Brasil

Longe da tranquilidade (e da realidade), discurso otimista de Augusto Melo no Corinthians é o mesmo até nos bastidores

Falas do vídeo corroboram com alfinetadas discretas de Mano Menezes durante as últimas coletivas

Parece mesmo que a maré de tranquilidade está longe de chegar ao Parque São Jorge. A cada hora, o torcedor é surpreendido com uma novidade envolvendo o Corinthians – e por enquanto, nenhuma delas positiva. A quinta-feira (01), começou com as notícias envolvendo os processos financeiros do clube, uma dívida milionária com patrocinadores e empresários que se arrasta desde as últimas gestões, e o bloqueio das contas do clube na Justiça de São Paulo.

Logo depois, um vídeo feito dentro da sala da presidência do Corinthians foi vazado nas redes sociais. A filmagem é de uma possível reunião do presidente Augusto Melo com seus apoiadores, onde o dirigente fala dos reforços que ainda podem chegar no clube.

— Olha o que estão fazendo, estou pagando por uma coisa que não fiz, para mim é triste ver minha família, minha filha ficar vendo isso. Mas, meu amigo, eu vou até o final, doa a quem doer. Deixa bater à vontade. O que eu apanhei para ganhar a eleição, daqui para a frente é fichinha.

— Se passar de fase, já era. Se passar de fase, ninguém segura a gente.

— Pedro Raul já treinou hoje, já vai estar à disposição domingo. O Garro infelizmente só segunda-feira. Ta chegando um meia de primeira linha com um metro 1,90m, nós vamos ficar com uma bola alta bastante perigosa.

Augusto Melo mantém mesmo padrão de discurso e há duas opções para isso

O tom das falas do presidente corintiano não são uma novidade. A linha é a mesma adotada durante toda a campanha. Eleito, ele é considerado “populista” demais, opinião ancorada no apoio declarado da principal torcida organizada do Corinthians, a Gaviões da Fiel.

O que ficou claro durante todo esse período é que Augusto e seu grupo político sabem mexer com o sentimento do torcedor, tanto que, assim que eleito, em inúmeras entrevistas, ele e seu atual diretor de futebol, Rubens Gomes, afirmaram que o time seria recheado de grandes nomes em 2024, e que a reformulação do elenco colocaria o Corinthians de volta no caminho das disputas de títulos. Rubão, como o cartola é conhecido, chegou a dizer que “a farra dos rivais iria acabar” – e virou meme, claro. Pelo menos até agora.

Um mês depois da posse do presidente, as coisas não caminham tão bem como o esperado, e o vídeo vazado coloca dois pontos sob análise.

Se o vídeo foi realmente vazado, o presidente segue no mundo da “fantasia”, sem os pés no chão até mesmo durante suas reuniões privadas, com apoiadores e pessoas da sua base política. Isso tudo mesmo com os problemas batendo à porta, com um time que já ocupa a terceira colocação do grupo no Campeonato Paulista.

Mas se faz parte de uma possível estratégia de Augusto para por panos quentes nos questionamentos que tem sofrido, e aos protestos da torcida, isso pode ser um “tiro no pé”. A expectativa é que ele seja ainda mais cobrado, tanto pela chegada de Pedro Raul, que assina sob desconfiança da torcida, quanto pela possibilidade de uma eliminação precoce no Paulistão.

“Vejo todos os dias que as pessoas que assumiram o Corinthians continuam sonhando”: declaração de Mano não parece tão infundada

 O torcedor vê com emoção, as perspectivas foram grandes, num primeiro momento se sonhou bastante alto. Mas eu vejo todos os dias que as pessoas que assumiram o Corinthians continuam sonhando. 

Essa foi uma das frases ditas por Mano Menezes depois da derrota para o São Paulo, em Itaquera, na terça-feira (30). Não foi a primeira vez que o atual treinador alfinetou – de maneira discreta – a postura da atual diretoria do Corinthians.

Vale lembrar que Mano fechou com o Corinthians por três anos ainda na gestão de Duílio Monteiro Alves, a contragosto de Augusto Melo, que naquela época, ainda candidato, afirmou em entrevista que gostaria de ter participado do processo de escolha.

Vazado propositalmente ou não, o vídeo da reunião é prova de que as declarações do técnico não são tão descabidas assim.

Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo