Copa do Brasil

Adiamento do Brasileirão muda planejamento do São Paulo e esquenta duelo com o Águia

Zubeldía deve escalar equipe com titulares, mesmo após vencer jogo de ida por 3 a 1 no Mangueirão

Luis Zubeldía preservou todos os seus titulares, e mesmo assim, o São Paulo venceu o Águia de Marabá por 3 a 1 no Mangueirão, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Seria até óbvio dizer que o treinador voltará a escalar time reservas para o duelo da volta, nesta quinta-feira (23), às 21h30 (horário de Brasília), no MorumBIS. E essa era, de fato, a intenção. Especialmente, porque a sua equipe pode até perder por um gol de diferença, que ainda assim garante a vaga nas oitavas de final. Mas o Tricolor terá força máxima na partida contra o rival paraense.

A mudança no planejamento da comissão técnica tem a ver com a decisão da CBF de adiar a sétima e a oitava rodadas do Campeonato Brasileiro devido à tragédia e aos danos causados pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul e já deixaram mais de 160 mortos, mais de 80 desaparecidos e 652 mil pessoas desabrigadas. As duas partidas, inclusive, já foram remarcadas pela entidade (confira abaixo).

O adiamento alterou completamente o que vinha sendo a rotina de Zubeldía desde que ele assumiu o São Paulo. Após viver uma maratona de sete partidas em 21 dias, o calendário agora reserva ao treinador apenas três compromissos no intervalo de duas semanas. Por isso, o treinador planeja usar os titulares contra o Águia de Marabá. Justamente para evitar que os jogadores percam ritmo de jogo com tanto tempo parado.

O planejamento, aliás, sofre alterações desde a semana passada. Inicialmente, a ideia do argentino e de sua comissão técnica já era usar um time quase todo reserva no empate em 0 a 0 com o Barcelona-EQU, na última quinta-feira (16). A ideia era guardar forças para o jogo contra o Cruzeiro, então prevista para a última segunda-feira (20). Como a partida foi remarcada para o dia 2 de junho, Zubeldía preservou apenas Bobadilla e Rodrigo Nestor contra os equatorianos.

A lógica se repete agora contra o Águia. Antes, o planejamento era utilizar equipe totalmente reserva, de olho no confronto com o Inter, antes previsto para o domingo (26). Especialmente, com a larga vantagem conquistada no duelo de ida. Como a partida com o Colorado foi adiada para 12 de junho, o São Paulo terá força máxima nesta quinta-feira.

A exceção, claro, fica por conta dos lesionados. Rafinha, Pablo Maia e Welington Rato estão descartados. Calleri, por sua vez, está recuperado de uma lesão muscular na panturrilha direita e até já retomou os treinos no CT da Barra Funda. Mas ele ainda não tem condições de jogos e é preparado para atuar contra o Talleres, na próxima semana, em partida que vale a liderança do Grupo B da Libertadores.

> Escalação provável do São Paulo:

Rafael; Igor Vinicius, Arboleda, Alan Franco e Welington; Alisson, Bobadilla, Lucas, Luciano e Rodrigo Nestor; André Silva

São Paulo já sabe quando jogará pelo Brasileirão

A CBF anunciou na última terça-feira (21) as datas das duas rodadas do Brasileirão que foram suspensas por conta da tragédia no Rio Grande do Sul. O São Paulo voltará a campo pela competição no próximo dia 2, às 18h30 (horário de Brasília), quando recebe o Cruzeiro no MorumBIS pela sétima rodada. Inicialmente, este era o dia do clássico com o Corinthians em Itaquera, pela nona rodada, mas ele também foi adiado, para o dia 16 de junho. Antes, o Tricolor duela com o Inter no dia 13 de junho, no Heriberto Hulse, em Criciúma.

> As datas dos jogos adiados do São Paulo

  • 7ª rodada — São Paulo x Cruzeiro — domingo, 2 de junho, às 18h30 (horário de Brasília)
  • 8ª rodada — Internacional x São Paulo — quinta-feira, 13 de junho, às 20h (horário de Brasília)
  • 9ª rodada — Corinthians x São Paulo — domingo, 16 de junho, às 16h (horário de Brasília)

Os próximos três jogos do São Paulo:

  • São Paulo x Águia de Marabá — Copa do Brasil — quinta-feira, 23 de maio, às 21h30 (horário de Brasília) — Transmissão: Amazon Prime (Streaming);
  • São Paulo x Talleres — Libertadores — quarta-feira, 29 de maio, às 21h30 (horário de Brasília) — Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Paramount + (Streaming);
  • São Paulo x Cruzeiro — Brasileirão — domingo, 2 de junho, às 18h30 (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo