio oficial nesta sexta-feira (2). O Alvinegro pagará, parcelado em quatro vezes (duas parcelas neste ano e mais duas no próximo), 5 milhões de dólares (cerca de R$ 24,8 milhões) ao Toluca por 100% dos direitos econômicos do atacante, ainda deixando 20% de mais-valia para o time do México. Aos 27 anos, o jogador não chega com a moral tão alta, somando passagens esquecíveis no clube mexicano, onde marcou apenas quatro gols em 19 jogos, e no Vasco, em que também não deixou saudades ao balançar as redes nove vezes em 25 partidas.
No entanto, o centroavante com longo contrato, válido até 31 de dezembro de 2028, pode agregar algo que esse elenco do clube de Itaquera não tem, principalmente em comparação ao Yuri Alberto, trazendo novas características para Mano Menezes implementar no Alvinegro.
– Estou muito feliz, expectativa gigante. É a oportunidade da vida, então, é assim que estou levando desde o meu primeiro dia aqui – exaltou Pedro Raul em entrevista à Corinthians TV.
Ele já estará à disposição de Mano para o jogo neste domingo (4), na Neo Química Arena, contra o Novorizontino. Então, o torcedor corintiano pode se empolgar com o atleta? Depende da expectativa que colocar em Raul. Não dá para esperar que seja um craque absoluto, que entregará mais de 30 gols na temporada ou sairá da área para desfilar técnica, mas há coisas que podem ser úteis para o Corinthians. Confira nesta análise da Trivela.
PEDRO RAUL É DO TIMÃO! ⚫️⚪️
O centroavante chega ao Time do Povo para reforçar a equipe com contrato válido até o fim de 2028. ☑️
Seja muito bem-vindo, Pedro! ?
Saiba mais ? https://t.co/OiwKrEaboA#BemVindoPedroRaul#VaiCorinthians pic.twitter.com/eIPVMSwnJm
— Corinthians (@Corinthians) February 2, 2024
As características de Pedro Raul que podem ajudar o Corinthians
Para a análise, utilizaremos os números de Raul em 2022, quando atuou pelo Goiás sob comando de Jair Ventura e fez sua melhor temporada. O centroavante brilhou ao marcar 19 gols no Campeonato Brasileiro (vice-artilheiro, atrás apenas de Germán Cano, com 26) em um time que era avesso à bola. O Esmeraldino terminou a competição com a menor de posse, 39.9%, nas 38 rodadas, número que não é algo negativo, mas contextualiza como o atacante deu certo ao atuar em um clube talhado ao contra-ataque.
Jogando 34 das 38 rodadas, ele teve, em média, 27 toques por jogo e destacou-se com sua efetividade no ataque. Teve apenas 2.7 chutes por jogo (1.2 no gol), número bem abaixo aos outros atacantes, como Hulk e Cano, para marcar os 19 gols. Inclusive, a estatística de gols esperados (x.G) foi de apenas 12.59 – ou seja, balançou as redes em situações que era improvável marcar.
Ainda dentro do número de gols, 18 dos 19 foram dentro da área (mostrando, novamente, como era um centroavante mais fixo). A perna direita foi a responsável por 13 deles, sendo três de esquerda e mais três de cabeça. Engraçado porque Raul, com mais de 1,90m, é ótimo no jogo aéreo em lançamento vindos da defesa, mas não tão efetivo quando o assunto é marcar gols. Nesse Brasileirão de 2022, ele venceu 42% das disputas que teve no alto – em média, 2.9 por jogo. No fim, terminou essa temporada com 26 gols, de longe a mais artilheira da carreira, superando os 14 que marcou em 2019 pelo Atlético-GO.

As características de Pedro Raul mostram ser diferentes do que hoje o elenco Alvinegro tem como opção para o ataque. Yuri Alberto, o centroavante titular, tem atributos contrários da nova contratação. Mais jovem, é rápido e sua principal qualidade é justamente se aproveitar da velocidade para atacar as costas da defesa adversário – algo pouco aproveitado pelos últimos técnicos, que tentaram fazê-lo ser como Raul: um centroavante de pivô, jogo no alto. Parte por isso, parte por erros do próprio jogador, vive momento de insegurança e perseguição da torcida, errando tudo que tenta.
Raul pode chegar e se firmar por isso. Suas características de pivô e jogo aéreo podem ser aproveitadas por Mano em momentos que o Corinthians tiver dificuldade para sair jogando pelo chão na defesa. Neste cenário, pode utilizar lançamentos e o novo atacante segurar a bola ou escorá-la para Ángel Romero, Matías Rojas ou até o próprio Yuri. Sim, os dois atacantes podem jogar juntos pela diferença entre eles – mesmo que seja improvável, visto a preferência do técnico em utilizar a formação 4-2-3-1. Por esse atributo em reter a bola, mostrou bons momentos como assistente no Vasco, dando três passes para gols em 11 partidas no Campeonato Carioca de 2023.
Além disso, Pedro Raul pode ser uma boa presença de força na área, onde se sobressai também pelo porte físico. Como citado, o torcedor corintiano não deve esperar um craque, quem irá resolver os vários problemas da equipe (sejam coletivos ou individuais) ou trazer calma nesse momento de instabilidade que a gestão tem trazido ao futebol. No entanto, será útil e dará a Mano uma nova possibilidade de pensar estratégias para algumas partidas. Não será uma surpresa se virar titular, principalmente porque Yuri não consegue mais corresponder em campo e a torcida já perdeu a paciência, com direito a vaias durante jogos na Neo Química Arena.